Com o tempo, as exigências do mercado de trabalho começaram a ficar cada vez maiores. Primeiro, as empresas passaram a dar preferência aos profissionais que, além da teoria aprendida nas cadeiras acadêmicas, conhecessem também a prática, adquirida por meio de estágios. Depois, a globalização criou a necessidade da fluência em inglês, espanhol e outras línguas, além do domínio da informática.
Agora, o mercado de trabalho está exigindo ainda mais qualificações dos profissionais que querem conquistar um bom cargo nas empresas. A especialização, que antes era uma espécie de "adorno" ao currículo, virou prerrogativa básica para disputar cargos de supervisão e gerência. "As graduações formam profissionais com uma visão abrangente sobre todas as áreas de atuação. A especialização serve para aprofundar o conhecimento numa única área específica", explica o coordenador de pós-graduação, pesquisa e extensão das Faculdades Curitiba, Carlos Luiz Strapazzon.
As especializações do tipo lato sensu são cursos de pós-graduação, com conteúdo totalmente voltado ao mercado de trabalho, diferente dos cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu), que focam a pesquisa acadêmica. De acordo com Strapazzon, os cursos do tipo lato sensu, presenciais, não dependem de autorização e reconhecimento especial para instituições de ensino superior já autorizadas pelo MEC. No entanto, devem atender todos critérios da Resolução CNE/CES 01/2001 e ter duração mínima de 360 horas/aula.
Um dos cursos dessa categoria é o Master in Business Administration, mais conhecidos no Brasil como MBA, destinados a profissionais que buscam um maior conhecimento em gestão empresarial. No início, esse curso era procurado, especialmente, por profissionais na posição de gerencia média a alta. "Hoje, o perfil dos alunos que freqüentam um MBA mudou. Há muitos alunos na fase de analista ou gerência júnior que fazem um MBA como uma aspiração para progredir profissionalmente", comenta Strapazzon.
Quem investe numa especialização para ver sua carreira deslanchar pode estar indo pelo caminho certo. De acordo com uma pesquisa realizada rotineiramente pelo grupo Catho, com 31 mil empresas e executivos, 55% das pessoas que ocupam cargo de diretoria possuem nível acima do superior. "Isso mostra claramente que os profissionais com maior nível de escolaridade progridem mais na carreira. Pós-graduação, MBAs e Extensões Universitárias são cada vez mais necessárias para o crescimento da carreira e o atendimento às necessidades das empresas. Além disso, que possui uma pós tem salários mais altos", afirma o diretor executivo do Grupo Catho – unidade Curitiba, Sérgio Cesarino.
Para preparar ainda mais os profissionais para o mercado de trabalho, as Faculdades Curitiba estão oferecendo para o mês de agosto 17 cursos de especialização nas áreas de Comunicação, Direito, Gestão, Negócios Internacionais e Turismo, sendo dois MBAs (Comunicação e Marketing e Gestão Empresarial). "Este ano, contamos com novos programas para os alunos de pós-graduação, como o projeto "Carreira de Executivo", no qual os alunos podem debater com profissionais de destaque os principais desafios da carreira executiva, e o programa de Coaching, que possibilita ao estudante estabelecer metas e resultados na carreira pessoal. Além disso, todos os nossos cursos de pós-graduação têm mais horas que o mínimo exigido pelo MEC, já que 360h são, normalmente, insuficientes para conhecer todo o conteúdo das nossas especializações", explica Strapazzon. Nesses casos, os cursos das Faculdades Curitiba possuem carga horária de 480 horas/aula – uma das exigências para que uma especialização possa ser considerada MBA no Brasil.
As inscrições para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação das Faculdades Curitiba vão até a última semana de agosto e podem ser feitas pelo site www.faculdadescuritiba.br. Mais informações pelo telefone (41) 3213 – 8755 ou 3213-8754.
TEMPORADA DE DESCONTOS AGITAM COMÉRCIO CURITIBANO
A iniciativa isolada das lojas de fazer queima de estoques de inverno logo no início deste mês apressou a liquidação conjunta de algumas lojas em Curitiba. Como por exemplo, as marcas Cori, Maria Bonita Extra e a multimarcas Bazaar Fashion, que liquidam suas coleções com descontos de 10% a 70% sobre o preço de etiqueta.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Porém, o calendário do comércio não está antecipado somente em relação à liquidação de inverno. Nesta semana começa a campanha de vendas para o Dia dos Pais. A grife VR Menswear, comandada pela empresária Graziela Fuzzo, iniciou sua temporada de descontos com peças em até 50%. A marca também parcela o pagamento em três vezes no cartão de crédito ou cinco no cheque. "Resolvemos antecipar a campanha do Dia dos Pais para aproveitar o embalo da liquidação", diz Graziela, franqueada da grife em Curitiba.