A Honda Automóveis atingiu em março a marca de 200 mil veículos fabricados em Sumaré (SP), desde sua inauguração, em 1997. Seguindo rigorosos padrões de qualidade, a unidade é a única a produzir automóveis Honda na América do Sul, e começa a se destacar no cenário automotivo brasileiro. Em Curitiba, a concessionária Honda exclusiva é a Niponsul, que recentemente inaugurou uma nova sede, com sete mil metros quadrados de área. Para inaugurar a fábrica, a Honda investiu US$100 milhões e a capacidade instalada era de 15 mil unidades/ano. Atualmente, os investimentos superam US$ 300milhões e a capacidade produtiva foi ampliada para 70 mil veículos/ano. Houve também aumento da área construída de 100 mil m² para 160 mil m², além da implementação de 49 mil m² de área coberta no terreno de 1,7 milhão de m².
Em virtude do sucesso da marca, ocorreu uma expressiva alta na produção. Inicialmente, eram fabricados diariamente 30 Honda Civic, por 414 funcionários. Hoje, são produzidos 270 veículos/dia e foi instituído recentemente um terceiro turno, que resultou na contratação de cerca de 200 colaboradores, totalizando 1,5 mil empregados. O objetivo para 2005 é ampliar a produção para 300 carros por dia. Além disso, o número de fornecedores nacionais subiu de 34 em dezembro de 1997 para 119 em fevereiro de 2005.
Para dar suporte a esse crescimento, foram introduzidas novas etapas no processo produtivo. Em 1998, houve a criação dos setores de montagem, estamparia e, em seguida, injeção de plástico. Em 2002, foram realizadas obras de ampliação, preparando a fábrica para a chegada do Honda Fit. Após dois anos, foi inaugurada a área de usinagem e mais recentemente ocorreu a ampliação da área de pintura do pára-choque e a instalação da máquina injetora de 800 toneladas no setor de injeção de plásticos.
O Honda Civic, cuja produção teve início quando a fábrica foi inaugurada, conquistou o consumidor brasileiro por tecnologias exclusivas que o distinguem dos concorrentes, como transmissão automática com Grade Logic Control, assoalho traseiro plano, motor Honda VTEC (EX e LXL), além do alto valor de revenda e baixo custo de manutenção. Todas as versões são equipadas com motor de alumínio de 16 válvulas de 1.7 litros que combina potência, leveza, durabilidade e economia.
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Outro modelo produzido na fábrica em Sumaré é o Honda Fit, marco que representa o veículo de número 200.000. Externamente, o modelo é um monovolume compacto, mas por dentro tem um padrão de espaço interno inovador. O tanque de combustível instalado sob o assoalho, centralizado abaixo dos bancos dianteiros, garantiu um habitáculo amplo. O sistema de configuração dos bancos ULT (sigla que reúne as palavras "utility", "long" e "tall") permite mais de dez configurações. Traz também a tecnologia antes disponível somente em carros de luxo: a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission), com relações de marchas continuamente variáveis.