A Claro ganhou o prêmio paranaense do 22.º Top de Marketing 2004,
promovido pela ADVB ? Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. O
troféu é o reconhecimento da estratégia de marketing vitoriosa da
empresa, que, em apenas um ano atuando no Paraná, conquistou uma posição
de destaque no mercado da telefonia móvel. Saindo de uma posição de
desvantagem em relação à concorrência, que estava na região há quase uma
década, a Claro está presente em quase 300 municípios dos estados do
Paraná e Santa Catarina, sendo pioneira em 19 cidades. Além do Top de
Marketing da ADVB-PR, o diretor-regional Claro PR/SC, Raul Galhano,
também conquistou este ano o Prêmio Homens e Mulheres de Marketing,
promovido pela Editora Referência, que publica a revista Marketing.
Uma das ações de marketing que se destacaram foi o patrocínio dos
principais times de futebol do Paraná. A Claro estabeleceu uma parceria
com o Atlético Paranaense e com o Coritiba para o lançamento de produtos
tematizados, em que parte do lucro se reverte para o time, além de apoiar
as escolinhas de futebol. Uma outra ação importante é a homenagem feita
pela Claro no aniversário de todas as cidades nas quais a operadora está
presente.
Celulares/habitante
A entrada da Claro no mercado fez com que o número de celulares por
habitante (índice conhecido como "penetração") no Paraná aumentasse de
23% para 32%. Os investimentos da Claro no Paraná e Santa Catarina somam
US$ 100 milhões.
O eixo principal da estratégia de marketing da Claro é a "Mística
Cliente", quer norteia todas as ações da empresa. A operadora tem como
objetivo fazer tudo para responder melhor, mais depressa e de modo
completo às necessidades, expectativas, reivindicações e frustrações dos
consumidores.