Acreditam, por isso, que têm uma profunda preocupação mercadológica e estética.
Não se dão conta de que apesar de sempre tentarem fazer alguma coisa e até gastarem bastante com isso, acabam não vendendo um conceito positivo e forte de suas empresas. Isso acontece porque nem tudo o que eles fazem apresentam um conceito único, uma identidade visual, ou seja, suas ações não são aplicadas respeitando um padrão visual.
Pequenos pecados diários agem silenciosamente fazendo com que a identidade da empresa seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a força e pior, refletindo a imagem de uma empresa desorganizada, ultrapassada e amadora. Veja a seguir sete dicas simples que irão absorver esses pequenos pecados, largamente praticados por muitas empresas que, ingenuamente, acreditam estar praticando o bem:
1. Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de divulgar promoções no ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com cartazes promocionais pendurados em tudo quanto é lugar?
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2. Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da estética e do marketing, desrespeitando a tipologia, as cores ou as proporções da marca de sua empresa. Afinal de contas, por que um belo dia você pagou a uma empresa para que criasse sua marca, cercada de todos os cuidados necessários contidos em bom manual de marca?
3. Não seja avarento na hora de optar por um orçamento. Lembre-se de que tudo que é bom tem seu valor. Portanto na hora de decidir, pense qual será o custo versus benefício de um investimento e não apenas em escolher o mais barato. Por que você acha que a gente vê tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas e frotas pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?
4. Não seja guloso, querendo todo o espaço só para si. Comunicações exageradas acabam funcionando contra. Entupindo os esgotos da cidade com toneladas de panfletos jogados nos bueiros ou congestionando visualmente a cidade com faixas e placas sinalizadoras espalhadas pelas ruas, sua empresa até pode se tornar conhecida, mas não exatamente da forma que dá dinheiro.
5. Não seja invejoso. Resista à tentação de copiar o que os outros fazem, alegando que isso é pesquisa de tendências. Não é porque uma empresa vizinha tem um luminoso gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com um coração que muda de cor, que sua empresa tem de ter um igual. Lembre-se de que a linha de comunicação das empresas nem sempre é a mesma. Principalmente se a empresa vizinha é um restaurante e a sua, uma livraria.
6. Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o trabalho da gráfica que você exigiu que contratassem não é admissível. Ou você acha certo aceitar que deformem a marca ou que apliquem o logotipo com cores diferentes só porque a tal gráfica que você recomendou não possui as tintas especificadas?
7. Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos procurando atingir clientes abaixo da cintura podem até funcionar na hora, mas a imagem da empresa fica comprometida. Para que a comunicação seja eficaz, deve apresentar uma mesma linguagem, um conceito único e claro, não ser apelativa. De que adianta colocar uma passista da escola de samba vestida com duas fitas do Senhor do Bonfim rebolando e desfilando no stand da sua empresa, se na capa do folder, estampa a foto da Rainha Elizabeth e o seu produto é destinado a matar a fome das crianças da Etiópia?
Veja bem se a comunicação visual de sua empresa está sendo feita com olhos clínicos. Analise se a imagem da sua empresa não está sendo vítima de uma comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são exclusivos de pequenas empresas. Existe muita empresa grande que, apesar de investir fábulas na mídia, pecam na hora da venda e seus vendedores não dispõem de cartões ou blocos de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas para anotar preço, código, nome e telefone da empresa para o cliente. Então eles rasgam um pedaço de papel e escrevem ali, alguns garranchos e entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem concreta que se guarda da tal empresa é um pedaço de papel rasgado e rabiscado. Cuidado, pois você pode não estar atento, mas lembre-se, seus clientes estão!
Luiz Renato Roble é designer, consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS. E-mail: [email protected]
Serviço:
A Datamaker Designers atua desde 1986 desenvolvendo projetos em design de ambientes, gráfico, e de produto. Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa tem como diretora-executiva a engenheira civil, Raquel Roble e diretor de criação, o designer Luiz Renato Roble.
Entre os principais clientes da Datamaker Designers estão: Athletic Way, Bergerson Joalheiros, Ceopar, Chlorophylla, Círculo, Correios, Furukawa, Global Telecom, HSBS, Livrarias Curitiba, Lojas Renner, Móveis Campo Largo, O Boticário, Shopping Eldorado, Trelelê Calçados, entre outros.
Site: www.datamaker.com.br
SHOPPING ESTAÇÃO E KENNEL CLUBE PROMOVEM EXPO-SHOW DE INVERNO
Exposição que acontece nos dias 17 e 18 de agosto vai abrigar uma série de eventos paralelos de competição entre cães de variadas raças e pedigrees.
O Shopping Estação e o Kennel Clube de Curitiba promovem neste fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, das 09h às 20h, a Expo-Show de Inverno. Serão seis exposições em um só evento: a 45ª e a 46ª Exposições Nacionais Gerais, a 21ª Exposição Pan-Americana, o 20º Mini Best in Show, a 2ª Nacional de Bulldog Inglês e a 2ª Regional de Fila Brasileiro. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Segundo João Igor Huczok, presidente do Kennel Clube de Curitiba e organizador do evento, a Expo-Show de Inverno é aberta para cães do mundo todo desde que devidamente registrados, com pedigree e ligados a entidades filiadas a Federação Cinológica Internacional (FCI). No Brasil, a FCI é representada pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), da qual a Federação Paranaense de Cinofilia e o Kennel Clube fazem parte. “O evento vai reunir criadores que objetivam cães próximos a perfeição da raça. O número de cães inscritos varia de 200 a 300 vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Ao todo serão mais de 500 troféus distribuídos durante o evento”, comenta.
Exposições
As 45ª e a 46ª Exposições Nacionais vão conceder aos cães participantes o título de Jovem Campeão, de Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro, e de Campeão Pan-Americano. As raças mais reconhecidas e melhores em suas categorias disputarão entre si, raça por raça. Entre os cães mais premiados será escolhido o Melhor da Exposição (Best in Show). As exposições serão válidas para o Ranking Brasileiro e para o Ranking da Federação Paranaense que consagrará no final do ano o Melhor Cão do Brasil e o Melhor Cão do Paraná. Os juízes destas exposições serão Luiz Fernando Ribas Silva, José Sérgio Rodrigues Palmas, Evelyne M. Ribas Silva, Elida Nei M. M. Silva, Maria Lucia Rodrigues Pereira e Luiz Paulo H. Raeder.
A 21ª Exposição Pan-americana, cujo juiz é Antonio Alves Capistrano Neto, vai conceder os títulos de Campeão, Grande Campeão Brasileiro e de Campeão Pan-americano e a 2ª Exposição Nacional de Bulldog Inglês, cujo juiz é Luiz Paulo Henry Raeder, vai selecionar o Melhor Cão da Raça Buldogue do Brasil. Já a 2ª Exposição Regional de Fila Brasileiro, juiz Virgilio de Martella Orsi, selecionará o Melhor cão referente a Raça Fila Brasileiro da Região Sul.
O Mini Best in Show, onde poderão participar apenas os cães das categorias Filhotes e Novíssimo, com idade máxima de 12 meses, também vai escolher o melhor desta modalidade. “A comissão julgadora é formada pelos juízes mais consagrados do país e cada um deles, terá uma pista de apresentação independente”, garante o presidente do Kennel Clube de Curitiba.
Curiosidades
João Igor Huczok diz que o evento também será uma grande oportunidade para aqueles que não convivem muito com cães e gostariam de aprender mais sobre estes animais, as variadas raças que existem e suas características. Ele destaca que quem visitar a exposição também poderá conhecer os chamados “cães utilidade” como os cães de caça, os cães de guarda e os de companhia. Entre os cães de caça que vão participar do evento estão o labrador, o cocker spennel, yorkshire e o dog alemão.
Conforme João Igor Huczok, o labrador, além de ser o melhor cão de guia de cego, auxilia na caça de marrecos ficando ao lado do caçador, esperando o abate da caça e depois indo busca-la nas águas dos lagos. “Esta raça tem uma aparência vigorosa, pratica natação e possui grande força na mandíbula”, explica. O cocker spennel, como o Labrador, também é utilizado em caças de busca nas águas. O Pointer Inglês e todos os chamados cães de aponte são, como o próprio nome indica, os que apontam a caça e vão busca-la após o abate.
O yorkshire caça roedores, como todos os cães do grupo dos Terrier. O dog alemão, da mesma forma que pode ser um excelente cão de guarda, também é um competente caçador de javalis. Já o grupo de cães de guarda é integrado pelos cães do tipo doberman, fila, rottweiler e mastins entre outros.
João Igor Huczok comenta que os melhores cães de companhia são os do grupo nove e também os terriers como o Lhasa Apso, Poodle, Bostom Terrier, Shi-tzu, Pequinês, o próprio Yorkshire e o Labrador.
O maior, o menor e o diferente
O maior cão participante do evento será um São Bernardo que poderá medir até 90 centímetros e pesar até 100 kg. Os menores cães são os Chihuahuas, que podem pesar até 500 gramas, e o Yorkshire, que poderá pesar 1 kg. Alguns dos cães mais raros no Brasil que irão participar são o Australian Sheeperd, o Shipperke e o Norwich Terrier.