Pois é , me predisponho hoje a escrever sobre algumas coisas relacionadas com fatos que me despertam a juntar esta verdadeira colcha de retalhos de informações e num raciocínio até que lógico fazer uma relação com a busca do conhecimento .
Olha lembro que desde o início da epopéia intrépida e favorita Seleção brasileira de futebol ,há mais ou menos um mês atrás , estamos hoje tentando achar uma maneira de explicar algo que em minha concepção é simples de entender , mais ou menos nos moldes do que ocorrem nas empresas que trabalhamos ou conhecemos , vejam só:
Quando a favorita seleção se preparava pra a Copa ouvíamos pessoas , jornalistas e até os mais céticos torcedores a apontar quem tinha chances de chegar pelo menos a final , interessante parecido com as empresas não acham , sempre as equipes em que trabalhamos julgam-se as melhores as mais competentes ...
Mas viram no que deu ? Não deu em nada ...
Outra palavra comentada e muito nestes últimos dias tem sido o aspecto referente a liderança , dizem os entendidos que faltou liderança ao técnico de ficar na beira do campo gritando com seus jogadores no estilo " Felipão " . Pois é nas empresas também é assim se o líder não busca estar junto na resolução de problemas parece que este não exerce na empresa sua condição de liderança , parecido né ?
Querem mais ? Segundo o Jornal Zero Hora na coluna do senhor Aldroaldo Guerra Filho , o Guerrinha ,dizem que havia uma mesa de jogadores que não permitiam sequer a presença do treinador que dirá de algum jogador ... coincidência em algumas empresas também é assim as pessoas não se misturam não permitem a participação de todos na hora de elaborar a estratégia acham-se tão superiores que não aceitam a opinião dos outros e quando a ação não logra êxito acabam achando outros culpados.
Não parece incrível a semelhança do esporte com as empresas , eu sei , vocês vão dizer : Isto não é novidade ... E não é mesmo,mas porque a maioria das pessoas que comandam as empresas não procuram mudar , treinar pessoas ? Por falar em treino que feio aqueles atletas que vão para um torneio desta envergadura e não se preparam , falta aí comprometimento , semelhante há algumas empresas que conhecemos que não preparam seus colaboradores ou propriamente das pessoas que não buscam a capacitação , afinal preparar-se requer uma dose de sacrifício que alguns não estão dispostos a abrir mão .
Já dizia o escritor : Algumas vezes a vida imita a arte . No nosso caso o esporte inspira um país , uma nação ...
Pessoal , o que gostaria muito que entendessem é que estamos numa era de mudanças, mais ou menos o que diz o autor Dr. Spencer Johnson , " esteja preparado para a mudança pois eles vão mexer muitas vezes no queijo " (Quem Mexeu no Meu Queijo?" se baseia no livro escrito pelo Dr. Spencer Johnson, co-autor de "O Gerente Minuto ).em outras palavras ao invés de buscarmos nossos recordes pessoais , vamos pensar na coletividade na política do " ganha-ganha " , ao acharmos que somos donos de uma posição , não esqueçamos que poderemos comprometer o conjunto .
Enfim amigos traçar paralelos entre os fatos não relacionados diretamente é função sim dos profissionais , nos dias de hoje as lições de nossas vidas acontecem cotidianamente portanto , busquem sempre inspiração nos fatos do cotidiano para transformar suas profissões em realizações , os feitos conseguidos no passado são de extrema importância para gerar credibilidade mas não garantem o sucesso permanente .