Quem pensa que a Gazeta Mercantil arredou o pé do mercado paranaense está muito enganado. A sucursal encontra-se no mesmo endereço e a equipe comercial atuando normalmente com cinco profissionais sob o comando de Luiz Carlos de Carvalho. Aliás, com a mesma agilidade e profissionalismo de sempre. O que alguns colunistas esquecem é que todas as empresas de comunicação estão passando por ajustes para se adequarem à nova realidade da economia mundial, inclusive nas quais eles trabalham. Está na hora de o mercado parar de acreditar em tudo que é fofoca do meio e aceitar as versões dos profissionais envolvidos.
Presentes que tocam
Já está no ar a campanha de Natal da Sercomtel Celular, uma continuidade ao tema que vem sendo veiculado desde novembro com o título: "Funcionou, é Sercomtel", criada pela Exclam Norte. O sinal é uma das grandes vantagens competitivas da empresa. Desta vez, os personagens do filme que antes não conseguiam falar no celular porque não tinham o aparelho da Sercomtel, agora ganham um celular Sercomtel de presente e o enfoque passa a ser: "Sercomtel Celular, presentes que tocam". A campanha faz a relação entre o melhor sinal, a melhor cobertura e o melhor presente de Natal.
Novos profissionais de marketing
O publicitário Ricardo Scharppe, responsável pela criação da agência Lodduca e o gerente da Gazeta Mercantil no Paraná, Luís Carlos de Carvalho, são alguns dos nomes que avaliaram os projetos desenvolvidos pelos novos profissionais da comunicação. Nesta quinta-feira (13), 19 alunos do curso profissionalizante de marketing do Centro Europeu apresentaram, para uma banca formada por oito pessoas, trabalhos desenvolvidos junto a empresas reais de sucesso. Os projetos são resultado de um ano de aulas - tempo suficiente para que os estudantes aprendam todos os segredos do marketing sem precisar fazer vestibular. Segundo o coordenador do curso, Alexander Baer, este é o maior diferencial do curso - que já existe há 10 anos e vem preparando universitários e empresários de todas as idades para atuar na área. "Nossa preocupação é formar pessoas capazes de vencer a concorrência do mercado por meio de aulas práticas e dinâmicas", explica. A formatura dos alunos acontece no Hotel do Centro Europeu, a partir das 19h30.
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Petrobras vai investir R$ 14 milhões em Paranaguá
A Petrobras irá investir, até o ano de 2003, R$ 14 milhões em obras para aumentar a capacidade de armazenamento de combustível na Transpetro, em Paranaguá. Serão construídos quatro novos tanques, além de uma nova esfera para gás liquefeito (GLP). Atualmente, o terminal da Transpetro possui 33 tanques para o armazenamento de derivados de petróleo com capacidade total para 182 milhões de litros, e outras três esferas que acumulam 7 milhões e 500 mil litros de GLP. Com a construção de novos tanques e da esfera no terminal de Paranaguá, a capacidade de armazenamento irá aumentar para cerca de 210 milhões de litros de combustível e 10 milhões de litros de GLP.
Cervejas da AMBEV despontam no verão 2002
Interação e entretenimento para os consumidores são objetivos da Skol, Brahma e Antarctica com as diversas ações para a temporada. Com novos filmes, eventos, embalagens especiais e sites direcionados a diferentes públicos - todos desenvolvidos para interação com os consumidores -, as cervejas da AmBev despontam no verão 2002. As ações da Antarctica, Skol e Brahma trazem, além do conceito das marcas, entretenimento para toda a temporada. A líder Skol - com 32,3% de participação de mercado, segundo Nielsen de outubro de 2001 - reafirma o espírito jovem, a inovação e a ousadia da marca com ações de verão como Skol Spirit (evento proprietário em três praias brasileiras) e o bem-humorado filme Sereias, além de investimento em rádio com jingles e patrocínios a programas.
A Brahma, com 22,3%, comemora o sucesso de sua campanha "Refresca até Pensamento" com a confraternização de todos os seus personagens em filme de fim-de-ano, a edição especial da cerveja vestida para as festas e concurso Playboy, que colocará em março três garotas revista. Já Antarctica, que detém 14,6% de participação de mercado, aposta em filmes que mostram a qualidade e o sabor, exaltando as características da cerveja. A AmBev também pretende desenvolver o mercado Super Premium de cervejas, colocando Boehmia na linha de frente. A cerveja, no segundo semestre deste ano, chegou ao mercado com nova identidade visual - embalagem, rótulo e materiais de merchandising, além de nova campanha publicitária e ritual de degustação em pontos-de-venda.