Mas se engana quem pensa que só isso já é o suficiente para ganhar a disputa pela preferência do cliente. Mas se engana quem pensa que só isso já é o suficiente para ganhar a disputa pela preferência do cliente. Em tempos em que se recebe tanto papel e ainda se enfrenta a concorrência com e-mails e outras formas de mídia, o que mais conta na elaboração de um bom material gráfico - como é o caso dos folders e catálogos - é o "tratamento" que se dá a ele. Não é fácil saber, exatamente, onde eles surgiram, mas não é de hoje que as empresas se utilizam de folders e catálogos para vender seus produtos e serviços. Diferentemente do cartão de visitas, que precisa ser objetivo e trazer informações rápidas, o folder é uma peça mais trabalhada, trazendo fotos, textos e, acima de tudo, a informação que se quer divulgar para clientes e prospects. "Tudo começa com a escolha correta do profissional que irá executar o trabalho", explica o designer Marcelo Medina, da MMedina.com. "Não basta ser um bom designer gráfico ou uma boa agência de propaganda, é necessário que o cliente perceba se o profissional prestou bem a atenção no briefing passado por ele, se compreendeu as necessidades, se entende do negócio - ou se estudou o mercado antes de atendê-lo - e, principalmente, se o layout que será mostrado apresentará alguma novidade em relação aos concorrentes". Medina explica que um bom folder ou catálogo é aquele que apresenta design próprio - diferente e bem cuidado, textos com bom português e voltados ao público alvo. Segundo ele, um bom texto e boas fotos representam 60% do sucesso do folder. "É o profissional de design gráfico que irá dirigir esses textos e fotos, feitos por profissionais especializados, para que fiquem perfeitamente integrados com a criação gráfica", acrescenta. Os folders podem ter várias funções, que vão desde anunciar uma promoção especial da empresa até trazer os serviços que ela oferece ao cliente, ou ainda, funcionar como uma espécie de pequeno portfolio. Já os catálogos costumam ser mais completos, mostrando toda a linha de produtos ou serviços oferecidos. Mas o que vai fazer com que o cliente ou possível cliente pegue e guarde o material ou não, é realmente a capacidade desse material chamar a atenção dele. "O folder comum, que anuncia uma promoção, por exemplo, não é um artifício de vendas durável", comenta Medina. "No caso de folders ou catálogos institucionais, esse tempo é bem maior, podendo chegar até doze meses, por isso precisa de mais apuro ainda em sua confecção. A renovação desses materiais acaba passando uma imagem de inovação e preocupação da empresa em relação ao seu público. Por isso, o cliente tem de conter o impulso de gastar pouco e fazer um folder "passageiro" que não diga nada, que não tenha um projeto visual, que tenha fotos de câmera digital sem um tratamento de luz adequado, e textos super reduzidos e colocados em tópicos. Isso só depõe contra o produto dele e o que era barato fica caro. Mesmo o mais simples dos folders merece tratamento diferenciado e cuidadoso, pois essa será a impressão que terá o cliente do negócio. Fiz uma vez um cardápio para uma lanchonete que de tão atrativo em relação ao design e fotos, os clientes queriam levar pra casa e guardar para fazer os pedidos por telefone", lembra o designer. Atuando em várias cidades de Santa Catarina e do Paraná, uma das empresas que confirma essa tendência de investimento em folders de qualidade é a Marak Pratas de Bali. Localizada em Itajaí (SC), a Marak tem como principal ferramenta de venda de seus produtos os catálogos, vistos como uma importante mídia junto ao cliente final. "Optamos por fazer catálogos de alta linha, trabalhando com modelos e fotógrafos profissionais", explica Allan Reiser, proprietário da Marak Pratas de Bali. "Nosso objetivo é fazer com que eles durem mais tempo, comunicando-se com as pessoas. Fizemos uma espécie de pesquisa com nossos consumidores, através de nossas consultoras de vendas, e descobrimos que tínhamos a necessidade de nos comunicarmos com mais velocidade, obtendo maiores resultados comerciais. Devido ao grande número de clientes, isso só poderia ser feito através de um catálogo que mostrasse sempre os lançamentos dos produtos e as novas tendências. Hoje, esse material gráfico especial é enviado por correio para um mailing próprio" Com sede em Florianópolis, a MMedina Com. trabalha em todo o país, prestando assessoria em design gráfico e de produtos, criação publicitária e planejamento de comunicação/marketing para agências de propaganda e clientes diretos. Já planejou e criou para clientes como o Frigorífico Aurora, Mormaii, Itagres Revestimentos Cerâmicos, Unimed, Criciúma Futebol Clube e a Fibrafort Boats. (Site: www.mmedina.net)
SHOPPING ESTAÇÃO INAUGURA NOVAS LOJAS DE SERVIÇOS
A partir desta semana o Shopping Estação conta com mais duas novidades na área de serviços para o público: o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi e a Sapataria e Costura do Futuro. O Estação será o primeiro shopping em Curitiba a oferecer um Centro de Shiatsu para o consumidor. O Centro Tereza Zanchi estará disponibilizando massagistas para Quick Massage - 15 minutos de relaxamento para aliviar o estresse e dores na coluna - e Shiatsu. A idéia é que as massagens possam ser feitas a qualquer hora do dia, até mesmo no intervalo das compras. Outra nova loja que acaba de se instalar no Shopping Estação é a Sapataria e Costura do Futuro, especializada em serviços e produtos especiais para reformas e consertos de roupas, calçados, bolsas e mochilas. Além disso, a loja oferecerá também serviço de lavanderia para os clientes.
"RECARGA PREMIADA" DÁ PRÊMIOS PARA CLIENTES VIVO PRÉ
Vai até o dia 31 de dezembro a super promoção "Recarga Premiada" da Vivo, que irá premiar mais de nove milhões de clientes da operadora, de todas as praças onde atua, com brindes especiais.
Com a oferta, o cliente do Vivo Pré que recarregar seu telefone com valores a partir de R$ 30,00 tem a chance de ganhar os seguintes prêmios: bônus em ligações locais de Vivo para Vivo, pacotes para envio de Torpedo SMS entre celulares da Vivo com o mesmo código de área e vários aparelhos celulares, Samsung Luminix, com um ano de ligações locais gratuitas entre celulares da operadora. Dois clientes da Vivo PR/SC já foram premiados, um
de Curitiba/PR e outro de Araraguá/SC. Para participar da promoção, basta realizar uma recarga até 31 de dezembro por meios eletrônicos ou virtuais (bancos, casas lotéricas, internet,
etc). Após feita a recarga, o usuário receberá um SMS informando qual prêmio foi atribuído para o seu celular. O brinde é ativado no momento em que a recarga for habilitada. Se o prêmio for um bônus para ligações ou um pacote de Torpedo SMS, o ganhador pode utilizá-los imediatamente após o processamento de sua recarga. Caso o cliente ganhe um aparelho celular, ele será contatado pela Central de Relacionamento da Vivo para a entrega do prêmio. Para aqueles que possuem celulares analógicos ou que estão em área sem cobertura digital, o prêmio pode ser consultado pelo número: *48 e na Central de Atendimento ao Cliente para as demais regiões. Vale lembrar que todas as recargas efetuadas dão direito a algum desses benefícios. Os prêmios tem validade de 30 dias, contados a partir do processamento da recarga. Caso o cliente efetue mais de uma recarga durante a promoção, o bônus anterior será acrescido ao atual e o prazo de validade maior é o que será mantido.
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FUNDAÇÃO CRIANÇA RENAL REALIZA BINGO BENEFECIENTE
A Fundação Criança Renal – instituição que atende 358 crianças e adolescentes portadores de insuficiência renal crônica – realiza na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, o último grande bingo beneficente do ano.Será às 14h na Igreja Nossa Senhora do Rocio, na Rua Chile,1526. A entrada custa R$ 5,00 e dá direito a uma cartela. As demais rodadas custarão R$ 1,00. Quem levar um brinquedo novo ganha uma cartela. Vários prêmios serão sorteados. Todo o dinheiro arrecadado com o bingo será revertido para o atendimento dos pacientes. Informações: (41) 304-4515.
POR UM NATAL MAIS SOLIDÁRIO
O Shopping Crystal Plaza uniu-se à Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas para fazer um Natal melhor para os que precisam. A Associação montou um quiosque no Shopping, no Piso L4, para a venda de produtos como panetones, camisetas, chocolates e barras de cereal, a fim de reverter fundos para a entidade. O quiosque pode ser visitado todos os dias, a partir das 14h.