A Bergerson Joalheiros está comemorando os primeiros resultados da campanha "Inveja", lançada este mês, que marca o início da nova estratégia de comunicação da empresa. "Não realizamos pesquisa formal para avaliar o impacto da primeira peça da campanha, mas alcançamos 95% de aprovação entre nossos gerentes e funcionários. Além disso, tivemos um recall muito positivo por parte de clientes não ligados à comunicação, mas que lembraram o título do anúncio, fato nunca registrado anteriormente", comemora Marcelo Bergerson, diretor de marketing da empresa.
Criada pela Loducca Sul, a campanha "Inveja" é composta por sete anúncios de revista que trazem o conceito "Algumas mulheres têm inveja, outras têm Bergerson". Cada peça utiliza a imagem de uma jóia Bergerson com elementos como sal grosso, alho, arruda, pimenta vermelha e figa, que na cultura popular ajudam a espantar o mal olhado e a inveja.
"É um conceito que agrega atitude à marca Bergerson, pois trabalha diretamente com um dos principais objetivos das mulheres ao usar uma jóia, que é o de ser admirada pelos outros", explica Mário D’Andrea, presidente da Loducca Sul.
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Além de falar com o público consumidor de forma mais direta, o novo conceito de comunicação da Bergerson valoriza o design arrojado e moderno de suas jóias, criando um referencial mais forte para dar suporte às ações de vendas.
Segundo Marcelo Bergerson, era isso que a sua marca estava precisando. "Somos uma joalheiria contemporânea no mix de produtos, no design das jóias, no layout das lojas, na ambientação dos pontos de venda, no atendimento ao consumidor e nos serviços periféricos que prestamos aos nossos clientes. Mas estávamos com dificuldades em retratar essa contemporaneidade em nossa comunicação. Talvez pelo excesso de candura, beleza e textos longos, nossa comunicação era menos objetiva e contundente. Isso emprestava à nossa imagem um ar mais conservador. Essa nova comunicação vem dar um posicionamento mais contundente, limpo e radical à Bergerson, com um conceito de contemporâneo e tempero de modernidade", afirma.
Bergerson Presentes – O mesmo conceito de contemporaneidade está sendo aplicado na nova campanha da Bergerson Presentes, outra empresa do grupo. Formada por cinco anúncios impressos, a campanha "Casamento" tem uma abordagem bastante objetiva e direta. O mote "Quem não faz lista na Bergerson Presentes acaba ganhando o que não quer" é reforçado com imagens de uma noiva jogando uma frigideira ao invés do buquê e de um carro de noivos decorado com presentes na traseira, ao invés das tradicionais latas de refrigerante, entre outras fotos produzidas para a campanha.
FICHA TÉCNICA
Agência: Loducca Sul
Cliente: Bergerson Joalheiros
Campanha: Inveja
Título: Arruda
Direção de Criação: Mário D'Andrea
Direção de Arte: Fábio Miraglia
Redação: Alexandre Popoviski
Mídia: Priscila Leopoldino
Foto: Richard Kohout
Produção Gráfica: Josiane Figueiredo
Atendimento: Jacqueline Vieira e Mariane Wiederkehr
Aprovação: Marcelo Bergerson e Silvia Pires
FICHA TÉCNICA
Agência: Loducca Sul
Cliente: Bergerson Joalheiros
Campanha: Inveja
Título: Sal
Direção de Criação: Mário D'Andrea
Direção de Arte: Fábio Miraglia
Redação: Alexandre Popoviski
Mídia: Priscila Leopoldino
Foto: Rodrigo Ribeiro
Produção Gráfica: Josiane Figueiredo
Atendimento: Jacqueline Vieira e Mariane Wiederkehr
Aprovação: Marcelo Bergerson e Silvia Pires
FICHA TÉCNICA
Agência: Loducca Sul
Cliente: Bergerson Presentes
Campanha: Casamento
Direção de Criação: Mário D'Andrea e Fábio Miraglia
Direção de Arte: André Brik
Redação: Ricardo Schrappe
Mídia: Priscila Leopoldino
Foto: Nuno Papp
Produção Gráfica: Josiane Figueiredo
Atendimento: Jacqueline Vieira e Mariane Wiederkehr
Aprovação: Marcelo Bergerson e Silvia Pires
WORKSHOP SOBRE FLORAIS DO SISTEMA VIDA
Estará acontecendo nos dias 22, 13, 24 de março um WORSHOP sobre os florais do Sistema Vida, com a presença de seu criador e divulgador, Terapeuta Carlos Gutterres. O encontro iniciará sexta-feira, dia 22 com uma palestra gratuita às 20 horas, tendo como local a Universidade Aberta de Ensino Livre - Uniábel - na av. Presidente Getúlio Vargas, 1317, Rebouças.
Os interessados devem confirmar sua presença através dos telefones:
041 - 323.7803 ou 222-2444
PANTONE GANHA DISTRIBUIDOR-CHAVE NO BRASIL
Stock Photos, empresa de bancos de imagem, passa a comercializar no país as escalas de cores e lança o calibrador de monitor da Pantone
A Pantone, empresa norte-americana que criou e produz as infalíveis escalas de cores – usadas em toda a indústria gráfica e de design para definição de cores para impressão –, tem agora a Stock Photos como representante no Brasil de todos os seus produtos voltados àqueles segmentos.
A Stock Photos, com filial em Curitiba, é a maior empresa nacional de bancos de imagens. Fornece também produtos para área de propaganda, como imagens brutas em vídeo, trilhas sonoras, um sistema de busca de filmes publicitários e uma vídeo-revista voltada ao setor. Agora, passa a ser distribuidor-chave da Pantone no Brasil, já que até aqui as escalas de cores eram importadas e comercializadas no país por algumas livrarias técnicas dos segmentos de artes gráficas.
Já como fruto do acordo de representação, a Stock está lançando no Brasil o novo produto da Pantone, o Pantone ColorVision Spyder, calibrador de monitor que confere fidelidade das cores percebidas na tela do computador aos tons que aparecem impressos como resultado final.
O calibrador de monitor – dirigido a qualquer profissional que trabalhe com imagens digitais – é composto de um software e um colorímetro que, acoplado ao monitor, ajustam contraste, balanceamento e temperatura das cores vistas no monitor. "O que se vê na tela sai na impressora", diz Marcos Scheliga, sócio diretor da Stock Photos. "Trata-se de uma versão, de preço acessível, dos similares utilizados em birôs gráficos de grande porte", explica.
O produto vem suprir justamente a carência dos profissionais de agências de propaganda cujos trabalhos não raro apresentam uma tonalidade de cor na fase de pré-impressão e outra diferente depois da peça impressa. O Pantone ColorVision Spyder regula ainda cores para comparação de computador para computador. O preço médio do produto no Brasil é de R$ 740,00.
Escalas de cores
As escalas de cores da Pantone, agora com a Stock Photos como distribuidor-chave no Brasil, são uma instituição nos mercados de design gráfico, têxtil e de plástico. São referência inclusive para os fabricantes de tintas. O mercado para os produtos Pantone no Brasil está avaliado em US$ 500 mil anuais, segundo Marcos Scheliga.
As escalas – espécie de catálogo – são fundamentais porque informam como se obter uma determinada cor para impressão. A Pantone também está introduzindo uma nova escala digital para designers de web. Desta forma as cores utilizadas em um layout serão as mesmas que serão vistas pelos internautas na tela do computador.
O objetivo da Stock Photos de estar cada vez mais presente no cotidiano das agências de propaganda com diversos produtos e serviços voltados ao segmento levou-a ao acordo de representação com a Pantone, segundo Marcos Scheliga.
Ele sabia que a Pantone e suas escalas eram uma referência forte no segmento e arriscou um contato com a sede da empresa nos EUA para saber como estavam os negócios no Brasil. "Vocês ligaram no dia certo", disse o diretor da Pantone para a América Latina, Steve Remes. "Estamos reestruturando todo o nosso negócio no continente e não tínhamos nenhum candidato a representante até aqui", explicou. A rede Latin Stock, que reúne empresas de bancos de imagens em toda a América Latina e à qual a Stock Photos é associada, fechou o contrato.
"O mercado sabe agora que há uma empresa no Brasil que comercializa e conhece a linha de produtos Pantone", diz Scheliga. Ele já recebeu treinamento na sede da empresa em Nova Jersey para prestar auxílio técnico aos usuários.
CAMPANHA DA FISCHER PARA PRÊMIO PUBLICITÁRIO
Inspirada nos quadrinhos dos anos 50, ao estilo "Flash Gordon", a campanha criada pela Fischer América para o III Prêmio Gazeta do Povo de Publicidade faz uma homenagem bem-humorada aos criativos paranaenses que receberam a premiação em anos anteriores. Profissionais como Renato Cavalher e Luiz Henrique Groff, da Master, Beto Vivas, da Propeg e Alexandre Silveira, da Bronx são representados na pele de super-heróis graças ao traço "retrô" do ilustrador Rogério Borges, um aficcionado pela arte que já realizou dezens de trabalhos para grandes editoras nacionais.
Todos os personagens dos anúncios estão inseridos em ambientes compostos por painéis luminosos, fios e telas de monitores que remetem aos departamentos de criação, mas lembram as naves futuristas da turma da Sala de Justiça. A brincadeira ilustra o conceito da campanha: "Para quem é supercriativo". Um dos anúncios da série celebra o cliente, que graças à superousadia faz com que idéias originais venham a público. A campanha de mídia impressa é composta por cinco anúncios veiculados no jornal Gazeta do Povo até o final de março.
Concorrem ao Prêmio Gazeta do Povo de Publicidade anúncios de agências de todo o Brasil, publicados no jornal a partir de ¼ de página, automaticamente. Todos os meses, três anúncios de Noticiário e três anúncios de Classificados são escolhidos para concorrer ao prêmio, que será divulgado em dezembro. Os critérios envolvem criatividade, execução do trabalho e utilização da mídia jornal.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Gazeta do Povo - Rede Paranaense de Comunicação
Produto: III Prêmio Gazeta do Povo de Publicidade
Campanha: Para quem é supercriativo.
Agência: Fischer América
Direção de Criação: Kike Borell e Sérgio Cescatto
Redação: Rodrigo Motooka
Direção de Arte: Mário Furtado
Atendimento: Adriana Molteni
Produção gráfica: Martha Regina
Ilustração: Rogério Borges / Mídia: Luciana Stelfeld
Aprovação/cliente: Paulo Hansted/Rogério Mainardes