A demora das obras de recuperação da ponte sobre o Rio Itajaí-açu, localizada no trecho norte da BR-101, em Santa Catarina, vem preocupando os transportadores paranaenses. De acordo com Glênio Marcelo Cogo, diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), a previsão é que a obra - sob responsabilidade do governo federal - só termine daqui a seis meses. "A demora para a finalização desta reforma é uma agressão contra transportadores e motoristas em geral que trafegam pela região", afirma.
Desde o dia 14 de fevereiro foi interrompido o tráfego de veículos na faixa direita da pista, sentido Sul-Norte, para a execução de serviços emergenciais. As obras são para recuperar a passarela de pedestres, substituir as juntas de dilatação, e executar barreiras New-Jersey (como as que separam as pistas da BR-101 Norte), entre a passarela e a pista da rodovia, e à esquerda da ponte. Cogo ressalta que a interdição de uma das pistas tem provocado engarrafamentos diários na BR-101 e que, neste último feriado de Páscoa, houve mais de 40 km de fila.
"Sabemos da importância desta obra. Mas queremos urgência na recuperação da ponte. É imensurável a perda para os transportadores que ficam com caminhões parados em congestionamentos imensos, sem alternativa de tráfego", destaca o diretor. Para ele, o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT), e demais órgãos responsáveis pela obra, devem aumentar o número de funcionários, duplicar o turno de trabalho e refazer a sinalização no local.
Cogo enfatiza que, mesmo o DNIT afirmando que trabalham mais de 20 homens na obra, quem passa pelo local nunca vê mais do que cinco operários. "Isso é um descaso para com todos que necessitam utilizar esta via. Estamos indignados com a demora na recuperação desse importante eixo de ligação que, devido à questão portuária em Itajaí, se tornou passagem obrigatória para os transportadores", diz.
O diretor do Setcepar afirma, ainda, que o caos devido à recuperação da ponte já está interferindo no trânsito urbano da cidade de Itajaí, porque as pessoas começaram a procurar alternativa spor dentro do perímetro urbano, através do ferry-boat. "Estes transtornos estão causando revolta por parte de todos os usuários deste trecho da BR 101. Exigimos que o cronograma desta obra seja revisto", expõe Cogo.
A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, que atende ao tráfego Sul-Norte da rodovia, tem extensão de 472 metros e foi construída em 1958. Com o desenvolvimento urbano dos municípios de Navegantes e Itajaí, foi implantada, em 1993, uma passarela para pedestres na lateral leste da ponte.
Perfil do Setcepar
Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 5.000 empresas de transporte de cargas em 265 cidades do estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor, e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.