Para estimular a venda de cartões e recargas de telefones fixos e celulares pré-pagos, em Londrina, a Sercomtel promoveu entre os dias 18 de abril e 19 de junho a "Recarga Premiada". Criada pela agência de propaganda Exclam Norte, a campanha estimulou a venda de créditos nos valores de R$35 e R$50, que davam bônus de R$10 e R$ 25, respectivamente. Em 60 dias de promoção, a operadora contabilizou um aumento nas vendas dos créditos que chegou a 790%, para recargas em telefones fixos.
A campanha contou com cartazes para pontos de venda, spots de rádio, banners no site da operadora e um testemunhal - depoimento veiculado diariamente em um programa de rádio da cidade. Para Cassiano Ricardo Csiszer – gerente de atendimento da Exclam Norte, toda a campanha foi planejada com o uso de mídias que pudessem melhor atingir o público da Sercomtel. "Como o benefício é vantajoso - quem faz uma recarga de R$ 50 leva R$ 25 em bônus, ou seja, 50% do valor dos créditos para falar mais, a aceitação da campanha criada pela Exclam Norte foi plena", explica o publicitário.
Números - A Sercomtel, cliente da Exclam Norte desde agosto de 2001, teve as vendas de créditos para telefones fixos e celulares pré-pagos alavancadas de maneira expressiva com a promoção "Recarga Premiada":
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As recargas de R$35 em terminais fixos, que no primeiro trimestre de 2005 tinham média mensal de venda de 171 unidades, passaram para a média de 3.045 unidades durante o período da campanha, o que significa um aumento de vendas de 790%. Já para as recargas de R$50, a Sercomtel registrava média de vendas entre os meses de janeiro, fevereiro e março na casa de 79 unidades. A campanha aumentou em 241% as vendas, com 539 unidades comercializadas no período.
As recargas em telefones celulares também aumentaram. As vendas de cartões de R$35 registraram crescimento de 240%, passando de 789 unidades vendidas no primeiro trimestre, para 5.377 durante a campanha. O mesmo aconteceu com os cartões de R$ 50, que venderam durante a campanha 117% a mais, de 379 unidades nos primeiros três meses do ano saltaram para 1646 durante a "Recarga Premiada". Até mesmo as recargas de R$20 que não estavam incluídas na promoção tiveram um aumenta de vendas na casa dos 10%.
O meio rádio foi escolhido pela agência como carro-chefe da campanha, devido a sua aceitação e seu grande alcance em um público heterogêneo, como o de telefones pré-pagos. "Com um investimento relativamente baixo, se comparado a outras mídias, criamos para a Sercomtel uma campanha publicitária estratégica que aliou uma promoção atrativa a uma mídia de baixo CPM – custo por mil, resultando em um retorno muito expressivo para o cliente", finaliza Cassiano.