Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guerra do Contestado é tema de exposição em Curitiba

03 ago 2006 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre os anos de 1912 e 1916, na área que então era disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina, a luta pela posse das terras levou cerca de 20 mil sertanejos à luta. Revoltados com os governos estaduais, por manter as terras nas mãos de poucos, e com o Governo Federal, por conceder uma grande área já habitada para empresas norte-americanas construírem a estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, os caboclos da região do Contestado, como era chamada a área, enfrentaram os exércitos dos dois estados e também o nacional.

O resultado da "Guerra do Contestado", como ficou conhecida, foi o massacre e a rendição em massa dos sertanejos, que não resistiram ao poder de fogo das forças repressivas. Além do uso de metralhadoras, fuzis e canhões, foi a primeira vez que a aviação foi usada com fins militares na América Latina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para aproximar os paranaenses do episódio que marcou a história do Estado, as Faculdades Curitiba se uniram ao Governo do Paraná e à Secretária de Estado da Cultura para realizar o evento "Guerra do Contestado – 90 anos depois", que acontece entre os dias 26 de julho e 1º de outubro. A mostra de fotos, objetos e documentos ocupa três salas do Museu Paranaense, localizado na Rua Kellers, 289, no Alto São Francisco, em Curitiba. A Sala Personagens Paranaenses é sobre J. Peón, artista da numismática paranaense, a Sala das Coleções expõe armas brancas do acervo do Ministério Público; e a Sala Especial mostra as peças do acervo David Carneiro, recentemente adquirido pelo Governo do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica

Outra exposição do evento é "Os barões da erva mate", sobre a história das principais indústrias durante o ciclo do mate, que acontece no Parque Histórico do Mate, localizado no Km 17, da Rodovia 277, em Campo Largo. Paralelamente às mostras, o evento também conta com mais sete atividades. Uma delas é a Conferência "Contestado: 90 anos de acordo dos limites", realizada pelo professor das Faculdades Curitiba e um dos organizadores do evento, Dr. Nilson César Fraga, que apresentou recentemente sua tese de doutorado sobre "Mudanças e permanências na rede viária do Contestado: uma abordagem acerca da formação territorial no sul do Brasil". A Conferência acontece no dia 15 de agosto (terça-feira), às 19 horas, no Grande Auditório das Faculdades Curitiba, localizado na Rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças.

Quem quiser conhecer mais a fundo a história da Guerra do Contestado ainda pode participar de uma viagem para a região do conflito, que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto a um custo de R$ 160,00, incluindo traslado, hotel, café da manhã e seguro-viagem. Todas as mostras e atividades do evento são gratuitas. A programação completa pode ser encontrada no site www.faculdadescuritiba.br. Mais informações pelo telefone (41) 3213 8770.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo