Desenvolvida pela DM9DDB, a campanha tem como objetivo consolidar a
internet como um grande veículo de mídia apresentando um elemento de
comparação objetivo: existe uma Bélgica dentro do Brasil e ela se chama
Internet.
A série de anúncios, que será publicada até o final do ano, vai exibir
dados comparativos entre o universo da Internet brasileira e a Bélgica,
mostrando o potencial do setor. "A Internet brasileira possui 12 milhões de
pessoas da classe A e B e com ótimo nível cultural. O iG, por ser o maior
provedor de acesso do país, com 12 mil novos usuários por dia, representa
uma excelente forma de atingir esse público de maneira eficiente e
diferenciada", diz Gil Bastos, diretora de marketing do iG.
Dados do Ibope mostram que a Internet no Brasil possui 12 milhões usuários
com alto poder aquisitivo e cultural, características da população belga.
Dessa amostragem, 530 mil visitam o iG todos os dias e 3,8 milhões acessam
o portal pelo menos uma vez por mês, navegando em média 30 minutos. Para
Fábio Abram, redator da DM9DDB, a Bélgica foi a melhor comparação
encontrada para mostrar ao mercado publicitário e aos anunciantes o tamanho
e qualidade do público da internet brasileira hoje. "Ao mesmo tempo, a
analogia posiciona o IG como um grande canal de comunicação para esse
público", diz.
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Entre o público analisado e que serviu de base para a campanha, 30% viajam
de avião pelo menos uma vez por ano, 43% apostam em loteria, 84% lêem
revista, 50% compram CD pelo menos uma vez por mês e assistem a vídeo ou
DVD. Outros dados interessantes apresentados nas pesquisas são referentes
aos hábitos de compra dos internautas: 70% têm carro, 61% possuem celular,
100% têm TV, 34% usam cartão de crédito e 63% possuem conta corrente. As
mesmas questões mostram outros números quando a pesquisa não está
segmentada nos usuários de Internet. No público geral, 41% têm carros, 39%
celular, 96% possuem TV, 16% usam cartão de crédito e 38% têm conta
corrente.
O conceito da campanha será usado em todas as ações de comunicação da
empresa que visam atingir o mercado publicitário. "Com isso, o iG espera
evidenciar o potencial da Internet e consolidar-se como um grande canal
publicitário e de negócios para seus clientes", afirma Maurício Palermo,
diretor comercial do iG. No último ano, o iG obteve um crescimento de 30%
na sua base de anunciantes, fechando o período com 140, o que gerou um incremento de 35%
na sua receita. Já em termos de audiência, a pontocom obteve,
nos últimos 12 meses, um aumento de 140%, sendo hoje a segunda maior
audiência da Internet brasileira.
Apesar da mídia digital ter crescido 25% e movimentado R$ 200 milhões em
2001, esse segmento ainda tem grande espaço para se desenvolver. Na opinião
de Paulo Queiroz, vice-presidente de mídia da DM9DDB, boa parte dos mídias
ainda desconhece o potencial da Web. "A internet não é só banner e pop-up.
Há muitas outras formas de trabalhar essa mídia com eficiência", diz.
Ficha Técnica
Diretor de Criação: Nizan Guanaes
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
Redator: Fabio Abram
Atendimento: Marcio Santoro
Diretor de Atendimento: Marcio Santoro
Mídia: Sergio Calissi
Produção Gráfica: Yoshito Yagura