Dando continuidade ao projeto de internacionalização do Guaraná Antarctica, a AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) desembarcou, no final de dezembro passado, com o produto no mercado porto-riquenho. O país é o segundo mercado internacional, que receberá o refrigerante, por meio de um acordo de licenciamento estabelecido, em 1999, entre a empresa e a PepsiCo. O negócio pretende repetir o mesmo sucesso de vendas obtido em Portugal, onde o produto começou a ser comercializado no mês de julho e já atinge a marca de 12 mil pontos de venda.
O Guaraná Antarctica será engarrafado e distribuído em Porto Rico pela PepsiAmericas - empresa responsável pelo engarrafamento da Pepsi e que possui operações nos Estados Unidos e Europa - em restaurantes, cafés, supermercados e hipermercados. O produto estará disponível em garrafas pet de 591 ml.
Será investido em Porto Rico em dois anos, US$ 1,5 milhão divididos entre AmBev, a engarrafadora PepsiAmericas e a PepsiCo, parceira no empreendimento. A estimativa da empresa, para este ano de estréia, é atingir o volume de 1 milhão de litros no final do primeiro ano de vendas. A intenção é conquistar 1% do mercado em 10 anos.
O mercado porto-riquenho de refrigerantes é de 480 milhões de litros comparado aos 11,5 bilhões de litros do Brasil. Porém, o consumo per capita em Porto Rico é quase o dobro do brasileiro, representando, respectivamente, 120 litros/ano e 66 litros/ano.
Segundo Juan Vergara, diretor-geral de refrigerantes da AmBev, a escolha de Porto Rico foi decorrente da forte atuação da Pepsi, onde a empresa possui a segunda maior operação da América Latina. Além disso, o produto será um lançamento bastante ousado, pois o sabor cola é dominante nesse mercado. Ele garantiu que os planos de expansão para os mercados onde a Pepsi está presente continuam de pé. A campanha "Será do Guaraná?", criada pela BBDO portuguesa e adaptada para o mercado porto-riquenho, pela BBDO Porto Rico, será apresentada seguindo o mesmo conceito introduzido em Portugal, ou seja, reforçar a idéia do produto aliado à alegria, irreverência e jovialidade do espírito brasileiro.
O lançamento do Guaraná Antarctica em Porto Rico contará ainda com festas, anúncios em revistas especializadas, ações de degustação do produto, além de diversos materiais de ponto-de-venda específicos para o mercado porto-riquenho.
Guaraná Antarctica em Portugal
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
O Guaraná Antarctica superou todas as expectativas no mercado português. A meta que era de estar em 10 mil pontos de vendas até dezembro, foi atingida, em setembro, quando o produto já se encontrava em mais de 12 mil pontos de venda no país.
A campanha "Será do Guaraná?", que marcou a estréia do refrigerante em Portugal, foi eleita pelos portugueses como a terceira mais lembrada no segmento de produtos não-alcoólicos.
Para dar continuidade à campanha de marketing do Guaraná Antarctica nas terras portuguesas, o produto começou a patrocinar o jogador brasileiro Jardel - maior goleador da história do futebol português - que atua no time Sporting de Lisboa. Em todos os seus jogos, quando marcava um gol, o artilheiro da temporada mostrava uma camiseta, por baixo da camisa do time, onde aparecia a frase "Por que será?". O mistério foi desvendado, no dia 15 de dezembro. Ao invés desse dizer, aparecia a frase "Será do Guaraná?". Este patrocínio se tornou a mais bem sucedida ação de marketing do ano em Portugal, com uma enorme discussão na região que tentava descobrir a razão da frase na camiseta do jogador. O fim do mistério foi veiculado em todos os principais veículos do país.