Nesta 6ª edição, a mostra recebeu a inscrição de 1.774 trabalhos de todo o Brasil, entre os quais foram escolhidos, após rigorosa seleção, os 338 finalistas da Mostra Seletiva. A exposição pretende apresentar o que há de mais expressivo na produção de design em todo o país, buscando focar o novo e as diferentes expressões gráficas aplicadas conceitualmente aos projetos. "O resultado será uma exposição enxuta e de alto nível" comenta Chico Homem de Melo, curador da mostra.
Desde 1998, quando associou-se à ADG, o Lúmen Design, com sede em Curitiba (PR) e clientes em todo Brasil, participou de todas as edições da mostra. Nesta edição, tem três trabalhos selecionados: a identidade visual do Restaurante Hikari, Linha Flora de d´O Boticário e Portfólio Lúmen.
"A ADG tem tido papel fundamental no desenvolvimento do design no Brasil. Além de congregar os maiores escritórios e os mais conceituados designers gráficos do país, atua de forma intensa na difusão da profissão no mercado, contribuindo para seu fortalecimento e divulgação. Por isso, é um orgulho para nós termos sempre trabalhos selecionados nas Bienais", diz o designer Sílvio Silva Jr.
Identidade visual do Restaurante Hikari
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
A família Y. Yamada, proprietária do restaurante, há mais de 50 anos é uma importante condutor empreendedor do Pará, tendo entre seus negócios uma rede de supermercados, lojas de departamentos, restaurantes.
A identidade visual para o restaurante japonês Hikari, no Pará, foi desenvolvida pelo Lúmen Design partindo-se de elementos comuns que remetem diretamente à cultura oriental.
Para a marca, aplicou-se o ideograma referente à palavra "Hikari" (que significa "luz") dentro de um círculo vermelho, fazendo referência à bandeira japonesa. Já os cardápios receberam conceitos de uma cultura que sabe combinar tradição e modernidade: a capa é de polipropileno impresso com um vermelho intenso, e nas páginas internas, de papel reciclado, aparece uma folha de ginko biloba, elemento delicado e exótico, que se alimenta de luz.
Fechando o conjunto, um bambu preso por uma goma elástica. Para o ambiente, foi criada uma pequena luminária composta de um suporte para uma vela e uma folha de papel de arroz, que fica posicionada ao centro de cada mesa.
Linha Flora – sistema de sacolas d’ O Boticário
Uma das maiores redes de franquias do Brasil, com 2.120 pontos de venda, O Boticário precisava redesenhar suas sacolas com o objetivo de ter embalagens que expussessem de forma mais adequada a sua marca e que satisfizessem a dois públicos muito distintos: ao mesmo tempo em que deveria inovar e surpreender o consumidor; precisava manter os custos adequados à realidade do negócio para os franqueados.
A solução final chegou a um total de 15 itens, com um impacto visual garantido por uma série de detalhes. As embalagens de presente passaram a utilizar um "over bag" e uma maneira especial de dobrar a mesma sacola das compras normais. Um botão com sementes brasileiras fecham a embalagem, reforçando a idéia dos produtos Boticário serem naturais do Brasil. Cada elemento levou uma imagem diferente da flora brasileira, ressaltando a "alma nacional" d’ O Boticário. O sistema todo passou a conter 3 sacolas, 2 estojos com tampa de polipropileno transparente, overbags, tags, fita olfativa em forma de folha, botões de sementes e uma fita de fibra natural.
Para garantir a perfeita utilização dos novos materiais, o Lúmen também criou um catálogo para apresentar e orientar quanto ao uso de seus componentes, dirigido à rede de fraqueados.
Portfólio Lúmen
Para registrar seus principais trabalhos na produção de projetos de construção de marcas dos últimos 12 anos, o Lúmen Design desenvolveu um portfólio em forma de livro, com imagens e textos explicativos.
Nele são apresentados clientes de vários estados do Brasil com perfis muito diferentes, mas sempre com a característica de criar diferenciação, atenção aos detalhes, originalidade e beleza (mas não a beleza que se opõem ao que é feio, e sim a que se opõem ao que é insignificante).
Devido à qualidade do portfólio de marcas, não apenas dos trabalhos mostrados, mas também pelo cuidado na edição do livro, o material despertou interesse em diversos profissionais e estudantes da área de design. Tanto que o livro está sendo comercializado pela Rio books, que cuida da distribuição nacional (www.riobooks.com.br), além de poder ser comprado também através do site do Lúmen Design: lumendesign.com.br. Sem o valor do frete, o livro custa R$ 25,00. Serviço: 6ª Bienal de Design Gráfico 21 de março a 7 de abril de 2002 Horário: das 9h às 21h Local: Convivência Sesc Pompéia-SP
Endereço: Rua Clélia, 93 – Bairro: Pompéia – São Paulo.