O sistema de franquias é um dos que mais cresce no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), só no ano passado o faturamento foi de R$ 28 bilhões. O setor ocupa hoje o terceiro lugar do mundo em número de unidades (56 mil), perdendo apenas para Japão e Estados Unidos. Em 2002 o número de franquias registrou aumento de 10% em relação a 2001 e já representa mais de 350 mil empregos no país. O segredo para essa sobrevivência está no planejamento do franqueador e no controle de qualidade das atividades exercidas pelos franqueados. O Paraná responde por cerca de 8% do mercado nacional, com cerca de 70 empresas franqueadoras. Uma das mais novas é o Café Alvorada, que há mais de 60 anos no mercado acaba de abrir a sua primeira cafeteria em sistema de franquias, o Alvorada Café. Inaugurada no começo de novembro, a loja piloto está sendo avaliada por uma empresa especializada em consultoria empresarial para que o conceito seja vendido com viabilidade e segurança.
Para Faruk El Khatib, administrador da marca Alvorada, a avaliação e o planejamento são essenciais, pois só assim o franqueado fica sabendo se o projeto é viável ou não. "Estamos testando o conceito para depois vende-lo", argumenta. A Bittencourt Consultoria, empresa contratada pelo Café Alvorada, está fazendo um estudo de viabilidade da marca que inclui principalmente investimentos do franqueador, viabilidade do negócio para o franqueado, definição do conceito, definição do sistema operacional, definição do padrão visual e arquitetônico e treinamento de pessoal. A partir dos resultados, que devem ficar prontos no início de 2004, Faruk vai começar a licenciar a marca e o conceito da franquia. "O franqueado, ao entrar na rede Café Alvorada, receberá todo o treinamento e know-how necessário para que ele consiga administrar e obter bons resultados. O negócio é bom quando é bom para os dois lados", esclarece o empresário.Para a diretora daBittencourt Consultoria, Claudia Bittencourt, a vitalidade das franquias está ligada à essência do franchising: a transferência de know-how. "ao abrir uma franquia de um negócio testado e consolidado o franqueado tem maiores chances de obter bons resultados – e o Alvorada Café tem tudo para que isso aconteça, já que tem know-how – porém é preciso uma análise cuidadosa do perfil desse franqueado. Nosso trabalho é orientar o Café Alvorada em todo seu processo de expansão para que tudo dê certo", explica Claudia. Para ela, quando o franqueador parte para uma expansão com franquias, ele tem que se preocupar em manter esse negócio no mercado, inovando sempre, e não cair na tentação de só vender franquias. O prazo de contrato de franquia é de no mínimo cinco anos e o franqueado tem direito de uso da marca por esse período, pagando taxa de franquia, royalties mensais e taxa de propaganda.
REDE DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS QUER 40% DO MERCADO
Criar mecanismos para melhorar o atendimento aos clientes e aumentar a participação da Rede de Negócios Imobiliários no mercado. Estes são os principais objetivos que o diretor da Imobiliária Cilar, João Françolin Tomazini, tem para cumprir como novo presidente da RNI. Eleito para a gestão 2004, Françolin toma posse hoje em substituição a Marcos Machado, da Futurama, numa solenidade que será realizada às 20h30, no Buffet Ilha do Mel, em Curitiba. Segundo Françolin, que assumirá em janeiro, o planejamento para 2004 já está feito e visa aumentar a satisfação dos clientes. "Isso passa basicamente pela melhor qualificação que continuaremos dando aos nossos funcionários para que se antecipem aos desejos dos clientes", diz Françolin.Para ele, esse trabalho é um dos pilares para a RNI saltar de 30% para 40% de participação no volume de imóveis ofertados em Curitiba em locação e venda. A meta de crescer 10% é a mesma que o atual presidente, Marcos Machado, tinha quando assumiu a RNI no início do ano. "Pulamos de 20% para 30% e, nos integrando cada vez mais, vamos crescer novamente em 2004", diz Machado. A nova diretoria conta ainda com Luis Fernando Koehler de Camargo(Habitec) como vice-presidente; Luiz Moser (Razão) como tesoureiro e Luiz Valdir Nardelli (Futurama) como secretário.A RNI é formada pelas imobiliárias Galvão, Cilar, Habitec, Futurama, Thá, Moro, Razão, Imoveltec, 2000, Cibraco e Localite, que atuam de forma integrada. Em uma das empresas é possível ter acesso ao estoque de todas as outras dez, o que facilita a vida do cliente na hora de alugar, comprar ou vender um imóvel.
PRÉ-ESTRÉIA DE APOLÔNIO BRASIL EM CURITIBA
A première e cocktail de lançamento do filme de Hugo Carvana, Apolônio Brasil, se realizará na Cinemateca de Curitiba nesta 6a feira com a presença do ator Caio Junqueira. O ator, que interpreta o personagem título quando jovem já participou de diversos outros filmes nacionais como Central do Brasil, O Que é isto, Companheiro?, For All, Seja o que Deus Quiser!, entre outros. Apolônio Brasil foi o último filme em que o ator José Lewgoy
atuou. O filme recebeu o prêmio especial do juri no Festival de Gramado 2003.