Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

AmBev e Unilever trazem sabor manga de Lipton Ice Tea para o Brasil

05 out 2002 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O verão deste ano será ainda mais gostoso e com um sabor inusitado. A partir do dia 1° de outubro, a AmBev e a Unilever lançam no Brasil o exclusivo sabor de manga de Lipton Ice Tea –  líder no mercado brasileiro no segmento de chá gelado, com 43,3% de participação (ACNielsen junho/julho 2002). O sabor manga já é comercializado com sucesso em Portugal, Bélgica e França. No mercado português, o primeiro país a receber o produto, há três anos, a versão manga já representa 30% do volume de vendas. Lipton tem a liderança mundial do mercado de chás gelados e é a segunda marca de não alcoólicos de Portugal.
Lipton Ice Tea manga será comercializado, inicialmente, na versão lata 340 ml, com exclusividade no Rio de Janeiro, o maior mercado de chás gelados do Brasil e um dos mais importantes para a marca, onde já detém 31,7% (dados referentes à região da Grande Rio - ACNielsen junho/julho 2002) de participação. Além disso, o Rio de Janeiro é um grande pólo de lançamentos de verão.
“Escolhemos o Brasil para receber Lipton Ice Tea manga pelo fato de ser um dos mais importantes mercados para a marca Lipton em termos mundiais e também porque os brasileiros já estão acostumados com sabores tropicais. O sabor manga teve aprovação total nas pesquisas brasileiras”, afirma Cláudia Camporez, gerente de marketing da Unilever para a marca Lipton.
O Lipton Ice Tea manga será distribuído pela rede AmBev (Brahma, Skol e Antarctica), empresa que é parceira da Unilever desde 1997.
“A inclusão de Lipton Ice Tea manga em nosso portfólio de produtos não- alcoólicos reforça ainda mais o objetivo da AmBev de oferecer aos consumidores um mix de bebidas inovadoras e de qualidade”, afirma Gilmar Vieira, gerente de produtos não alcoólicos da AmBev.
 O investimento da AmBev e da Unilever para o lançamento do Lipton Ice Tea manga está dentro da verba anual de marketing da AmBev que, para este ano, é de R$ 350 milhões.
 

Ações de marketing para o lançamento

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para incrementar o lançamento e reviver o clima romântico do verão carioca dos anos 50 e 60 (época inesquecível do Copacabana Palace Hotel), a marca realizará diversas blitze de degustação do produto, a partir do próximo dia 15, em parques, clubes, universidades e restaurantes, entre outros locais importantes da cidade. A ação contará com vários promotores – caracterizados com roupas dos anos 50 (biquínis, tubinhos e calças etc) e perucas arrepiadas (fazendo referência ao caroço da manga, que, depois de deliciosamente chupado, fica arrepiado) – distribuindo 300 mil latas de Lipton Ice Tea manga para o público.  Eles percorrerão os principais pontos do Rio de Janeiro a bordo de um modelo conversível Chevrolet Bel Air amarelo com a cara da logomarca de Lipton Ice Tea manga.  O Banco de Eventos será a agência responsável por essa ação.
“Queremos que a experiência de beber Lipton Ice Tea manga seja deliciosa e, por essa razão, buscamos um carro que resgatasse a atmosfera dourada do verão do Rio da década de 50/60, mas de uma forma irreverente e divertida”, comenta Cláudia Camporez.
Além da ação de degustação, Lipton Ice Tea manga também contará com material de ponto de venda, tais como cartazetes e displays de gôndolas.
 

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


Lipton Ice Tea
 

Publicidade


Um dos pioneiros do mercado de bebidas saudáveis, Lipton foi lançado na década de 20, tendo sido incorporado pela Unilever em 1938.
 O sabor de Lipton é obtido por meio de uma receita elaborada com um  mix de chás produzidos em diversos países do mundo e que, quando reunidos, garantem o seu agradável sabor. O kit já vem pronto da Irlanda e, aqui no Brasil, recebe os demais componentes, como água e açúcar ou adoçantes, por exemplo.
Lipton é sinônimo de chás no mundo inteiro. No Brasil, o produto chegou em 1995 e era então distribuído pela Baesa. Dois anos depois, em 1997, a Unilever tornou-se parceira da Cervejaria Brahma (hoje, AmBev) para a distribuição do produto. Hoje, Lipton é distribuído para todo o Brasil pelas redes Brahma, Skol e Antarctica.
O Lipton pode ser encontrado nos sabores limão e pêssego em lata 340 ml, embalagem cartonada de 1 litro, pet de 1,5 litro e na caixinha de 250 ml. Na versão light, Lipton Ice Tea está disponível em lata 340 ml e cartonada de 1 litro.
 


Mercado

Publicidade


Em 2001, o mercado mundial de chás produziu um total de 17,6 bilhões de litros. Líder mundial desse segmento - sendo o segundo que mais cresce no mercado de bebidas não-alcoólicas e não-carbonatadas, depois apenas de água - Lipton é responsável por 14% da produção de chá gelado em todo o mundo
Em âmbito nacional, o crescimento de Lipton mostra que o mercado de chá gelado brasileiro tem muito fôlego. O Brasil foi o mercado que apresentou o melhor desempenho da marca no mundo, tendo crescido em 2001, 35% a mais do que em 2000. E o potencial de aumento de consumo anual per capita é ainda maior. Em alguns países da Europa, como por exemplo Portugal, o consumo de chá gelado chega, anualmente, a nove litros por habitante, enquanto no Brasil, é de apenas 300 ml.
No mercado nacional, Lipton lidera o segmento, com 43,3% do volume. Em algumas regiões, a participação de mercado da marca é ainda mais expressiva: no interior de São Paulo, Lipton detém 49,8% do mercado, no Rio Grande do Sul,  74,8% e na Grande São Paulo, 57,1%.
 


História do chá
 

Publicidade


Considerado como a segunda bebida mais consumida no mundo, o chá é mais antigo do que se imagina. As primeiras menções do produto são de 2.737 A.C., quando o imperador chinês Shen Nung estava num jardim e após ferver um pouco de água, uma brisa balançou os ramos da árvore e umas folhas caíram sob o líquido, enquanto ele descansava. Quando levantou-se para beber a água percebeu algo diferente, retirou as folhas e resolveu, assim mesmo,  beber o líquido que agora estava com uma cor acobreada. Ele percebeu um gosto delicioso e uma sensação refrescante e revitalizante. Surgia então o chá e desde então, a bebida passou a ser usada na China, Índia e Japão.
A chegada do chá à Europa é atribuída aos alemães, que traziam o produto da Índia, e aos portugueses, que o transportavam de Macau na China. Apesar disso, a bebida ficou famosa na Inglaterra, onde os aristocratas sofisticaram o hábito de tomar a bebida criando o famoso "chá das cinco" (na verdade ele só ocorre por volta das três/quatro horas).
O comércio do chá começou por volta de 1610 e 1637 e logo ocupou lugar em todas as classes sociais, sendo difundido rapidamente por toda a Europa e depois para os EUA com a colonização de imigrantes irlandeses, ingleses e holandeses.
 


História do chá gelado
 


Registra-se que o chá gelado nasceu, em Saint Louis (EUA), no verão de 1904, quando o inglês Richard Blechynden trazia uma delegação de visitantes indianos para conhecer o mercado americano. Como fazia muito calor e por não estar acostumado com as altas temperaturas da região, Blechvnden resolveu colocar em seu copo de chá alguns cubos de gelo. Com o paladar apreciado, ele ofereceu aos seus companheiros e todos aprovaram o novo sabor. Com isso, nascia o chá gelado, que logo conquistou os EUA, Europa e Ásia. Atualmente, os EUA representam 80% do total de chás gelados consumidos no mundo.
Lipton Ice Tea começou a ser vendido em 1982 na Bélgica e em 1984 já estava nos supermercados da Europa e EUA.
 

Márcia Nunes
In Press Porter Novelli
tel. (11) 3030-1545
 


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo