Markt. Direto On-Line e ICRM

PIM

09 jan 2002 às 10:59

Meados de 1994: a criação das chamadas BBS fizeram o surgimento da internet no Brasil e no mundo ser um sucesso. O que no princípio, para o governo americano, era somente um meio de comunicação entre universidades, virou a principal ferramenta de comunicação entre povos, nações e comunidades que estão a longas distâncias.

Meados de 1998: a comunicação e os negócios iniciaram uma corrida de todas as empresas em criar a sua empresa dentro da internet. O que mais se ouvia era: “a minha empresa precisa estar na internet”.


Com isso, a evolução e o desenvolvimento da internet aconteceu de forma vertical e muito acentuada, sem levar em consideração muitas das características de resultado, controle, processo e muitas outras características antes nunca imaginada.


Inicialmente, os números foram controlados de forma objetiva e técnica, alcançando números quantitavos, ou seja, uma contagem com base em page views, impressions, clicks e ou até hit's.


Meados de março de 2001, outros indicadores que sempre impactaram o usuário alcançaram a sua importância em um momento onde a internet se desenvolveu e reafirmou-se como “meio” dentro do mundo da comunicação e do marketing direto.


Alcançando a evolução tão merecida para a internet, a criação do PIM - Performance de Interação com a Marca é um fator primordial para mensurar e controlar uma nova internet, onde o fator principal é a “interação”. Isso sem levar em consideração que muitos dos resultados que os clientes necessitam para incluirem em uma análise de construção de marcas via internet agora estão completos.


PIM é uma ferramenta composta por informações que determinam e qualificam a interação com o usuário impactado por qualquer marca.


É um resultado alcançado por três principais métricas (volume de interação com a marca, percentual de interação e tempo médio de interação com a marca). A combinação destas métricas junto a pesquisas qualitativas e quantitativas alcançam um percentual de construção de marca.

A comunicação de empresas em sociedades cada vez mais pulverizadas provoca uma reação de investimento cada vez mais acumulativa, em relação direta aos resultados alcançados com métricas mensuráveis.


Continue lendo