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OS 7 PECADOS VISUAIS

17 ago 2002 às 11:10

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Acreditam, por isso, que têm uma profunda preocupação mercadológica e estética.
Não se dão conta de que apesar de sempre tentarem fazer alguma coisa e até gastarem bastante com isso, acabam não vendendo um conceito positivo e forte de suas empresas. Isso acontece porque nem tudo o que eles fazem apresentam um conceito único, uma identidade visual, ou seja, suas ações não são aplicadas respeitando um padrão visual.

Pequenos pecados diários agem silenciosamente fazendo com que a identidade da empresa seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a força e pior, refletindo a imagem de uma empresa desorganizada, ultrapassada e amadora. Veja a seguir sete dicas simples que irão absorver esses pequenos pecados, largamente praticados por muitas empresas que, ingenuamente, acreditam estar praticando o bem:

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1. Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de divulgar promoções no ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com cartazes promocionais pendurados em tudo quanto é lugar?

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2.       Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da estética e do marketing, desrespeitando a tipologia, as cores ou as proporções da marca de sua empresa. Afinal de contas, por que um belo dia você pagou a uma empresa para que criasse sua marca, cercada de todos os cuidados necessários contidos em bom manual de marca?

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3.       Não seja avarento na hora de optar por um orçamento. Lembre-se de que tudo que é bom tem seu valor. Portanto na hora de decidir, pense qual será o custo versus benefício de um investimento e não apenas em escolher o mais barato. Por que você acha que a gente vê tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas e frotas pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?


4.       Não seja guloso, querendo todo o espaço só para si. Comunicações exageradas acabam funcionando contra. Entupindo os esgotos da cidade com toneladas de panfletos jogados nos bueiros ou congestionando visualmente a cidade com faixas e placas sinalizadoras espalhadas pelas ruas, sua empresa até pode se tornar conhecida, mas não exatamente da forma que dá dinheiro.

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5.       Não seja invejoso. Resista à tentação de copiar o que os outros fazem, alegando que isso é pesquisa de tendências. Não é porque uma empresa vizinha tem um luminoso gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com um coração que muda de cor, que sua empresa tem de ter um igual. Lembre-se de que a linha de comunicação das empresas nem sempre é a mesma. Principalmente se a empresa vizinha é um restaurante e a sua, uma livraria. 


6.       Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o trabalho da gráfica que você exigiu que contratassem não é admissível. Ou você acha certo aceitar que deformem a marca ou que apliquem o logotipo com cores diferentes só porque a tal gráfica que você recomendou não possui as tintas especificadas?

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7.       Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos procurando atingir clientes abaixo da cintura podem até funcionar na hora, mas a imagem da empresa fica comprometida. Para que a comunicação seja eficaz, deve apresentar uma mesma linguagem, um conceito único e claro, não ser apelativa. De que adianta colocar uma passista da escola de samba vestida com duas fitas do Senhor do Bonfim rebolando e desfilando no stand da sua empresa, se na capa do folder, estampa a foto da Rainha Elizabeth e o seu produto é destinado a matar a fome das crianças da Etiópia?


 Veja bem se a comunicação visual de sua empresa está sendo feita com olhos clínicos. Analise se a imagem da sua empresa não está sendo vítima de uma comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são exclusivos de pequenas empresas. Existe muita empresa grande que, apesar de investir fábulas na mídia, pecam na hora da venda e seus vendedores não dispõem de cartões ou blocos de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas para anotar preço, código, nome e telefone da empresa para o cliente. Então eles rasgam um pedaço de papel e escrevem ali, alguns garranchos e entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem concreta que se guarda da tal empresa é um pedaço de papel rasgado e rabiscado. Cuidado, pois você pode não estar atento, mas lembre-se, seus clientes estão!
Luiz Renato Roble é designer, consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS. E-mail: [email protected]
Serviço:
A Datamaker Designers atua desde 1986 desenvolvendo projetos em design de ambientes, gráfico, e de produto. Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa tem como diretora-executiva a engenheira civil, Raquel Roble e diretor de criação, o designer Luiz Renato Roble.
Entre os principais clientes da Datamaker Designers estão: Athletic Way, Bergerson Joalheiros, Ceopar, Chlorophylla, Círculo, Correios, Furukawa, Global Telecom, HSBS, Livrarias Curitiba, Lojas Renner, Móveis Campo Largo, O Boticário, Shopping Eldorado, Trelelê Calçados, entre outros.
Site: www.datamaker.com.br

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SHOPPING ESTAÇÃO E KENNEL CLUBE PROMOVEM EXPO-SHOW DE INVERNO


Exposição que acontece nos dias 17 e 18 de agosto vai abrigar uma série de eventos paralelos de competição entre cães de variadas raças e pedigrees.

O Shopping Estação e o Kennel Clube de Curitiba promovem neste fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, das 09h às 20h, a Expo-Show de Inverno. Serão seis exposições em um só evento: a 45ª e a 46ª Exposições Nacionais Gerais, a 21ª Exposição Pan-Americana, o 20º Mini Best in Show, a 2ª Nacional de Bulldog Inglês e a 2ª Regional de Fila Brasileiro. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Segundo João Igor Huczok, presidente do Kennel Clube de Curitiba e organizador do evento, a Expo-Show de Inverno é aberta para cães do mundo todo desde que devidamente registrados, com pedigree e ligados a entidades filiadas a Federação Cinológica Internacional (FCI). No Brasil, a FCI é representada pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), da qual a Federação Paranaense de Cinofilia e o Kennel Clube fazem parte. “O evento vai reunir criadores que objetivam cães próximos a perfeição da raça. O número de cães inscritos varia de 200 a 300 vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Ao todo serão mais de 500 troféus distribuídos durante o evento”, comenta.
Exposições
As 45ª e a 46ª Exposições Nacionais vão conceder aos cães participantes o título de Jovem Campeão, de Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro, e de Campeão Pan-Americano. As raças mais reconhecidas e melhores em suas categorias disputarão entre si, raça por raça. Entre os cães mais premiados será escolhido o Melhor da Exposição (Best in Show). As exposições serão válidas para o Ranking Brasileiro e para o Ranking da Federação Paranaense que consagrará no final do ano o Melhor Cão do Brasil e o Melhor Cão do Paraná. Os juízes destas exposições serão Luiz Fernando Ribas Silva, José Sérgio Rodrigues Palmas, Evelyne M. Ribas Silva, Elida Nei M. M. Silva, Maria Lucia Rodrigues Pereira e Luiz Paulo H. Raeder.
A 21ª Exposição Pan-americana, cujo juiz é Antonio Alves Capistrano Neto, vai conceder os títulos de Campeão, Grande Campeão Brasileiro e de Campeão Pan-americano e a 2ª Exposição Nacional de Bulldog Inglês, cujo juiz é Luiz Paulo Henry Raeder, vai selecionar o Melhor Cão da Raça Buldogue do Brasil. Já a 2ª Exposição Regional de Fila Brasileiro, juiz Virgilio de Martella Orsi, selecionará o Melhor cão referente a Raça Fila Brasileiro da Região Sul.
O Mini Best in Show, onde poderão participar apenas os cães das categorias Filhotes e Novíssimo, com idade máxima de 12 meses, também vai escolher o melhor desta modalidade. “A comissão julgadora é formada pelos juízes mais consagrados do país e cada um deles, terá uma pista de apresentação independente”, garante o presidente do Kennel Clube de Curitiba.
Curiosidades
João Igor Huczok diz que o evento também será uma grande oportunidade para aqueles que não convivem muito com cães e gostariam de aprender mais sobre estes animais, as variadas raças que existem e suas características. Ele destaca que quem visitar a exposição também poderá conhecer os chamados “cães utilidade” como os cães de caça, os cães de guarda e os de companhia. Entre os cães de caça que vão participar do evento estão o labrador, o cocker spennel, yorkshire e o dog alemão.
Conforme João Igor Huczok, o labrador, além de ser o melhor cão de guia de cego, auxilia na caça de marrecos ficando ao lado do caçador, esperando o abate da caça e depois indo busca-la nas águas dos lagos. “Esta raça tem uma aparência vigorosa, pratica natação e possui grande força na mandíbula”, explica. O cocker spennel, como o Labrador, também é utilizado em caças de busca nas águas. O Pointer Inglês e todos os chamados cães de aponte são, como o próprio nome indica, os que apontam a caça e vão busca-la após o abate.
O yorkshire caça roedores, como todos os cães do grupo dos Terrier. O dog alemão, da mesma forma que pode ser um excelente cão de guarda, também é um competente caçador de javalis. Já o grupo de cães de guarda é integrado pelos cães do tipo doberman, fila, rottweiler e mastins entre outros.
João Igor Huczok comenta que os melhores cães de companhia são os do grupo nove e também os terriers como o Lhasa Apso, Poodle, Bostom Terrier, Shi-tzu, Pequinês, o próprio Yorkshire e o Labrador.
O maior, o menor e o diferente
O maior cão participante do evento será um São Bernardo que poderá medir até 90 centímetros e pesar até 100 kg. Os menores cães são os Chihuahuas, que podem pesar até 500 gramas, e o Yorkshire, que poderá pesar 1 kg. Alguns dos cães mais raros no Brasil que irão participar são o Australian Sheeperd, o Shipperke e o Norwich Terrier.


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