O website, desenvolvido pela Terravista Computer Arts Company, irá trazer informações detalhadas sobre a Bolsa de Reciclagem da Fiep, além de permitir que indústrias localizadas em todo o Paraná possam realizar sua inscrição no programa de reciclagem via Internet. Estiveram presentes no evento autoridades da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Paraná e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, além de representantes da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Sebrae - PR, Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná), entre outros. Representantes de diversas empresas paranaenses cadastradas na Bolsa de Reciclagem também compareceram ao café da manhã, realizado no prédio do CIETEP. A Bolsa de Reciclagem, projeto idealizado pela Fiep, foi criado em março de 2001 com o objetivo de reunir e cadastrar empresas e indústrias paranaenses interessadas em reciclar materiais como plástico, vidro e resíduos químicos. Atualmente, 182 indústrias já estão cadastradas. No total, 30 diferentes setores de atuação industrial já fornecem ou adquirem matéria-prima para reciclagem através do programa.Durante o café da manhã de lançamento do website da Bolsa de Reciclagem, foi assinado ainda um acordo de parceria entre o Sistema Fiep, a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a PUC - PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), o Tecpar e a Transforma Engenharia. O objetivo é incentivar a pesquisa na área de reciclagem de resíduos industriais, principalmente no setor químico. De acordo com Luiz Henrique Bucco, gerente do SENAI-PR na Região Metropolitana de Curitiba e um dos idealizadores da Bolsa, "muitas indústrias do setor químico estão inscritas na Bolsa de Reciclagem, mas sentem dificuldade na hora de reciclar seus resíduos, principalmente por falta de tecnologia disponível".
Incubadora
O ISAE/FGV está com as inscrições abertas para os projetos que quiserem fazer parte da primeira incubadora da FGV no País. Podem participar do concurso alunos e ex-alunos dos cursos de MBA do ISAE/FG. A Incubadora foi lançada em dezembro, em Curitiba, com apoio da FIEP, IEL, LACTEC e SEBRAE/PR, e possui infra-estrutura para hospedar, inicialmente, cinco projetos. Os interessados podem se inscrever pelo site www.fgvpr.br. O grau de inovação dos trabalhos será o principal quesito para a escolha dos "incubados". O objetivo da Incubadora é transformar os projetos desenvolvidos na sala de aula em soluções para o mercado de trabalho e para as empresas. O setor dará toda infra-estrutura e assessoria empresarial aos alunos de MBA da instituição, para transformar os trabalhos em ações.
Blue Tree Curitiba Premium
É notório o aumento do número de hotéis em Curitiba. Mas na categoria alto luxo, apenas 4 estão inseridos. O Blue Tree Towers Curitiba Premium é o mais novo deles, inaugurado em setembro. Localizado na região do Batel, em frente à um dos pontos turísticos da cidade, a praça do Japão, o Hotel Blue Tree caracteriza-se por sua arquitetura imponente, que leva a assinatura dos arquiteto Júlio Pechman e José Luis Smolka. Nos seus 17 andares estão distribuídos 197 apartamentos, e ampla sala para eventos com capacidade para 400 pessoas, que pode ser dividido em salas menores, conforme a necessidade do evento, além de toda a estrutura com cabines para tradução simultânea e iluminação regulável. Em tão pouco tempo de funcionamento, o Blue Tree Curitiba Premium atingiu todas as expectativas do grupo Blue Tree, " há dias que nossa porcentagem de ocupação chega a 80% , um número considerável para um hotel com tão pouco tempo de funcionamento", afirma o gerente geral do hotel, Paulo de Tarso Benedet. Números atingidos através do enorme incentivo do setor automotivo e fornecedores.Mas o grupo Blue Tree concentra grandes esforços para a sede em Curitiba ainda superar esses números, e disputar espaço entre os dois primeiros hotéis de luxo da cidade. Com mais 18 sedes espalhadas pelo Brasil, as estratégias para 2002 estão prestes a serem colocadas em prática, " vamos concentrar nossas forças no estreitamento de relacionamento com importantes empresas, os primeiros meses de funcionamento foram excelentes, mas ainda queremos mais", diz Paulo de Tarso Benedet. O investimento de cerca de R$ 20 milhões, com projeto e execução da construtora Hauer, incorporou as mais modernas tecnologias com sistemas de paredes duplas que garantem o isolamento acústico, e o sistema de ar condicionado inteligente a temperatura ideal para uma confortável estadia. O Blue Tree Tower Curitiba Premium ainda apresenta o restaurante Gallipoli, especializado em uma culinária italiana sofisticada, que oferece também serviço de sushi bar todas as noites e música ao vivo aos finais de semana. O Gallipoli, dos irmãos Massimo e Marzia Lorenzetti ainda é responsável pelo café da manhã e room service do hotel.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Hospital Vita lança novos serviços
O mercado de hospitais privados está passando por uma reformulação completa no Brasil. Com investimentos constantes e profissionalização no controle das empresas, os pacientes estão tendo maior qualidade nos serviços. O Vita Curitiba, por exemplo, está fechando o ano de 2001 com inúmeras conquistas e melhoria nos serviços. Além de estruturar os setores, oferecendo aos pacientes soluções, desde os exames diagnósticos até cirurgias complexas, o Vita Curitiba fecha o ano com um aumento de 25% no número de atendimentos. Só em 2001, o Hospital, que faz parte da Rede Vita, realizou mais de 45 mil atendimentos emergenciais, e 7 mil cirurgias. Com perspectivas ainda melhores para 2002, o Hospital acaba de lançar novas instalações para os serviços de medicina diagnóstica, o serviço estruturado de Oncologia, a sala de espera da UTI e o Centro de Estudos Vita (CEVITA). Cada um deles contribui com o objetivo principal do Hospital, que é unir a tecnologia à humanização no atendimento. "Com os serviços estruturados, oferecemos soluções completas para nossos pacientes, dando mais tranqüilidade aos familiares nos momentos mais difíceis", avalia o vice-presidente executivo da IHC Hospitalium, empresa que administra a Rede Vita, Dr. Francisco Balestrin. De acordo com ele, a participação do hospital curitibano na Rede faz com que o empreendimento tenha melhores serviços e mais competitividade neste mercado tão concorrido. "O Vita Curitiba oferece o que há de mais moderno em equipamentos, conta com o melhor corpo clínico da cidade, funcionários bem treinados e uma gestão profissional. Estes diferenciais são percebidos na qualidade do atendimento e na satisfação dos nossos clientes", complementa o superintendente do Hospital, Marcelo Pina.