Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Digitando o Futuro completa 3 milhões de acessos

30 jun 2005 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O programa Digitando o Futuro, que leva internet gratuita à população de Curitiba, acaba de completar 3 milhões de acessos. Com cinco anos de atividade, a iniciativa que foi pioneira no Brasil, continua sendo a mais abrangente ação de inclusão digital do País. Desenvolvido e mantido pelo ICI (Instituto Curitiba de Informática) para a Prefeitura Municipal de Curitiba, o programa disponibiliza 49 pontos de acesso de forma totalmente gratuita. Os pontos funcionam nos Faróis do Saber, Ruas da Cidadania e na Rua 24 Horas. Alguns destes pontos de acesso são adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNEs), tanto com adaptações arquitetônicas para fácil acesso como com equipamentos e softwares específicos que permitem aos PNEs o uso dos computadores e da internet.

"Como organização social, o ICI além de investir em pesquisa e desenvolvimento na área de TI, investe também em projetos de responsabilidade social e este é um dos mais significativos porque democratiza o acesso à informação por meio da inclusão digital", destaca o presidente do Instituto, Eduardo Aichinger.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos 49 pontos de acesso, o Digitando o Futuro oferece 450 computadores totalmente conectados à internet, impressoras e scanners. Além de navegar na internet e enviar e receber e-mail, os usuários têm acesso a cursos gratuitos de informática e contam sempre com atendentes à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar no manuseio dos equipamentos e no acesso à internet.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


Em média, a cada mês 6 mil novos usuários são cadastrados. Hoje, 365 mil pessoas estão cadastradas no portal, o que reflete o progresso da inclusão digital em Curitiba. Para dar eficiência ao programa, os computadores estão conectados à rede de informática com acesso de alta velocidade. "Desta forma o funcionamento não fica comprometido e o acesso é quatro vezes mais rápido se comparado à ligação por linha telefônica", explica Fabrício Ormeneze Zanini, coordenador do programa. De acordo com Zanini, o principal objetivo do Digitando é combater a exclusão social por meio da inclusão digital.

Publicidade


Uma pesquisa sobre o perfil do usuário do Digitando o Futuro mostrou que quem mais utiliza o programa é a população que tem entre 11 e 20 anos de idade e está cursando o ensino fundamental. O acesso é principalmente para pesquisa escolar, cadastro de currículo e envio e recebimento de e-mail. Eduardo Domit, auxiliar administrativo, de 20 anos, diz que utiliza o programa principalmente para pesquisas escolares. Segundo ele, para quem não tem computador em casa, o Digitando é uma excelente oportunidade e facilita muito a vida das pessoas.


Os turistas que visitam Curitiba também são usuários assíduos do Digitando o Futuro. As irmãs Carmen Jonga e Nelly Jonga Chateau, francesas, conheceram a iniciativa e aprovaram. "É excelente, pois permite que pessoas de todas as idades e classes sociais tenham acesso à rede. O projeto é muito útil à sociedade e é um exemplo para países que ainda não se preocupam com o processo de inclusão digital", comenta Nelly, que está de férias no Brasil.


Estrangeiros que moram na cidade também aprovam o programa. O alemão Georg H. Kaufmann, engenheiro de medicina, que veio para o Brasil há sete anos costuma freqüentar a Rua 24 Horas para usar os computadores do Digitando. "A implantação da internet gratuita foi uma idéia fantástica, porque dá a oportunidade a muitas pessoas de conhecerem a informática e usufruirem de seus benefícios", diz. Segundo ele, a iniciativa é uma grande oportunidade para as pessoas mais velhas que nunca tiveram contato com o computador. "Com o Digitando estas pessoas passaram a conhecer a informática de uma forma agradável", disse.

O ICI está trabalhando na atualização do site do programa. O novo site deve ser lançado dentro de um mês e trará notícias atualizadas focando principalmente as áreas de qualificação, emprego, esporte, cultura e lazer. De acordo com o coordenador Fabrício Zanini, algumas áreas no portal tinham poucas visitas. O objetivo da reformulação, é focar serviços que sejam úteis para o usuário. "O site terá conteúdos que trazem resultados para o cidadão, com serviços de utilidade pública", explica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo