Dois desses programas se destacam pela importância que representam na sociedade, em especial para pessoas que possuem em casa crianças portadoras de deficiência física ou mental e idosos que precisam de cuidados especiais.
O curso "Cuidadores de Crianças Portadoras de Necessidades Especiais" acontece entre os dias 24 e 28 de julho, das 14 às 17h30, e abordará assuntos como Atendimento Especializado à Criança Surda, A Inclusão da Criança com Deficiência Visual na Educação Infantil e Compreensão do Deficiente Mental. Outros dois assuntos que serão colocados em pauta durante o curso merecem destaque: Distúrbio sem Lesão Cerebral, que será ministrado pelo Doutor em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, Luiz Antônio Corrêa. Ele é o único profissional com especialização em autismo de Curitiba e falará sobre vários tipos de distúrbios, como psicoses, neuroses e autismos. A intenção da aula é passar aos alunos a maneira ideal para lidar com essas crianças que necessitam de cuidados diferenciados.
Outro tema que será abordado é A Hiperatividade e suas Implicações Psicológicas. A psicóloga Ana Paula Müller falará desta disfunção que atinge de 3% a 5% da população escolar infantil e se caracteriza pela dificuldade em manter a atenção, inquietação acentuada e impulsividade. A especialista em psiquiatria explicará como identificar e tratar a disfunção, quais as suas implicações psicológicas e quais atenções que deve-se ter com os hiperativos.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
No curso "Cuidadores de Idosos", que acontecerá nos dias 7, 8, 14, 15 e 21 de julho, serão abordados temas como o Estatuto do Idoso, Medicação para Idosos, Psicologia Aplicada às Demências e Alimentação na Terceira Idade. O especialista em pedagogia, Iran Gaio Júnior, falará sobre pedagogia para o aprendizado de idosos. O módulo pretende destacar a importância que a continuação no processo de aprendizado têm para as pessoas da terceira idade, pois estimulam as atividades cerebrais evitando, assim, problemas como o Mal de Alzheimer – doença degenerativa que destrói células cerebrais vitais, afetando o funcionamento mental, pensamento, fala e memória.
Os cursos são abertos à comunidade e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento das Faculdades Curitiba, na Rua Chile, 1.678 – bairro Rebouças. O curso "Cuidadores de Idosos" pode ser pago em duas parcelas de R$ 38,71 e o "Cuidadores de Crianças Portadoras de Necessidades Especiais" custa R$ 77,20 e também é divido em duas vezes sem juros. Mais informações pelo telefone (41) 3213-8770. A programação completa dos cursos de extensão pode ser vista no site www.faculdadescuritiba.br.