Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade

Líder do varejo

14 abr 2005 às 11:00
Continua depois da publicidade

Um perfil biográfico do empresário João Carlos Paes Mendonça e um retrato do Brasil desde a década de 30 até hoje. Assim pode ser definido o livro intitulado "João Carlos Paes Mendonça – Vida, Idéias e Negócios", que acaba de chegar na rede Livrarias Curitiba.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Elaborado pelo escritor e jornalista Mário Hélio, a obra consegue mexer com dois aspectos distintos: deixar o leitor à vontade não somente com a história do país e do mundo, como promover e gerar uma proximidade verdadeiramente humana com o responsável pelo crescimento do grupo Bompreço – rede com mais de 100 lojas e faturamento próximo dos R$ 3 bilhões.


O livro está dividido em quatro capítulos e faz um paralelo entre os momentos da vida do empresário e o momento histórico do Brasil. Mostra também a opinião dele sobre temas como competição, clientes, modernidade e poder.


Para os mais interessados, a obra não se resume a um manual de como se chegar ao sucesso, mas a uma fonte para a compreensão das idéias e acontecimentos que fizeram do self-made man, João Carlos, uma referência obrigatória no mundo do business brasileiro.


Mudanças
Cada vez que o sucesso parecia definitivo, Paes Mendonça iniciava a construção de algo maior, num eterno recomeçar. Quando seu primeiro armazém em Aracaju já se tornara um próspero negócio, resolveu abrir uma filial em Propriá, no interior sergipano.

Continua depois da publicidade


Anos depois, em 1965, com uma posição social invejável em Sergipe, largou tudo para dar aquele que seria o maior e mais arriscado passo de sua carreira: a mudança para Recife com o objetivo de abrir seu primeiro supermercado. Logo se tornou um empresário de prestígio no varejo local, mas isso era insuficiente.


Remodelou todas suas lojas com as novidades que vira em diversas viagens ao exterior e inaugurou sua fase de expansão mais acelerada. Diante da secura de financiamento, inventou um cartão de crédito, o Hypercard, que se tornou a bandeira mais aceita do Nordeste, superando gigantes como Visa e Mastercard.


Quando o Bompreço estava nas primeiras posições no ranking brasileiro de supermercados, Paes Mendonça enviou um comunicado a todos os funcionários, anunciando a venda da rede para os holandeses do Royal Ahold. Era o ponto final na carreira do mestre nordestino do varejo, mas não da atividade do empreendedor.


Hoje, aos 66 anos, Paes Mendonça é um grande investidor imobiliário. Junto com outros sócios, é dono de quatro shopping centers, entre eles o Villa-Lobos, em São Paulo. Em sua mesa repousam projetos imobiliários de quase R$ 1 bilhão, em parceria com outros investidores.


Segundo Paes Mendonça, no início houve uma certa resistência em divulgar alguns detalhes de sua vida, mas o desejo de deixar para os netos um registro de sua história prevaleceu.


Serviço

O livro "João Carlos Paes Mendonça – Vida, Idéias e Negócios" tem 318 páginas, é publicado pela editora Ática, custa R$ 39,90, pode ser encontrado em qualquer loja da rede ou no site www.livrariascuritiba.com.br


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade