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Não basta ser o melhor. É preciso estar na vanguarda!

04 ago 2003 às 08:47

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Acompanhando a história, percebe-se que muitas das marcas pioneiras desapareceram dando lugar àquelas que se fixaram na memória do consumidor. O que fez a diferença? Qual foi o processo seletivo? A lição que se aprendeu é que a grande tarefa de qualquer marca é conseguir um posicionamento estratégico muito bem resolvido, e - principalmente - manter a coerência com este posicionamento em todos os pontos de contato do consumidor com a marca.Marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepções, já dizia Al Ries. Muitas vezes a empresa está preocupada em fazer pesquisas e "conseguir fatos". Aí seus gestores analisam a situação do mercado e, como crêem que o melhor produto vencerá a guerra, só sentem-se seguros quando concluem que estão com a carta na manga. Essa grande expectativa por parte das empresas pode se tornar apenas uma grande ilusão, pois o que conta no final é a percepção dos clientes potenciais; e em marketing, percepção é a realidade.
Percebe-se, então, que estabelecer uma liderança é fundamental em uma estratégia bem-sucedida de marketing. Mais do que demonstrar que o cliente tem como opção o melhor produto/serviço entre todos os similares à disposição, é necessário estabelecer a primazia desse produto/serviço seja qual for o argumento utilizado. Isso quer dizer que é muito mais importante ser o primeiro na percepção do seu consumidor do que ser o melhor. A questão então não é convencer seus clientes potenciais de que sua empresa tem o melhor produto ou serviço, mas sim criar uma imagem de liderança para a marca deste produto/serviço, pois a liderança tem mais importância que a qualidade na memória das pessoas.Al Ries exemplificou muito bem este conceito por meio do feito de Charles Lindbergh - conhecido como o primeiro homem a fazer um vôo solo atravessando o oceano Atlântico. Alguém lembra quem foi o segundo personagem que teve igual ousadia? Embora nosso segundo "herói" tenha tido uma performance superior à de Lindbergh, pouquíssimas pessoas saberiam responder que seu nome era Bert Hinkler. O segredo do sucesso, portanto, é entrar na mente do cliente potencial primeiro, porém, em oposição a isso a maioria das empresas estão desenvolvendo estratégias de marketing voltadas para a construção da imagem do produto/serviço melhor. Pior, algumas empresas estão baseando todo o sucesso do seu negócio em atributos funcionais, como a conexão mais rápida, a maior cobertura, o melhor design... Está na hora destas empresas perceberem que esses motes até podem funcionar em um primeiro momento. Mas será o suficiente? Com os constantes saltos de tecnologias que estamos vivenciando atualmente, o que garante que este produto/serviço não esteja ultrapassado - dentro deste atributo funcional - daqui a dois, seis ou oito meses? Pior, o que será da sua empresa se o seu principal mote - a maior cobertura, por exemplo - subitamente se tornar um atributo do principal concorrente? Sobre a Autor: Roberta Cabralé sócia-proprietária da Sapiens, empresa de consultoria em Branding. A Sapiens prega uma nova postura empresarial, colocando a marca no foco da gestão corporativa e atuando em conjunto com os fornecedores de comunicação da empresa. Sua proposta é fortalecer a marca, otimizando a comunicação com o mercado por meio da execução e manutenção de um sistema balizador que defende a essência da marca, alinhando produtos, serviços e comunicação em torno de um posicionamento claro e relevante para os consumidores.

NOVO CONCEITO EM RODIZIO DE PIZZAS E MASSAS
Inovar no segmento de rodízio de pizzas e massas. Esta é a proposta da nova opção gastronômica de Curitiba: o Restaurante Segreto. Com um ambiente moderno e descontraído, o Segreto oferece um variado cardápio de pizzas e massas, acompanhadas de molhos com sabores tipicamente italianos. Entre as novidades apresentadas pelo cardápio da casa estão os quatro tipo de massas para pizzas: de fubá de milho, a feita com batatas, a massa folhada e a tradicional, produzida com trigo. "Os molhos de nossas pizzas também são sempre cheios de segredos e variam de acordo com a criatividade do pizzaiolo", acrescenta o gerente geral do Segreto, José Carlos do Carmo.Ao sentar-se para jantar, o cliente poderá complementar o sabor das pizzas e massas com três opções de molhos: Calabrese, Golf, e Segreto - feito com cebolas raladas na manteiga e creme de leite. O restaurante ainda terá outros diferenciais, como as pizzas sazonais. Em agosto, o restaurante vai servir variados tipos de pizzas feitas com morangos, e, em setembro, pizzas com ingredientes símbolos da primavera: flores comestíveis. De acordo com José Carlos, no final do ano, será oferecida também, a pizza natalina feita com massa de panetone e frutas cristalizadas. A casa ainda possui um bar com trinta opções de drink's, carta de vinhos e aperitivos italianos, como a pasta frita e a schiaschitina (massa de pizza, molho Segreto e queijo parmesão). O Restaurante Segreto fica na Rua Guararapes, 1.810, no Água Verde, e funciona de terça à domingo, a partir das 19h. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 41- 343-3823.Serviço:Restaurante Segreto
Rua Guararapes, 1.810, no Água Verde. Com estacionamento.
Rodízio de massas e pizzas salgadas e doces: R$ 9,00

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