Para salvar vidas e ajudar em diversos tratamentos de saúde em mais de 40 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) precisa utilizar 40 bolsas de sangue todos os dias. Cada uma delas tem em média 450 ml. e pode ajudar até quatro pessoas – uma verdadeira fonte de esperança para quem necessita desse precioso líquido.
O problema é que o estoque do Centro é menor do que a procura. A conseqüência imediata é o surgimento de uma fila interminável, que pode levar anos até a chegada dos doadores. "É um sofrimento incalculável para todos os familiares dos pacientes", conta Vera Hirata, coordenadora da divisão de Relações Comunitárias do Hemepar.
No Brasil, o jeito mais utilizado para resolver a falta de sangue ainda é por meio das doações. Porém, as dúvidas geradas pelo folclore ou misticismo dificultam esse gesto humanitário. "A doação não engorda, não emagrece, não ‘afina’, não engrossa e nem ‘vicia’ o sangue", explica Vera. "Não existe risco de contaminação, pois o material utilizado é totalmente descartável", completa a coordenadora.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
A doação pode ser feita em intervalos de três meses para as mulheres e a cada dois meses para os homens.
Estímulo voluntário
Para amenizar a difícil situação do Hemepar e ajudar a quem precisa, a Livrarias Curitiba realiza amanhã (24 de maio), a quinta edição da campanha interna "Doe Sangue – Salve Vidas".
Mais de 80 colaboradores de todos os setores vão participar e contribuir para que outras pessoas tenham condição de melhorar seu quadro clínico. "Esse é um dos maiores gestos de fraternidade e cidadania de um ser-humano", fala Celina Cristina dos Santos, psicóloga e organizadora dessa ação social.
Na sede da empresa, um ônibus do Hemepar vai ficar estacionado das 9h às 17h. Médicos e funcionários do Centro vão fazer a coleta, explicar possíveis dúvidas e conversar sobre a importância de se ter mais doadores a cada dia. Desde a primeira campanha, iniciada em 2003, mais de 260 funcionários já participaram.
Relatos verídicos
Quem já precisou de sangue ou teve parentes na família em situações de emergência sabe o valor dessa contribuição. "Minha mãe precisou fazer uma cirurgia de emergência e graças às bolsas obtidas nas doações, ela foi prontamente atendida", lembra Juliano Martins.
Caso semelhante é o de Isabel Fernandes. "Meu primo estava entre a vida e a morte. Depois de um período de sofrimento, hoje ele está bem e com isso a gente aprendeu que um simples gesto pode salvar uma vida inteira", fala.
Quem pode doar
Todas as pessoas saudáveis, que tenham entre 18 e 65 anos e com peso igual ou superior a 50 quilos podem doar sangue. Para isso, é necessário repousar por seis horas na noite anterior, estar alimentado sem ter consumido gorduras, apresentar documento de identidade e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Os fumantes também não podem ter ingerido as substâncias do cigarro nas últimas duas horas.
Ficam impedidos de doar sangue quem estiver com febres ou gripe, as grávidas ou que estejam amamentando, quem fez cirurgia de grande porte há menos de seis meses, aqueles que têm comportamento de risco em relação a Aids ou quem teve Hepatite após os dez anos de idade. Usuários de drogas e quem teve relacionamento sexual com parceiro desconhecido - sem uso de preservativos nos últimos 12 meses - também não podem fazer a doação.
"A participação de organizações privadas, como a Livrarias Curitiba, ajuda a suprir a demanda do Hemepar, mas é preciso que outras empresas também sejam sensibilizadas para fazer o mesmo ato de caridade. Só assim teremos condições de atender os pacientes e de salvar mais vidas", finaliza Vera.
Serviço
A campanha "Doe Sangue – Salve Vidas" acontece amanhã (24 de maio), das 9h às 17h, na sede da Livrarias Curitiba, que fica na avenida Marechal Floriano Peixoto, 1742, Rebouças.
Outras informações sobre doações podem ser obtidas no Hemepar, que fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV. Os telefones são (41) 3262-7676 ou 3362-2030.