Inovações criativas propostas pela empresa obtiveram o destaque almejado. Os excelentes resultados das novas estratégias em comunicação, oferecidas de acordo com as necessidades de cada cliente, logo chamaram a atenção para o seu diferencial. Ao longo desses anos, a empresa conquistou, com sua dinâmica otimizada de resultados, uma extensa cartela de clientes satisfeitos e fez escola. Hoje, as inovações propostas naqueles dias tornaram-se o padrão de atendimento no mercado londrinense de comunicação empresarial. Mas a MARCH continua a fazer a diferença.
Idealizada e liderada pela doutora em Ciências da Comunicação Marlene Marchiori, a MARCH surgiu como uma aspiração pessoal de adquirir conhecimento tácito por meio de experiências partilhadas. Para Marlene, formada em Relações Públicas e Administração de Empresas, docente na Universidade Estadual de Londrina desde 1983, a união entre a prática e a teoria expande o conhecimento de forma muito mais concreta que apenas um dos caminhos. Dessa união resultaram frutos generosos. Além de prêmios e reconhecimento nacional na área de RRPP, a MARCH conquistou uma sólida reputação nas áreas de consultoria, assessoria de imprensa, organização de eventos, auditoria de opinião e agribusiness.
Para Marlene, agora, ao comemorar os 10 anos da empresa, é hora de dar novos e ousados passos, que sempre marcou a filosofia de trabalho da empresa. É na proposta diferencial de Comunicação de Relacionamentos nas organizações que a MARCH estará intensificando suas ações. Como Marlene defendeu em sua tese de doutorado, hoje, nas empresas, "há necessidade da construção de relacionamentos que sejam efetivos, o que exige o comprometimento tanto dos públicos quanto da organização. Não se pode mais desenvolver uma ação sem pensar nas conseqüências, pois tudo é muito rápido". Segundo ela, é necessário que administradores entendam as atitudes e valores de cada um de seus públicos para que, desta forma, possam atingir os objetivos institucionais.
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"A proliferação da informação e os avanços na tecnologia estão transformando a sociedade e os ambientes de trabalho. Uma multiplicidade de fatores está mudando a visão da sociedade, onde se tem ambientes que convivem com o velho e o novo ao mesmo tempo, e todas assas diferenças transformam pensamentos e comportamentos. Assim, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar novos desafios, agindo de forma mais estratégica para que a comunicação seja efetiva", afirma.
"Comunicação é um assunto que chama a atenção do empresariado e é vista como matéria-prima das organizações. Mas é preciso entender comunicação na sua profundidade, é necessário examinar os caminhos pelos quais a organização produz comunicação ou a comunicação produz a organização", diz Marlene. Para ela, as organizações não são simples recipientes nos quais as atividades de comunicação ocorrem e é preciso entendimento, administração de todos os processos, fluxos e redes formais e informais tanto interna quanto externamente, assim como as barreiras. Para Marlene, é preciso assumir que a comunicação seja gerenciada, profissionalizada nas empresas. "Na realidade precisamos entender como uma organização utiliza a informação para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Comunicação é o sistema central da organização", afirma.
Para Marlene, o sucesso de uma empresa começa primeiro em sua instância interna, através das habilidades de comunicação de que ela disponha. "Não somente o apoio mas o envolvimento tanto da alta administração como de todos os seus funcionários – em diferentes níveis, em diferentes mundos e conexões – é que se poderá construir as operações de uma organização. Apesar da alta tecnologia, o mundo continua a exigir a atenção dos administradores em relação às pessoas", explica.
"A construção de estratégias cria oportunidades, visualizadas pelos membros de uma organização mas não garante sua participação. Somente a busca de sua identidade e da satisfação possibilita a existência e o desenvolvimento de comprometimento e lealdade do grupo para com a empresa", diz. Para ela, nas novas realidades empresariais, é preciso evidenciar a organização e conhecer seu processo interno, valorizando e comprometendo os indivíduos com a empresa para, então, passar a exteriorizá-la perante os diferentes grupos com os quais atua. "A credibilidade externa pode ser obtida mais facilmente somente se existir nos funcionários uma vontade de representar a empresa para a qual trabalham", garante.
Criar vínculos entre funcionários de uma empresa só é possível, para Marlene, a partir do momento em que eles se comprometem, informados e integrados em um determinado contexto, o que exige uma contínua troca de informações e alteração de comportamento da empresa e dos próprios funcionários. "O segredo é passar a gerenciar relacionamentos por meio da comunicação. Através dela, vamos estar orientando atitudes e estratégias que a empresa possa desempenhar suas ações", afirma.
"Muitas organizações sabem que dependem dos diferentes públicos, mas acabam encontrando dificuldades em como tornar esta comunicação produtiva".Pensando nisso, a MARCH está lançando o produto WORKSHOP DE COMUNICAÇÃO INTERNA, para que executivos e empresários possam conhecer e analisar a comunicação interna de suas organizações, valorizando-a como um elemento primordial na construção das relações e fortalecendo a identidade organizacional. O Workshop apresenta propostas para criação de redes de relacionamento e treinamento prático das necessidade de comunicação interna da própria empresa. "É preciso pensar a comunicação organizacional de forma estratégica. Não é mais possível visualizar uma empresa apenas como canal de informação – condutores de mensagens sem ter conhecimento se estas são efetivamente entendidas para que a comunicação ocorra e produza os resultados esperados", explica.
Mais informações: March Comunicação & Marketing Fone (43) 339 5354
e-mail: [email protected]
BIG SÁBADO NA SLAVIERO
A Cia. de Automóveis Slaviero está de plantão neste sábado, dia 16. Além de convidar os clientes para tomar um lanche, a revenda preparou um promoção especial para veículos seminovos.
São mais de 150 carros e descontos de até R$ 2 mil, no Big Sábado Slaviero. Nem a chuva pode estragar a promoção, já que a concessionária possui o maior pátio coberto entre as revendas de Curitiba.
Os motoristas podem utilizar o "Troco na Troca" – dessa maneira, o cliente vende o carro usado para a Slaviero, deixa uma parte do valor para começar a pagar o veículo e ainda leva o resto do dinheiro para casa. O valor da compra pode ser financiado em até 48 vezes.