A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) oficializou , dia 20 de dezembro, a ampliação de sua parceria com a PepsiCo. A partir de janeiro de 2002, a marca Gatorade será produzida, comercializada e distribuída pela AmBev em todo o território nacional. O contrato – que terá vigência até 2017 - será uma ampliação do acordo de franquia, assinado em 1997 (na época Cia. Cervejaria Brahma), entre a AmBev e PepsiCo para produção e comercialização dos produtos Pepsi no Brasil.
Com a inclusão de Gatorade no portfólio de produtos da AmBev, a Cia. passa a deter 16% do mercado de bebidas não-alcoólicas, que abrange os refrigerantes, isotônicos, energéticos, sucos e águas, entre outros.
"Com o crescimento do mercado de refrigerantes e não-carbonatados, a concorrência nesse ramo é cada vez mais agressiva. Basta ver a quantidade de novas marcas que foram lançadas para competir nesse segmento. Além das pequenas empresas e das indústrias regionais, vários grupos multinacionais passaram a atuar neste mercado, como por exemplo Nestlé, Parmalat, Coca-Cola e Danone", explica Juan Vergara, diretor geral de RefrigeNanc (refrigerantes, não-alcoólicos e não-carbonatados) da AmBev.
A parceria com a PepsiCo também reforça o objetivo da AmBev de crescer no mercado de bebidas não-alcoólicas. Para isso, a empresa criou, em abril do ano passado, uma diretoria para impulsionar essa área de produtos. Dessa forma, separou integralmente suas operações de refrigerantes e cervejas e reforçou seu foco nos mercados nacional e internacional de bebidas com políticas e estratégias próprias e independentes.
"O mercado de bebidas não-alcoólicas está em constante expansão. De 1996 até 2000, ele apresentou mais de 35% de crescimento em volume. Para acompanhar essa evolução, precisamos utilizar nosso grande portfólio de marcas para crescer conjuntamente com nosso parceiro estratégico, a AmBev", afirma Vasco Luce, presidente da Pepsi do Brasil.
A verba de publicidade para a marca Gatorade em 2002 será incorporada ao investimento total da AmBev e Pepsi.
Hoje, a produção de Gatorade é toda feita na unidade da Quaker, em Sorocaba. Com a nova parceria, a unidade continuará a ser a fabricante do produto, com um contrato de prestação de serviço para a AmBev.
A distribuição de Gatorade continuará a ser feita pelos distribuidores da Quaker. A AmBev assume, a partir de janeiro de 2002, a distribuição para o Auto Serviço (Redes de Supermercados), que era feito anteriormente direto pela própria Quaker. O objetivo das empresas é garantir a continuidade das operações com o mínimo de modificações .
As negociações internacionais entre PepsiCo e Quaker Oats começaram em novembro de 2000 e foram finalizadas em agosto deste ano, quando a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) aprovou a aquisição. O valor do negócio foi de US$ 13,5 bilhões.
Com a inclusão de Gatorade no portfólio de produtos da AmBev, a Cia. passa a deter 16% do mercado de bebidas não-alcoólicas, que abrange os refrigerantes, isotônicos, energéticos, sucos e águas, entre outros.
"Com o crescimento do mercado de refrigerantes e não-carbonatados, a concorrência nesse ramo é cada vez mais agressiva. Basta ver a quantidade de novas marcas que foram lançadas para competir nesse segmento. Além das pequenas empresas e das indústrias regionais, vários grupos multinacionais passaram a atuar neste mercado, como por exemplo Nestlé, Parmalat, Coca-Cola e Danone", explica Juan Vergara, diretor geral de RefrigeNanc (refrigerantes, não-alcoólicos e não-carbonatados) da AmBev.
A parceria com a PepsiCo também reforça o objetivo da AmBev de crescer no mercado de bebidas não-alcoólicas. Para isso, a empresa criou, em abril do ano passado, uma diretoria para impulsionar essa área de produtos. Dessa forma, separou integralmente suas operações de refrigerantes e cervejas e reforçou seu foco nos mercados nacional e internacional de bebidas com políticas e estratégias próprias e independentes.
"O mercado de bebidas não-alcoólicas está em constante expansão. De 1996 até 2000, ele apresentou mais de 35% de crescimento em volume. Para acompanhar essa evolução, precisamos utilizar nosso grande portfólio de marcas para crescer conjuntamente com nosso parceiro estratégico, a AmBev", afirma Vasco Luce, presidente da Pepsi do Brasil.
A verba de publicidade para a marca Gatorade em 2002 será incorporada ao investimento total da AmBev e Pepsi.
Hoje, a produção de Gatorade é toda feita na unidade da Quaker, em Sorocaba. Com a nova parceria, a unidade continuará a ser a fabricante do produto, com um contrato de prestação de serviço para a AmBev.
A distribuição de Gatorade continuará a ser feita pelos distribuidores da Quaker. A AmBev assume, a partir de janeiro de 2002, a distribuição para o Auto Serviço (Redes de Supermercados), que era feito anteriormente direto pela própria Quaker. O objetivo das empresas é garantir a continuidade das operações com o mínimo de modificações .
As negociações internacionais entre PepsiCo e Quaker Oats começaram em novembro de 2000 e foram finalizadas em agosto deste ano, quando a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) aprovou a aquisição. O valor do negócio foi de US$ 13,5 bilhões.