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Meio século de dedicação e qualidade

20 set 2003 às 10:59

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A Vivre lança neste sábado a edição de setembro da revista. O evento acontece na livraria Saraiva do Shopping Crystal a partir das 14 horas. Na oportunidade, a Nutrimental lança as novas barras de cereais Nutry, que serão distribuídas para os leitores da revista Vivre. Os novos sabores a serem degustados são: maracujá com chocolate (light) e abacaxi com hortelã (diet).

MEIO SÉCULO DE DEDICAÇÃO E QUALIDADE
12 de setembro de 1953. Começa a trajetória de uma família determinada em vencer na vida e construir um futuro promissor. Carlos Gusso e sua esposa Cenira instalam no bairro do Xaxim um modesto restaurante que, em pouco tempo, cai no gosto do curitibano. O prato principal, o Risoto do Xaxim, ganha notoriedade. E os Gusso diversificam as atividades atendendo pedidos para festas, bailes e comemorações. Influenciado pela dedicação e esforço dos pais, Carlos Antônio Gusso decide dar continuidade ao trabalho e passa a perseguir um sonho. Desiste de um emprego estável no setor financeiro para conquistar seu espaço como empreendedor e transfere o negócio da família para o município de Araucária, quando inicia a produção em nível industrial, ingressando no mercado de refeições coletivas. Ao completar 50 anos de atividades e com um nível de crescimento de 15% nos últimos três anos, a Risotolândia lidera o segmento paranaense de refeições coletivas e está entre as cinco maiores empresas do setor no país. Detém a mais avançada tecnologia no preparo dos alimentos e logística capaz de distribuir 220 mil refeições por dia em mais de 1.100 pontos, totalizando 11 mil quilômetros. Também é responsável pelo fornecimento de merenda escolar à rede municipal de ensino de Curitiba, somando 126 mil atendimento diários. Recente pesquisa de opinião atesta que a capital do Paraná está entre as dez capitais brasileiras que oferecem a melhor merenda escolar. Além de ocupar lugar de destaque no mercado de refeições coletivas, a Risotolândia faz questão de cumprir seu papel social, colocando em prática e com êxito, uma série de projetos que objetiva o bem-estar de seus colaboradores, familiares e da comunidade onde vivem. A responsabilidade social assumida pela empresa a colocou entre aquelas que oferecem a melhor qualidade de vida para o trabalhador.
Compromisso é a qualidade
Manter a qualidade é um dos principais compromissos, assegura o diretor-presidente, Carlos Antônio Gusso. "Desde a seleção dos fornecedores, recebimento dos produtos, preparo até o transporte, a busca pelo aperfeiçoamento sempre foi o maior desafio". E falando em certificados de qualidade, a Risotolândia ostenta os mais importantes. Entre eles está o Certificado ISO 9001/2000, concedido às empresas que adotam um conjunto de normas internacionais que estabelece requisitos de um sistema de qualidade. A Risotolândia é a única empresa no ramo de refeições coletivas a receber o Selo HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), assegurando a qualidade microbiológica das refeições produzidas é considerado o método mais seguro no controle de riscos na área de alimentação.E também é a primeira empresa do setor no Brasil a ser agraciada com o Selo ABERC de Qualidade Empresarial/SAQ, da Associação Brasileira de Empresas de Refeições Comerciais. O certificado foi concedido após auditoria realizada pela CDL - Central de Diagnósticos Laboratoriais. Gusso explica que o grande diferencial deste selo é a segurança alimentar, a qual atua nos procedimentos diretos e indiretos que levam à garantia contínua da qualidade final dos alimentos produzidos. Responsabilidade Social
Da série de projetos sociais desenvolvidos pela Risotolândia, Gusso cita um que considera pioneiro pela sua abrangência. "Foram dois anos de atividades até chegarmos a um feito inédito: nenhum dos nossos 2.200 funcionários, que prefiro tratar como colaboradores, têm o hábito de fumar. O cigarro foi abolido de nossa estrutura. Este é um projeto social fundamental para a saúde de nossos trabalhadores". Gusso se orgulha de contar que "também larguei o cigarro no dia da abertura do projeto. Dei o exemplo, fui seguido e estou muito feliz" Outros projetos destacados por Gusso são o banco de sangue mantido pelos funcionários; o Alimentação Solidária, que distribui a totalidade das sobras não aproveitadas no preparo das refeições à população carente da região; e as refeições de R$ 1,30, comercializadas há 7 anos, em Curitiba. Gusso diz ainda que a empresa também está presente apoiando diversas modalidades esportivas; Mantém um time de futebol interno, que recentemente conquistou o campeonato na região, e incentiva equipes de automobilismo.A responsabilidade social é estendida, ainda, aos funcionários que desejam fazer uma faculdade. A Risotolândia concede uma bolsa de 70% do valor da mensalidade ao colaborador que desejar freqüentar um curso superior, nas áreas afins da empresa. E também mantém um programa de estágio a estudantes de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Engenheira Agronômica e Medicina Veterinária.

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A empresa
A Risotolândia está instalada em uma área de mais de 45 mil metros quadrados e com 8 mil metros quadrados de área construída, concentrando a administração e os setores responsáveis pelo preparo, distribuição, logística e apoio. Hoje atende a uma carteira de 90 clientes dos segmentos da indústria, comércio, órgãos públicos, escolas e hospitais. Também mantém uma unidade em São José dos Pinhais.Servir o melhor e com qualidade é a missão da empresa. Desde o pré-preparo dos alimentos ao transporte das refeições, a Risotolândia não se afasta do compromisso principal. As hortaliças, verduras, legumes e frutas passam por um processo de seleção e higienização antes de seguirem para o preparo na cozinha. A mesma qualidade pode ser confirmada no açougue e na área de massas e confeitaria.Carnes selecionadas, inspecionadas e adquiridas de frigoríficos renomados e confiáveis são entregues diariamente nas unidades. Além da supervisão de um veterinário, o produto é inspecionado diretamente pelo Serviço de Inspeção do Paraná (SIP). O toque italiano e um doce sabor são as marcas registradas da produção de massas e variedade de sobremesas que completam os cardápios. Alimentar é uma responsabilidade e nutrir bem é uma obrigação, por isso a Risotolândia mantém uma equipe de nutricionistas que elabora os cardápios diários, seguindo as recomendações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Dentro desta filosofia, a empresa ainda realiza criteriosa e rígida seleção de fornecedores. A rapidez e agilidade atestam a eficiência no transporte dos alimentos, com uma frota de 120 veículos.Nestas cinco décadas, a Risotolândia conquistou sua posição no mercado também por proporcionar o melhor sistema de atendimento, atendendo seus clientes com três opções: Refeições Administradas (o cliente possui infra-estrutura necessária para a preparação das refeições no próprio local); Transportada (refeição é levada até o cliente) e Semi-administrada (um misto dos dois sistemas).

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Testemunho
"A caminhada não foi fácil", testemunha Gusso, após fazer uma avaliação de seu trabalho frente a Risotolândia. "Apesar disso, a trajetória tem sido saborosa, entusiasmada. Acredito que essas características estão no sangue, passa de pai para filho. O trabalho é duro, mas o resultado é compensador. Deixei uma promissora carreira na área financeira para me tornar um empreendedor. Não fico apenas administrando a empresa. Participo das ações que visam a melhorar o mercado de refeições coletivas, busco mecanismos para facilitar o crescimento das empresas. Eu participo da geração de emprego e renda. Defendo o setor na questão tributária e estou sempre procurando inovações tecnológicas em feiras internacionais. Nossa empresa tem o compromisso social". Sempre antenado com as mudanças na economia, na tecnologia e seguindo, sem desvios ou atalhos, o caminho da qualidade, Gusso pode ser considerado um empreendedor a frente de seu tempo. Conseguiu transformar um modesto restaurante numa das mais importantes empresas do Estado. "Claro que minha equipe de colaboradores é de primeira linha", orgulha-se, destacando também a própria fidelidade dos clientes. "Tenho empresas que estão conosco há anos. Se mantêm fiéis". Ele acredita que a fidelização foi conquistada pela qualidade, agilidade, eficiência, dedicação. "Não podemos esquecer que são 50 anos de serviços. Enfrentamos altos e baixos. Mas compartilhamos o nosso sucesso com todos aqueles que caminharam juntos com a gente", ressalta.


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