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Empreendorismo e marketing

24 mai 2003 às 10:59

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A palavra marketing gera desconfiança por parte da maioria das pessoas. Desconfiança de quem não sabe o que realmente significa, de empresários que relacionam a palavra a um bicho papão que consome seus lucros e daqueles que não identificam marketing como ciência. Os profissionais da área defendem, marketing é uma ciência, com corpo teórico e que pode ser relacionada com outras ciências sociais e humanas. A expansão do mercado é rápida porque se percebeu que as pesquisas e análises realizadas pelos departamentos de marketing são remetidas as estratégias empresariais e possibilitam uma visão global do mercado. Alexander Baer, formado em administração de empresas e com pós-graduação em marketing, propaganda e gestão empresarial, tem experiência de 15 anos em desenvolvimento mercadológico, comercial e estratégico em empresas. Baer trabalha ministrando cursos, palestras e consultorias sobre marketing e afirma que a cada dia mais indivíduos não relacionados com estratégias empresariais ou diretamente na área de marketing sentem a necessidade de compreender como vender sua imagem.

1.O que o mercado está exigindo e como o profissional deve agir?

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Além de uma boa faculdade, o mercado mais competitivo de hoje exige um investimento permanente no currículo através de cursos, especializações, claro domínio de no mínimo uma língua estrangeira e o completo domínio da informática (várias linguagens e a familiaridade com a Internet) e das informações, transformando-as em conhecimento. O profissional tem ainda que desenvolver habilidade de trabalhar em equipe e não “euquipe”. Deve agir investindo em seus talentos, em sua Marca & Imagem, no relacionamento com pessoas e no auto-conhecimento de potenciais e limitações. As emoções devem ser colocadas para fora e o profissional deve ter ação, muita ação. São esses valores agregados que fazem com que as empresas disputem os melhores profissionais e paguem por eles os melhores salários.

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2.O que é marketing pessoal ?

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Marketing pessoal é um processo contínuo de conquistas, que gera a imagem que o profissional tem no mercado. O Marketing Pessoal traz conquistas na vida profissional e na área pessoal. É preciso projetar no mundo sua imagem e, mais do que isso, ver a si próprio no futuro.


3. Por que ter noções de marketing é importante para um profissional?

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No passado se permanecia quase que uma vida inteira trabalhando no mesmo lugar e ninguém precisava se preocupar em ter mais do que uma boa faculdade. Agora as empresas estão buscando melhores profissionais, aqueles que são mais qualificados e investem bastante na carreira. Profissionais que façam a diferença e que façam de fato acontecer. Aquele que sabe planejar gera negócios para sua empresa, para si, para o mercado, para a sociedade e para os familiares.


4. Há um discurso empresarial que defende que as empresas estão investindo na qualificação dos seus profissionais. Muitos consultores e especialistas discordam disso, afirmando que falta muito para que as empresas realmente valorizarem o capital intelectual e a formação de seus funcionários. O foco continua sendo o lucro. Como você vê os diferentes discursos?

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Hoje a única alternativa que qualquer empresa tem para sobreviver no mercado é VENDER, tendo que se preocupar em dar MUITA ATENÇÃO ao seu funcionário e externo. Que nós brasileiros estamos em um mercado que tem muita coisa ainda por fazer isto é certo e maravilhoso. Temos espaço para crescer e desenvolver muitas oportunidades ainda. Nosso mercado não está saturado em produtos e serviços como vemos no exterior. O funcionário deve investir em sua marca & imagem, no seu desenvolvimento e não ficar esperando de braços cruzados a empresa fazer por ele. Cada um de nós é uma empresa, a Você S/A. O fato é que temos que agir: funcionários, empresas, comunidade e não ficar sempre esperando tudo cair do céu.



5. O marketing é visto como uma maneira de se aumentar os lucros ou uma forma de uma empresa ou pessoa entrar no mercado. Esta imagem é correta?

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A missão do marketing é gerar negócios. As empresas têm que conhecer seus mercados para assim atender as necessidades e desejos de seus clientes: entrando, ganhando e principalmente mantendo mercados com a geração de resultados positivos. Existem alguns mitos do marketing: que é caro e apenas para publicitários. Se mal planejado e executado é caro. Se bem planejado, avaliados os objetivos, público alvo a ser atingido, freqüência, linha de comunicação certa e com as ferramentas de medição de retorno adequadas: ele é barato. Marketing só para publcitários, é um estigma. Marketing é para todo mundo. Para todos os profissionais que precisam interpretar o mercado interna e externamente em seus negócios, visando gerar mais satisfação aos seus clientes e consumidores, gerando mais satisfação, fidelização e vendas.


6.Você defende que a rede de relacionamentos e os contatos pessoais são fundamentais no marketing empresarial ou pessoal. Como isto funciona?

A base da rede de contato é : “Quando não sabemos aonde achar aquilo que procuramos, o mais simples é procurar conselho com aqueles que talvez saibam”. A rede talvez seja o meio mais potente para identificar e achar rapidamente um contato. O marketing de relacionamento dirigido tem como premissa o conhecimento individualizado dos clientes atuais, inativos e potenciais de uma dada categoria de produtos,serviços, profissional ou pessoal que é capturável em Banco de Dados adequado. Enquanto a comunicação convencional de massa, funciona como uma “bomba atômica”, atingindo a tudo e a todos sem discriminação, o Marketing de Relacionamento Dirigido funciona como um "míssil teleguiado" de altíssima precisão, atingindo certeiramente um alvo pré-determinado por uma programação eletrônica .


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