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Distribuidora POSITIVO investe R$4,5 milhões em comunicação

15 mai 2002 às 10:59

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A empresa disputou o prêmio com o case "Como conquistar o mercado através de um marketing inovador", ao lado de outros cases de 184 empresas de vários setores da economia brasileira.
O prêmio será recebido pelo diretor da Distribuidora Positivo Ruben Formighieri em São Paulo. "A adoção de princípios rígidos de qualidade, uma gestão administrativa competente, contínuos investimentos no produto e nos serviços, bem como uma estratégia de marketing inovadora, são os responsáveis pelo nosso sucesso", afirma Formighieri.

Com uma verba publicitária anual de R$4,5 milhões, a Distribuidora Positivo concentra sua estratégia de marketing principalmente na realização da Campanha Nacional, que busca divulgar a marca Positivo em todo o País. Esta divulgação tem por objetivo fortalecer a escola conveniada no período de matrículas, que se estende do mês de outubro a janeiro . "A campanha atinge um público de todas as faixas etárias e reforça a marca Positivo em âmbito nacional ", explicou Formighieri.

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A Campanha Nacional surgiu há seis anos, quando a Distribuidora Positivo fornecia o Material Didático para aproximadamente 300.000 alunos , sendo que naquela época as escolas conveniadas solicitavam uma maior presença da marca Positivo nas regiões onde a marca era desconhecida . No primeiro ano, a Campanha mostrou todas as características do Material Didático Positivo e os serviços disponibilizados às conveniadas, veiculando peças publicitárias, através da mídia eletrônica e também da mídia impressa.

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Ainda em 96, a Distribuidora Positivo resolveu investir numa das opções mais produtivas na publicidade de material didático: o merchandising. A estréia ocorreu na novela O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, onde o Material Didático Positivo passou a se tornar mais conhecido em nível nacional.

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De lá para cá, as ações de merchandising, vêm sendo mais exploradas e aprimoradas, sobretudo nos programas da Rede Globo de Televisão como Sandy&Junior, Domingão do Faustão, Ana Maria Braga, Altas Horas e Xuxa Park. Foram realizadas também ações em mídia impressa nos jornais de circulação nacional e regional, bem como na revista Veja e nas revistas especializadas em Educação.



"A opção pelo merchandising nos diversos programas se justifica em função da sintonia da mensagem com a programação onde está inserida e pela abrangência da divulgação para públicos distintos, além do apoio à consolidação da marca Positivo", disse Formighieri.

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Ainda faz parte da Campanha , a remessa de uma placa às escolas, caracterizando sua vinculação ao Sistema Positivo de Ensino. Além disso, a Distribuidora Positivo envia às escolas a programação detalhada da Campanha Nacional, para que pais, professores e alunos possam acompanhar as ações nos diversos veículos de comunicação , bem como farto material publicitário, acompanhado de display para a utilização na sala de matrículas. "Esta ação surgiu a pedido das próprias escolas que necessitavam de material de apoio para distribuição aos pais de alunos já matriculados e de futuros alunos, mesmo com a consolidação da marca Positivo na mídia nacional", afirmou Formighieri.



As ações com as escolas foram estendidas. Atualmente, a Distribuidora Positivo além de informar a escola conveniada sobre todas as ações que serão desenvolvidas durante a Campanha Nacional, ainda dá suporte a esta campanha, através da Assessoria de Marketing , que incentiva e estimula a participação da escola , remetendo peças que podem ser veiculadas na mídia local como folders, spots para rádio, outdoors, banners, cartazes e mala direta.

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Os resultados podem ser medidos pelo crescimento da empresa: o Positivo é líder no ranking nacional na área de fornecimento de Material Didático, com 25% do mercado, atende a 500 mil alunos, dos quais 2.744 no Exterior. Mantém convênio com 2.026 escolas e comercializou no ano passado aproximadamente 2 milhões de exemplares.



Integrantes do Grupo Positivo, a Gráfica e Editora Posigraf são responsáveis pela produção, sendo que a comercialização do Material Didático para escolas do Brasil e do exterior é realizada pela Distribuidora Positivo. A empresa dispõe de um Departamento Pedagógico que em conjunto com o Centro de Pesquisas Educacionais Positivo, coordena anualmente cerca de 800 cursos nas áreas do conhecimento, que orientam os professores das escolas conveniadas sobre a utilização do Material Didático Positivo em sala de aula , bem como encontros e eventos, voltados para discussão de temas pedagógicos. Além disso cabe ao Centro de Pesquisas , a escrita e atualização do Material Didático Positivo.

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"Estamos consolidando a nossa missão de difundir o material para as mais distantes regiões do Brasil, permitindo que mesmo os alunos que não moram nos grandes centros, tenham acesso ao nosso Material Didático e com isso possam, também, se beneficiar dos seus avanços e do que o material pode proporcionar ", explicou Formighieri.



Atualmente a Campanha Nacional é criada a partir de trocas de informações entre a Assessoria de Marketing e as Gerências da Distribuidora, com a Superintendência de Marketing do Positivo, na figura de Sérgio Reis, assim como com o Diretor da Distribuidora Positivo, Ruben Formighieri. "Além disso, muitas informações são obtidas com as próprias Escolas Conveniadas, seja por meio de sugestões, visitas ou conversas em cursos e eventos", informa Sérgio Reis, superintendente de Marketing do Grupo Positivo.

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Este contato com as conveniadas traz, além do feedback, importante direcionamento para o foco da campanha nos anos seguintes. "Em 2001, o foco principal foi a reafirmação dos valores básicos do ser humano. Queremos mostrar que a escola conveniada tem no material didático um parceiro na formação do aluno-cidadão", conta Hélcio Simões, assessor de Marketing da Distribuidora Positivo.



Durante o ano, a Distribuidora Positivo investe em campanhas para angariar novas escolas, assim como busca reforçar a marca em peças institucionais. "No ano passado aproveitamos o tema da capa do material didático, Sinais de Vida, para publicar uma série de anúncios nos quais conscientizamos o público da importância da preservação das espécies ameaçadas", comenta Hélcio.

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Buscando refletir nas campanhas a essência do grupo, a Distribuidora Positivo agrega valor à marca, mantendo-se em sintonia com a realidade das Escolas Conveniadas em todo o país. "A sociedade sente a necessidade de trabalhar certos valores. As campanhas veiculadas estão sempre refletindo esta preocupação", finaliza Hélcio.


PETER MINNIUM VISITA LODUCCA SUL


Presidente da Lowe para a América Latina reúne-se com clientes da agência


Peter Minnium, presidente da Lowe para a América Latina, e João Muniz, presidente do Grupo Loducca, embarcam para Curitiba nesta quarta-feira, dia 15. Além de visitar alguns clientes do Grupo Lowe, a ida de Minnium ao mercado paranaense tem por objetivo conhecer as instalações da Loducca Sul, agência que em seus dois tem crescido substancialmente dentro do Grupo Loducca, respondendo por 30% do faturamento.
A agenda do executivo conta também com um almoço, reunindo também o publicitário Mário D´Andrea, presidente da Loducca Sul, e alguns clientes da agência.


Associação Lowe e Loducca


A Lowe Loducca foi criada em 1995 após associação entre o publicitário Celso Loducca e o The Lowe Group. Com a fusão dos grupos Lowe e Lintas, em 1999, a Loducca adotou o nome atual e passou a operar como agência independente, apesar da multinacional deter 49% das ações da empresa.


Com o crescimento, foi necessário promover uma reestruturação em seu modus operandi. Surgia, então, em 2001, o Grupo Loducca, formado por quatro empresas: as agências Loducca, Loducca Sul e as empresas Giusti Comunicação (Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Construção de Imagem Institucional e de Carreiras) e a Lo-V (Internet).

O Grupo Lowe foi fundado em Londres em 1981 e é o quinto maior grupo de agências de todo mundo, com escritórios em mais de 80 países.


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