Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

VIDA DE POBREZA E SIMPLICIDADE

21 mar 2013 às 18:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Nestes dias em que o novo papa dá exemplos de humildade e desapego, e às vésperas da Páscoa, é oportuno rememorar alguns episódios da vida simples e difícil de Jesus e da família, na sua infância, adolescência e juventude. Com a morte acidental do pai (José), a tristeza de Maria e das crianças instalou-se, e o então jovem nazareno assumiu o comando da casa e o cuidado da mãe e dos irmãos. Como qualquer lar, era necessário obter renda para a subsistênci. Jesus tocava harpa, mas em dado momento teve de vende-la para atender às necessidades financeiras.
Está escrito que o que a família vestia e comia era simples, embora entre os judeus da época a falta de riqueza não significava inferioridade. Jesus era um hábil construtor de barcos, mas os ganhos da carpintaria eram baixos. Ele trabalhava o dia inteiro e passou por todos os conflitos que um jovem de sua idade passa. Mas, nesses anos de adolescência e juventude, a chama divina o iluminava por dentro. Já havia nele uma consciência da missão a que estava destinado.
A narrativa é que Jesus era belo e saudável, e Rebeca, filha do abastado mercador Esdras, alimentou por ele uma grande paixão e assim ela o acompanhou até a cruz. Os zelotes queriam que Jesus se aliasse a eles numa rebelião contra os dominadores romanos, a quem odiavam, mas ele recusou-se muitas vezes e isso criou-lhe alguns contratempos. Ele tinha consciência de que não viera para fins como esse e que era mais que um cidadão comum.
A pobreza em casa continuava, e até utensílios domésticos tiveram de ser vendidos face a algumas necessidades. Mas Jesus era otimista e consolava a mãe e a todos, e ensinava aos irmãos que, em lugar do método judeu de evitar o mal, também se praticasse o bem. Havia em casa uma "ovelha negra", que era seu irmão Judá, dado a infrações às regras da casa, mas em tudo, mesmo com ele, Jesus - embora enérgico - era afável e benevolente. A Bíblia fala apenas superficialmente da vida de Jesus adolescente e absolutamente nada do que lhe aconteceu dos 13 aos 30 anos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade