O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) das Faculdades Integradas Curitiba (FIC), que está comemorando 10 anos de atuação no primeiro semestre deste ano, assinou um novo convênio para atender à comunidade. Desta vez, os alunos do 7º período (4º ano) do curso de Direito da instituição estão trabalhando em parceria com o Juizado Especial do Estado, no atendimento a todos os reclamantes.
Os voluntários analisam e fazem o enquadramento legal de cada caso, elaborando a reclamação e orientando sobre qual a documentação deve ser juntada, para que possa ser dada a entrada da reclamação. Desde o início das atividades no Juizado Especial, no dia 6 de março deste ano, já foram atendidas cerca de 4.500 pessoas. São, em média, 130 reclamantes por dia que utilizam o serviço gratuito.
Os alunos, juntamente com advogados-orientadores, ajudam aos que procuram o Juizado, colocando em prática todo o aprendizado adquirido nas salas de aula. Para a supervisora do NPJ, Nádia de Carvalho Mikos, o projeto traz ainda mais benefícios aos estudantes das FIC. "Essa é a chance que eles têm de aprender mais sobre o funcionamento do Juizado Especial do Estado, que tem atendimento diferenciado. Além disso, é uma ótima oportunidade de estar exercendo a cidadania, em prol da comunidade", ressalta.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Desde 1996, quando começou a funcionar, o Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Curitiba realiza um trabalho de atendimento à população carente de Curitiba. Todas as áreas são atendidas, entre elas Direito Civil de Família, abrangendo pensão alimentícia, separação judicial, divórcio, regulamentação de visitas, medidas cautelares, interdição, sucessões (inventários, partilhas, arrolamentos), ações cíveis em geral, como reparação de danos e cobranças; Direito do Trabalho, Direito Criminal. Esses e outros ramos do Direito são atendidos pelo NPJ, de maneira gratuita.
Em 10 anos de funcionamento, já foram atendidos mais de 21 mil clientes e passaram pelo Núcleo cerca de 5 mil alunos. Além do novo convênio, o NPJ também possui um posto avançado no Juizado Especial Federal, além da sede, localizada no centro de Curitiba (Rua Senador Alencar Guimarães, 90). O telefone para mais informações é o (41) 3213-8770.