A economia brasileira passa por um momento de forte insegurança. Ao contrário do que se observa em vários segmentos, o sistema de franquias tem crescido muito mais do que a própria economia brasileira. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor contabilizou um aumento de 7% ao ano nos três últimos anos, com um faturamento que chega a R$ 25 bilhões. "Enquanto o mercado sofre uma retração, as franquias estão em franca expansão", afirma o presidente da ABF, Gerson Keila .Em Curitiba, o mercado de franquias tem se desenvolvido a olhos vistos. Os investidores descobriram o potencial de consumo dos curitibanos e estão injetando capital na cidade. A rede de cabeleireiros Lady&Lord tem planos de expansão para outras cidades, mas por enquanto Curitiba continua sendo seu principal foco. O empreendedor da rede, Kyrlei Boff, comenta que o projeto de expansão é contínuo. "A velocidade com que a expansão da rede acontece é que varia de acordo com a economia. Mas o crescimento não pára", diz.
O Lady&Lord possui na capital paranaense três salões, uma escola de cabeleireiros e está abrindo mais um salão no ParkShopping Barigui, em novembro. Somando-se todos os empreendimentos, a rede mantém atualmente cerca de 500 empregos diretos. "Serão mais 200 novos empregos no ParkShopping. Isso significa que teremos ao total mais de 700 empregos indiretos até o fim do ano", comenta o proprietário da rede. A Pizza Hut também encontrou em solo paranaense um grande filão de mercado a ser explorado. A marca está abrindo uma nova loja no bairro Ecoville nos próximos meses. Em 2004, uma nova loja na Avenida das Torres também será inaugurada. De acordo com a franqueada da marca em Curitiba, Paula Ávila, a cidade cresceu muito nos últimos cinco anos. "A abertura de novas lojas em Curitiba é um reflexo deste crescimento anterior", explica. Segundo a franqueada, as duas novas lojas farão com que a Pizza Hut atenda as áreas antes descobertas pelo serviço de delivery. O setor de calçados também encontra em Curitiba um mercado propício ao crescimento. Com a abertura de duas novas lojas em na cidade, ainda em 2004, o franqueado da Datelli, Leonardo Weinmann, pretende aumentar o faturamento e consolidar a marca na capital paranaense. O investimento para a abertura das lojas foi de R$ 200 mil, cada uma. A marca gaúcha de acessórios e calçados aposta na qualidade de seus produtos como sendo o diferencial para enfrentar a concorrência.
EQUIPE PARANAENSE RALLYE SPORT
Depois de um período de recesso, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade retoma as provas. No dia 31, será realizada a 5ª etapa em Erechim, no Rio Grande do Sul. A equipe paranaense Rallye Sport se prepara para mais essa prova, que também será válida para o Campeonato Sul Americano e para a Copa Peugeot. A novidade para a próxima etapa é que eles estarão com dois carros. De acordo com o piloto da equipe Rodrigo Gonçalves, na 4ª etapa, no Estado do Rio de Janeiro, o resultado foi satisfatório. "Terminamos na oitava colocação, depois de uma prova incrivelmente disputada", conta Rodrigo. O segundo Peugeot será pilotado por Lincon Duarte, de Belo Horizonte. "Vamos entrar nessa prova com mais força e poderemos contar com a experiência do Lincon", afirma Rodrigo, que viaja para o Rio Grande do Sul na terça-feira, 26, para conhecer a pista e se preparar para a competição.
ALPHAVILLE GANHA O PRÊMIO MASTER IMOBILIÁRIO
Depois de AlphaVille Graciosa, ano passado, a AlphaVille Urbanismo ganha novamente o "Prêmio Master Imobiliário", considerado o "Oscar" do setor no Brasil. Desta vez, o prêmio foi para o empreendimento Flamboyant, localizado em Goiânia, vencedor na categoria Empreendimentos. É a quarta vitória consecutiva da AlphaVille. Presidida pelo vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, a cerimônia de premiação do Prêmio Master Imobiliário 2003 acontecerá nesta segunda, dia 25, às 20h, na Sala São Paulo, Complexo Júlio Prestes, na capital paulista.
Com investimentos de R $ 73 milhões, AlphaVille Flamboyant tornou-se um complexo urbano vanguardista. Lançado em 2001 e implantado em apenas 17 meses, foi entregue aos proprietários quatro meses antes do prazo previsto, e apresenta, hoje, grande velocidade de ocupação. Os primeiros moradores já se instalaram e centenas de projetos residenciais estão prestes a sair da prancheta ou em construção. No futuro, quando se completar a ocupação, AlphaVille Flamboyant terá cerca de 5 mil habitantes e o elevado índice de 230 m2 de área verde por morador. "AlphaVille Flamboyant trouxe a Goiânia conceitos tão expressivos, em termos de infra-estrutura, meio ambiente e convívio social, que criou um bairro com uma nova identidade para a cidade", atesta o superintendente da AlphaVille Urbanismo S.A., Nuno Lopes Alves.
Graciosa e Pinheiros
O ganhador do Master Imobiliário de 2002, AlphaVille Graciosa, está em franca expansão na região metropolitana de Curitiba. São 36 moradores e quase 100 imóveis em construção. O empreendimento é composto por quatro núcleos residenciais e um comercial. São ao todo 1.218 lotes. O acesso às áreas residenciais e à empresarial são independentes, preservando a tranqüilidade e segurança dos moradores. A localização da área empresarial é planejada para oferecer fácil acesso aos moradores de AlphaVille e das regiões próximas. O principal destaque do setor comercial é o Alpha Mall Graciosa, um centro de compras e conveniência, enquanto na área empresarial está prevista a implantação de um hotel de categoria internacional. Ao lado do AlphaVille Graciosa, fica o AlphaVille Pinheiros, em fase de implantação. Exclusivamente residencial, AlphaVille Pinheiros terá 157 lotes, com área média de 550 m² cada. A entrada se dará pela estrada da Graciosa. Seus moradores poderão ter acesso à grande estrutura de lazer, comércio e serviços do condomínio vizinho, incluindo o Alpha Mall, o Colégio Bom Jesus e o AlphaVille Graciosa Clube, todos em pleno funcionamento.