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Acabamento bruto:nova tendência das construtoras

01 ago 2003 às 19:47

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A nova tendência das construtoras pode ser a entrega dos imóveis para a classe A apenas com o acabamento bruto. Os novos moradores ficam responsáveis pela colocação e escolha de azulejos, pisos, metais e louças sanitárias, dentre outros tipos de acabamento, num trabalho que pode ou não ser administrado pela construtora. Segundo Rosalvo Barreto, um dos cinco mais premiados especialistas em Marketing Imobiliário do país, essa tendência é principalmente percebida junto a empresas de São
Paulo e interior do Paraná. Para o especialista, a entrega de um imóvel apenas com o acabamento bruto (construção em si, com partes hidráulica e elétrica instaladas) começou a acontecer há cerca de um ano e é benéfica para ambos os lados.
"Como estamos falando de uma classe A, dinheiro não é problema. O
cliente, dessa forma, pode decorar o apartamento exatamente da maneira que almeja. E para a construtora, a margem de lucro é maior, já que uma parte representativa dos custos vinha do acabamento". Um dos motivos dessa nova tendência é o aumento da diversidade de produtos de acabamento. Existem hoje no Brasil mais de 120 fábricas de revestimento, mais de 15 fábricas de louças sanitárias e 100 mil lojas de material de construção, sendo que estas movimentaram em 2000 um montante de R$ 30 bilhões. Só a companhia Porto Bello tem mais de 500 tipos de piso, tendo mais de 80 por cento dos itens vendidos exclusivamente em lojas de franquia da empresa. Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o setor de construção civil corresponde a 15 por cento do PIB brasileiro. De acordo com o especialista, a entrega com acabamento bruto talvez venha a se estender para a classe B. "Mas não deve passar disso, afinal
de contas, o custo final do imóvel às vezes acaba ficando mais caro
quando compramos individualmente o acabamento". Hoje o metro quadrado de um apartamento da classe A custa em Curitiba em torno de R$ 1,1 mil e R$ 3 mil em São Paulo. "Com a colocação do acabamento feita pelo próprio morador, esses valores tendem a ter grandes variações", finaliza Barreto.Rosalvo BarretoÉ especialista em Marketing Imobiliário, é um dos cinco profissionais mais premiados desta área no Brasil. Dentre outros, ele recebeu o Prêmio Master Imobiliário pela Federação Internacional das Administradoras de Imóveis (Fiabci), dois prêmios nacionais da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) e Top de Marketing, em 1992 e 1998. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Negociação pela Berkeley University (EUA), atende clientes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICODRAMA
Aulas somente um final de semana por mês. Este é o programa da pós-graduação em Psicodrama Aplicado promovida pela Sociedade Paranaense de Psicodrama, com início em 15/08. O curso foi elaborado de maneira a não interferir nas demais atividades dos alunos e é direcionado a profissionais da área de saúde como psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
Serviço - Sociedade Paranaense de Psicodrama
Curso: pós-graduação em Psicodrama Aplicado
Início: 15/08
Local: Av. Marechal Floriano Peixoto, 2490 - Rebouças
Informações: (41) 332-7387

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"TRAKINAGENS" NOTURNAS EM COMERCIAL DA GIOVANNI,FCB
As "trakinagens" estão de volta no novo filme criado pela Giovanni,FCB paradivulgar o Trakinas Super Carinhas, da Kraft Foods, que passa a ser em auto-relevo. Além do comercial, intitulado "Acampamento", a campanha conta com anúncio em revistinhas infantis. O filme, de 30", mostra um grupo de
crianças num acampamento, quando dois amigos decidem, no meio da chamada noturna, pegar um Trakinas na barraca. A "missão" de encontrar o Trakinas no escuro fica fácil com as Super Carinhas. De volta à fila, os meninos, com as tradicionais carinhas Trakinas, respondem a chamada do monitor desconfiado, divertindo as outras crianças. O lançamento inclui novos sabores da marca: Morango e Iogurte, e Chocolate e Mel. Todas estas novidades estão no site
www.biscoitostrakinas.com.br . O filme começa a ser veiculado a partir de 3 de agosto no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro (capital), em Belo Horizonte e nas principais praças do Sul do país.
FICHA TÉCNICACriação de Cláudio Gatão, Alexandre Motta e Adilson Xavier,Direção de criação de Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Campos Atendimento: Eduardo Pedreira, Renata Habib e Bia Brasil ,Planejamento de mídia de Sandra Sartié, Valéria Pereira e Luciana Daltro. A produtora é a O2 Filmes, com direção de Renato Rossi.

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No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica

CANAL RURAL LANÇA PROGRAMA DE MARKETING
Estréia dia 2 de agosto no Canal Rural o programa Agrimarketing com apresentação de Marcos Le Pera. Entrevistas, dicas sobre marketing e comunicação, cases de sucesso, gestão de marcas e estratégias para o mercado de agribusiness serão alguns dos temas abordados durante os programas. Questões como "O que é marketing? Como faço propaganda? O que é share de
mercado?" são alguns temas que o apresentador abordará sob a ótica do mercado agropecuário.Esta é uma iniciativa pioneira entre uma agência de publicidade e um canal de TV. "Existia a necessidade de um programa que falasse sobre marketing
para o segmento rural, dedicado aos produtores e profissionais de marketing da área" comenta Paulo Centeno, gerente comercial e marketing do Canal Rural. Segundo Centeno existem publicações especificas sobre o tema, mas na TV é a primeira iniciativa. O Canal Rural é produzido pela RBS, possui 18
horas de programação e oferece aos telespectadores uma análise
agro-econômica do Brasil, incentiva a produtividade rural e mostra a
importância e o papel do agronegócio para as populações urbanas.
Pesquisas entre produtores indicam que 95% assistem TV durante a entressafra e 87% durante a safra e que 68% têm antena parabólica. Outra pesquisa, liderada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), diz que 84% dos entrevistados assistem o Canal Rural, 47% freqüentemente, 51% através das
antenas parabólicas e que 90% gosta da programação apresentada. Por estas razões, o programa Agrimarketing vem ao encontro ao objetivo do canal, acrescentando informações sobre marketing aplicadas aos negócios do campo. Os programas serão exibidos todos os sábados às 12h30 e com reprise às 19h
nos canais NET/SKY 35 e parabólicas de todo o Brasil. Mais detalhes sobre o programa podem ser vistos no site www.lepera.com.br/agrimarketing.


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