A Divesa Automóveis é considerada a Nº 1 em Pós-Venda entre todas as concessionárias da rede DaimlerChrysler no país, conforme recente pesquisa da fábrica. Mas, para a Divesa, tal consagração não basta: a meta é ser também a Nº 1 em satisfação plena do cliente. Para tanto, desde o ano passado já investiu mais de R$ 200 mil em infra-estrutura, por meio da inauguração de uma ampla e moderna área de funilaria e pintura, da readequação e revitalização do lay-out da oficina, da aquisição de equipamentos de última geração, além da capacitação da mão-de-obra. "Nosso negócio não visa só ao lucro, mas atender plenamente às necessidades dos clientes", destaca o gerente de Pós-Venda daquela concessionária, o paulistano Sérgio R. Vechiatto, 30 anos, tido como um dos mais gabaritados profissionais dessa área e que já atuava na rede DC. "Nosso objetivo é a busca incessante do chamado ‘erro zero’", decreta. "Os profissionais do nosso Pós-Venda recebem contínuos cursos de capacitação e aprimoramento técnico, já tendo cumprido mais de três mil horas de treinamento individual", observa. "Isso resultou na obtenção de 26 certificados de Excelência Técnica concedidos pela Ase (Automotive Service Excelence), órgão internacional de reconhecimento tecnológico", complementa.
Top de Marketing
Segundo Vechiatto, na rigorosa avaliação de Qualidade e Procedimentos do Pós-Venda (Dealer Standards 2002) efetuada pela fábrica junto a todos os seus distribuidores brasileiros, a Divesa Automóveis obteve a expressiva nota 97,5, contra uma média geral de 73 pontos - numa escala de 0 a 100. Cita que entre os principais tópicos avaliados constam a Administração/Comercial, a Qualidade dos Serviços, a Infra-estrutura e os Recursos Humanos. O gerente de Pós-Venda faz questão de ressaltar que outro ponto de relevância reside no fato de a Divesa praticar os menores preços de peças e serviços em comparação com as demais concessionárias da marca localizadas nas principais capitais do país, também a partir de levantamento da fábrica. "Isso é resultado de um árduo trabalho de gerenciamento, otimização e racionalização, com ampla transparência perante os clientes", pondera. "Queremos aliar qualidade nos serviços, confiabilidade a preço justo", sustenta. Ainda segundo o gerente de Pós-Venda, em 2002 o case relativo à filial de Funilaria e Pintura conquistou o prêmio Top de Marketing de Pós-Venda da marca DaimlerChrysler, comparável a um prêmio "Oscar" no setor.
Volume superior
De acordo com Sérgio, em razão de todas essas ações agressivas de Pós-Venda, o volume de veículos atendidos passou de 350/mês para 1.000/mês. "Já o faturamento, que além de rentabilidade garante novos investimentos, acusou um aumento de R$ 230 mil para R$ 1 milhão", contabiliza. Ele explica que o departamento de Pós-Venda da concessionária ocupa uma área total de quatro mil m2, contando com 46 boxes de serviço e oito mil itens em estoque - para pronta entrega -, armazenados em um almoxarifado com 1.800m2.
Ao finalizar, Vechiatto lembra os clientes sobre a importância de sempre exigir, num eventual sinistro com veículo DaimlerChrysler, que a Seguradora o encaminhe à concessionária autorizada para os devidos reparos. "Dessa forma, ele tem a garantia de que as peças danificadas realmente serão trocadas e que os materiais utilizados na repintura vão seguir os mais rígidos padrões de qualidade, isso sem falar na garantia de seis anos", discorre ele. Aproveita ainda para comentar a respeito do Programa de Gerenciamento de Resíduos que a Divesa vem desenvolvendo, no intuito de obter a certificação ambiental NBR ISO 14.001. "Esse programa, que é pioneiro no que tange à rede DC, faz parte da postura de empresa social e ambientalmente responsável da nossa concessionária, a fim de que os trabalhos sejam realizados sem agredir o meio ambiente", afirma Renata Ribas, responsável pela coordenação do projeto.
FEIRA EM CURITIBA
A idéia é trazer para o mundo real todas as ofertas de intercâmbio cultural e cursos no exterior oferecidas pelo site, na forma de uma feira itinerante. Trata-se da EXPO-EstudeNoExterior.com, que acontece em Curitiba,hoje, dia 13 de setembro, das 14h às 20h, no hotel Four Points by Sheraton. Para participar do evento é necessário fazer inscrição - que é gratuita - por meio do próprio site. Com mais de 80 mil usuários cadastrados, o site oferece cerca de 500 diferentes tipos de cursos de línguas e mais de 800 universidades e MBA no exterior.A EXPO reunirá instituições de ensino de diversos países, colocando à disposição dos estudantes e demais interessados, todos os detalhes sobre programas e pacotes de estudos no exterior, que podem ser negociados diretamente com os diretores das escolas. Os participantes estarão concorrendo a cursos de inglês no exterior. A capital paranaense vai receber a EXPO pela terceira vez e os estudantes contarão com o auxílio de tradutores para conversar diretamente com os diretores das escolas e universidades. Estarão presentes mais de 20 instituições dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Espanha, Suíça, Inglaterra, além de agentes especializados do Brasil. Os visitantes poderão obter informações sobre cursos em diferentes níveis - Ensino Médio, Ensino Superior, especialização, MBA, entre outros -, hospedagem, passagens aéreas e custo de vida no exterior. III EXPO-EstudeNoExterior.com
Data: 13 /09/2003
Horário: das 14h às 20h
Local: Four Points by Sheraton Curitiba
Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 - Batel
Telefone: (41) 340 4000 FEIRA EM CURITIBA