Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Associação de Oftalmologistas fará exames gratuitos em estudantes da rede pública

29 jun 2017 às 17:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trabalho voluntário dos médicos da entidade será levado a estudantes de 38 cidades que integram o programa Paraná Cidadão

Começa nessa sexta-feira (dia 30), em Curitiba, um projeto pioneiro que vai acompanhar e promover a saúde ocular de estudantes de escolas públicas do Paraná. A ação é resultado de uma parceria entre a Associação Paranaense de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. A proposta é oferecer exames oftalmológicos gratuitos para crianças e adolescentes, que também participam do Projeto Criança e Adolescentes Protegidos no Paraná Cidadão e UPS-Cidadania.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta primeira etapa do programa serão realizados exames de acuidade visual, na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, dentro do Programa Paraná Cidadão. Também são parceiros no programa o Tribunal de Justiça do Paraná, Instituto de Identificação, Secretaria de Estado da Educação, e Segurança Pública, que no início da semana assinaram um protocolo de intenções. Ao longo do dia e também no sábado, outros serviços gratuitos serão oferecidos à comunidade local.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


Nesta etapa crianças e adolescentes passam por exames oftalmológicos, recebem orientações e caso seja detectado algum tipo de problema ocular, será feito encaminhamento para clínicas particulares, tudo a custo zero para as famílias. A proposta, segundo a APO, é levar este atendimento para as 38 cidades que integram o programa Paraná Cidadão e UPS-Cidadania.

Publicidade


Para o presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Marcello Fonseca, ações sociais que promovam cidadania são de extrema importância. "Vamos dar oportunidade às crianças e aos adolescentes que precisam e que sofrem com qualquer enfermidade ocular, levando esses atendimentos e os devidos encaminhamentos para algum exame mais especifico", afirmou.


O secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia, Arthur Schaefer, destacou a importância social desse trabalho projeto. "Sabemos que muitas crianças e jovens enfrentam dificuldade de alfabetização que na verdade são resultado de alguma dificuldade visual. Cerca de 20% dessa população estudantil deveria usar correções óticas e não o fazem por falta de oportunidade, por falta de atendimento", diz Arthur Schaefer.


As diretorias da APO e CBO também estão envolvendo empresas da iniciativa privada no programa, para a arrecadação de óculos que serão posteriormente doados aos estudantes. Até o momento já foram arrecadados um total de 13 mil óculos.

Durante a assinatura do protocolo de intenções o secretário da Justiça, Artagão Júnior, comemorou a parceria. "Mais um atendimento que vai complementar o Projeto Criança e Adolescente Protegidos no Paraná Cidadão", destacou. Segundo ele, o atendimento médico para crianças e adolescentes na especialidade de oftalmologia durante os eventos levará uma nova oportunidade para quem precisa. "É a estrutura do Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e com a Associação Paranaense de Oftalmologia levando cidadania a quem precisa", acrescentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade