Com essa aquisição, surge a companhia líder mundial em produtos nutricionais - 2 vezes e meia maior que a 2ª colocada. Após um longo processo, iniciado no 1º trimestre de 2002, a DSM (Holanda) fechou a compra da divisão Roche Vitaminas & Química Fina (Suíça). A unidade, renomeada DSM Nutritional Products - DNP, representa a principal etapa na implementação da visão estratégica da DSM para 2005. Com essa aquisição, a DSM cria a companhia líder mundial em produtos nutricionais, graças à combinação das competências da DSM em biotecnologia e em excelência operacional com a força da DNP na tecnologia de formulações e aplicações, marketing e vendas globais.
Para aquisição desta divisão da Roche, a DSM pagou EUR 1,65 bilhão em dinheiro e mais 2,24 milhões em ações ordinárias, que adiciona aproximadamente EUR 1,75 bilhão no total para o negócio (US$ 2,2 bilhões). A DSM espera que a DNP tenha um efeito positivo imediato no lucro operacional a partir do quarto trimestre de 2003. Segundo Peter Elverding, Presidente do Conselho Administrativo da DSM, o campo de ingredientes e suplementos nutricionais oferecem oportunidades atrativas de crescimento para a DNP e outras partes da DSM nos segmentos de alimentação humana e animal, farmacêutico e cosmética. "Estamos posicionados para explorar todas as oportunidades oferecidas no mercado. Também é muito encorajador que nossos novos parceiros da DNP juntamente com a gerência da DSM tenham encontrado um forte potencial de melhoria e de sinergia. Isto me dá a confiança de que nós criaremos uma forte plataforma de crescimento rentável", acredita Elverding. O novo time gerencial da DSM Nutritional Products será formado pelos atuais executivos da Roche Vitaminas & Química Fina e o mais alto escalão da DSM. Mundialmente, o Sr. Feike Sijbesma (44 anos) foi designado Presidente e CEO da DSM Nutritional Products, além de sua posição como Membro do Conselho Administrativo da DSM. O Sr. Sijbesma substituirá o Dr. Markus Altwegg, que se aposentará do Grupo Roche. Para América Latina, o brasileiro Antônio Ruy Freire, 54 anos, foi apontado como Gerente da Área América Latina da DSM Nutritional Products. A sede da empresa, localizada em São Paulo/SP, vai estabelecer sua equipe atual para o mercado brasileiro, formada por 130 colaboradores - 51 só na área de Nutrição e Saúde Animal -, além de toda a estrutura logística e tecnológica, mantendo assim sua forte sinergia operacional. Em toda a América Latina, são 485 colaboradores. Rastreabilidade de precisão "cirúrgica" - Segundo Mathias Huber, Gerente Industrial da DNP em Nutrição e Saúde Animal para América Latina, a previsão é que em 2003 o faturamento na região atinja US$ 350 milhões com o fornecimento de ingredientes vitamínicos (animal e humano) e de pré-misturas nutricionais para alimentação animal, os premix. "Temos uma fábrica moderna, que cumpre com uma necessidade importante para indústria exportadora e a que atende ao mercado local brasileiro, especialmente a avicultura: somos os únicos no Brasil capazes de assegurar a rastreabilidade completa das matérias-primas e ingredientes que utilizamos", revelou Huber. A DSM possui mais de 40 fábricas de premix em todo o mundo.
Na análise de Alfonso Rueda Sáiz, Gerente Industrial da DNP em Nutrição e Saúde Animal para o Brasil, a preocupação com a segurança alimentar e a garantia de origem para seus clientes no País - empresas exportadoras - agrega um valor fundamental: a confiança dos clientes europeus. "Para os "clientes de nossos clientes", é importante saber que existe plena segurança com os alimentos que consomem", afirmou. Nesse sentido, a DSM Nutritional Products busca fornecedores de micro-nutrientes que atendam aos seus requisitos e especificações em termos de segurança alimentar, mas também em termos de desempenho nutricional, otimizando assim a aplicação de formulações cada vez mais corretas e adequadas para a alimentação animal voltadas ao consumo humano. "Hoje na Europa, por exemplo, o nível de metais pesados em minerais é uma questão importante, pois eles podem provocar danos na saúde das pessoas no futuro. Assim, isso acaba se tornando uma preocupação nossa também", explica Alfonso Rueda. Na verdade, todas estas preocupações não são de hoje, já vem sendo discutidas há um bom tempo no Brasil. Entretanto, o diferencial tecnológico da DSM Nutritional Products é oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais moderno, seguro e rigoroso no fornecimento de matérias-primas (vitaminas e ingredientes) e pré-misturas para indústria da alimentação animal. "Temos que estabelecer um benchmarking no mercado, tanto em rastreabilidade, qualidade, níveis nutricionais, instalações, fornecedores e outros pontos", resume Alfonso Sáiz. Uma mostra disso são as suas 4 linhas de produção, onde em todas se estabelece uma sequência de produção que diminui os riscos de contaminação cruzada, e onde uma delas simplesmente não tem contato com ingredientes ativos medicamentosos, evitando 100% esta possibilidade.
CONSÓRCIOS DE VEÍCULOS ESTÁ EM ALTA
O setor de veículos automotores, o maior dentro do Sistema de Consórcios com 88,4% de participação, apontou uma evolução de 6,3%, subindo de 2,52 milhões de consorciados de agosto do ano passado para 2,68 milhões neste ano. A comercialização de novas cotas teve alta de 8%, saltando de 804,3 mil para 869,3 mil unidades. Os destaques nas vendas, nesse período, foram os veículos leves - automóveis, utilitários e camionetas - com aumento de 15,1%, totalizando 222,8 mil novas cotas sobre 193,5 mil, e as motocicletas com crescimento de 6,7%, evoluindo de 557,4 mil para 594,5 mil. A motocicleta continua sendo o produto mais procurado. Atualmente, as motocicletas representam 63% da cotas vendidas entre os veículos automotores e de 55,7% no volume global dos consórcios. Em agosto último, havia 1,69 milhão, 11,1% mais que 1,52 milhão de 12 meses atrás. Os veículos pesados, um dos termômetros da economia, registraram alta de 1,6%, passando de 111,6 mil (ago/02) participantes ativos para 113,4 mil (ago/03). As vendas cresceram 12,4%. Foram 26,2 mil novas cotas (jan-ago/03) sobre 23,3 mil (jan-ago/02).
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
NOVOS CAMINHOS DA PROPAGANDA
O publicitário Walter Longo é o último convidado do ciclo de palestras promovido pela Soleil Marketing Promocional e pela Abap. No dia 11 de novembro, às 19h30, nas Faculdades Curitiba (Rua Chile, 1.678), Longo profere a palestra "Os Novos Caminhos da Propaganda". O palestrante é mentor e CEO da Synapsys, a primeira "Advertainment Company" do país e sócio do Grupo Newcomm Bates, um dos mais importantes grupos de comunicação do mercado. Longo foi eleito por 4 vezes o melhor Profissional do Ano no Prêmio Caboré nas categorias de Planejamento e Atendimento. Articulista de múltiplas publicações, escreveu, entre outros, o livro "Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar".
FUNDAÇÃO CRIANÇA RENAL EM NOVA CASA DE APOIO
A Fundação Criança Renal - entidade que atende 358 crianças e adolescentes portadores de insuficiência renal crônica - reinaugurou em Curitiba sua nova casa de apoio. O trabalho foi realizado com a ajuda da população e agora a instituição convida as pessoas para conhecerem o local e o trabalho desenvolvido.
Com as reformas, a casa de apoio passou a contar com nova sala de TV, nova farmácia e duplicou o número de leitos, passando para 40. "Agora estamos aptos a atender com qualidade as crianças e prestar um bom auxílio às suas famílias", comemora Thadeu Castello Branco e Silva, presidente da Fundação Criança Renal. As obras também ampliaram o refeitório e a área de serviço social. A parte externa passou por consertos na calçada, no telhado e nas grades de proteção.