Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Franquias Paranaenses de Sucesso

19 set 2003 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Abrir um negócio próprio sempre exigiu do empreendedor, além de coragem e capital, organização e persistência. Quando a marca é nova, há um tempo de maturação e é justamente nesse tempo que muitas empresas fecham sem nem mesmo ter começado a conquistar sua fatia de mercado.Talvez seja esse um dos principais motivos pelos quais a idéia de abrir uma franquia, com uma marca já reconhecida pelo consumidor, tenha encontrado tantos adeptos. No Paraná, o número de empresas que abrem seus negócios para franqueados e tem sucesso nessa empreitada é cada vez maior. E o que mais surpreende é que os tipos de produtos e serviços oferecidos são cada vez mais diversificados. De alimentos à perfurmaria, agora as franquias também oferecem serviços imobiliários e de estacionamento, provando que uma boa idéia pode valer em qualquer setor. Foi pensando nisso, que o grupo paranaense Auto Park, de estacionamentos, começou seu processo de franquias já em 1996. Primeiro, no Paraná, com novos pontos abrindo na própria capital, depois em Minas Gerais, entrando em Belo Horizonte, para daí chegar em Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo. Hoje, com 60 estacionamentos, 35 próprios e 25 franqueados, a marca está novamente abrindo franquias em Curitiba, não apenas de novos pontos, mas também cedendo unidades próprias, já em funcionamento, para empreendedores interessados. "Com todo esse crescimento da frota curitibana, o que estamos fazendo é a geração de novas unidades, algumas administradas por nós e outras por empreendedores que também vêem nisso uma excelente oportunidade de negócio", explica Claudio Roth, diretor do Grupo Auto Park. "E isso, principalmente, quando pensamos nos últimos números divulgados pela Comec, apontando para um crescimento de 55% da população curitibana até o ano de 2020. De 2,7 milhões de habitantes vamos chegar à marca de 4,2 milhões. São muitas pessoas e, consequentemente, muitos novos carros que irão circular não só pelo centro da cidade, como também nos bairros próximos, aumentando ainda mais a demanda por vagas de estacionamento. O que queremos é que, com o tempo, nossos franqueados tenham pequenas redes de três ou quatro estacionamentos com a marca e os serviços Auto Park. Como alguns dos estacionamentos já estarão funcionando para o franqueado, ele terá menos riscos do que se tentasse abrir um estacionamento por conta própria, contando ainda com todo o apoio administrativo e de marketing, treinamento e seguro cooperado", completa. O candidato a uma franquia de estacionamento da Auto Park não precisa ter experiência anterior no ramo. O que é muito importante é a sua capacitação financeira que não comprometa mais do que 50% de seu patrimônio pessoal. O prazo médio de retorno sobre o investimento inicial, que varia entre R$ 100 mil e R$ 500 mil , fora o ponto, em geral alugado, é de até 36 meses.
Segundo o diretor da Netplan Consultoria em Planejamento e coordenador da Câmara Setorial de Franchising da Associação Comercial do Paraná, Daniel Alberto Bernard, o mercado de estacionamentos é um dos que mais cresce nas grandes cidades, mesmo em períodos de crise. "Várias empresas do ramo vêm obtendo incrementos no faturamento, não somente em função da abertura de novas unidades, mas também no desenvolvimento qualitativo das unidades em operação, sobretudo daquelas que atuam em rede, com benefícios de escala", explica. "Riscos de roubo e pequenos estragos nos carros, a um custo menor do que a franquia cobrada pela seguradora, aliados à multa prevista no Código de Trânsito em caso de tempo excedido nas vagas de estacionamento de rua, têm elevado sobremaneira a demanda por estacionamentos neste ano de 2003", acrescenta.
Segundo o especialista em franquias, que nos últimos quinze anos atendeu a cerca de 100 empresas franqueadoras, sendo 80 nacionais e 20 internacionais, o Paraná ocupa a terceira colocação no mercado nacional de franquias, perdendo somente para São Paulo e Rio de Janeiro. Isso equivale a cerca de 8% do mercado nacional."As franquias paranaenses costumam ter uma ótima reputação em outros estados, pois o Paraná é visto como um celeiro de gente trabalhadora e com visão profissional", diz Bernard. "Alguns setores, como o de perfumaria e cosméticos, são bem associados à sua origem paranaense, mas há excelentes franqueadores também na área de alimentação e serviços especializados, como é o caso dos estacionamentos e das imobiliárias", conclui.
Outras franquias paranaenses de sucesso
Como exemplos de franquias paranaenses de sucesso, Daniel Bernard, além da própria Auto Park, cita pelo menos outras quinze, entre elas a Employer (www.employer.com.br), a Oceanic (www.oceanic.com.br), a Sexxes (www.sexxes.com.br), a Spedini (www.spedini.com.br), a Copel (www.copel.com) e a Chlorophylla (www.chlorophylla.com.br).
Mas outro bom exemplo é o da Apolar com franquias de venda e locação de imóveis. A empresa já tem 21 franquias espalhadas pela capital, interior e litoral do Paraná, em cidades como Ponta Grossa, Caiobá, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Araucária e Campo Largo e logo estará abrindo sua primeira loja em Joinville, Santa Catarina. Atualmente, administra cerca de 6 mil imóveis, carteira disponível em todas as suas franquias.

SUPERCENTER ANGELONI TROCA PLANTA POR ALIMENTO
O Supercenter Angeloni Água Verde está lançando em Curitiba a campanha "Quem Planta Solidariedade Colhe Um Mundo Melhor". Nos próximos dias 20 e 21 de setembro (quando se comemora o Dia da Árvore), o supermercado estará dando uma muda de planta nativa para cada pessoa que doar um quilo de alimento não perecível.Os alimentos serão entregues a instituições beneficentes selecionadas pelo Supercenter. Serão distribuídas 5 mil mudas de plantas nativas. Com esta ação o Angeloni pretende não só despertar a consciência pela preservação da natureza bem como ajudar a semear solidariedade e vida com a doação de 5 toneladas de alimentos. As doações dos alimentos devem ser feitas nos dias 20 e 21 setembro (sábado e domingo) no Supercenter Angeloni Água Verde - Avenida República Argentina, 900. Mais informações: (41) 312-2300.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo