Um departamento de marketing é decisivo para o sucesso das empresas líderes de mercado em todos os segmentos da economia. Há poucos anos, ter este setor era um luxo para poucas empresas. Hoje, todas as grandes empresas já possuem um departamento de marketing em seu organograma ou sabem de sua importância. Porém, na mesma proporção em que aumentou a procura por profissionais no setor, aumentou também o nível de especialização destes profissionais. Atualmente, o mercado é dominado por verdadeiros “experts” em marketing, que são disputadíssimos pelas empresas.
Em 1997, mil brasileiros fizeram curso de pós-graduação em áreas administrativas. Hoje, 50 mil pessoas vão fazer estes cursos. “Nos anos 70, dávamos pouca importância à formação acadêmica. O mais importante era que o funcionário tivesse um bom desempenho na burocracia. Hoje, a formação vale muito”, diz Armando Pompeu, diretor de marketing do Unibanco.
Em Curitiba, existem hoje, no mínimo, 6 instituições conceituadas que formam, anualmente, uma média de 250 especialistas em marketing. Com tanto profissional qualificado, um MBA – curso supervalorizado em todas as áreas profissionais – passou a ser requisito básico na contratação de um profissional de marketing.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Desde 1997, o ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas) formou 402 alunos no MBA Executivo em Marketing. Hoje, as salas de aula possuem 69% mais alunos que no primeiro ano do curso - o que representa uma média de crescimento de 31% ao ano em número de matrículas.
O MBA em Marketing do ISAE/FGV é um curso de pós-graduação lato sensu diferente, que proporciona ao profissional a oportunidade de ser reconhecido pelo mercado. Adequado à nova metodologia do ISAE, que é composta por atividades que integram ensino, consultoria e pesquisa, o curso aborda temas como planejamento estratégico, gestão de produtos e marcas, gestão de vendas e negociação comercial, comportamento do consumidor, pesquisa e administração de marketing, gestão de serviços e endomarketing, logística e distribuição, propaganda e promoção, marketing direto, formação de preços, finanças e e-commerce.
A instituição oferece ainda outros diferenciais, como os módulos de Empreendedorismo e Ética e Responsabilidade Social, e o módulo opcional Metodologia no Ensino Superior, recomendado para quem quer seguir a carreira acadêmica. O aluno conta ainda com as Oficinas do Conhecimento, que trazem aulas interativas sobre aprendizagem, produção científica e comunicação.
O MBA do ISAE/FGV é dirigido a profissionais de nível superior interessados em atualizar e ampliar seus conhecimentos na área de marketing. O curso visa dar aos participantes instrumentos de marketing que orientem a empresa para o mercado, aplicando os conceitos no seu dia-a-dia, identificando e selecionando oportunidades de mercado e trazendo soluções inovadoras que resultem em vantagens competitivas para a organização em que atuam ou que planejam atuar.
Para o Gerente de Relações Corporativas da Renault do Brasil Celso Zem, que cursou o MBA em Marketing em 2002, o curso valeu a pena pelos relacionamentos e pelos professores, que realmente atuam no mercado e trazem suas experiências. "Todas as ferramentas de marketing foram extremamente importantes para mim, pois as utilizo diariamente em meu trabalho. O curso me deixou muito satisfeito, afirma.”
Sob a coordenação do Professor Luis Carlos Sá, o MBA será ministrado em Curitiba e Londrina e terá início em março. As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, das 18 às 23 horas em Curitiba, e às sextas e sábados, no mesmo horário, em Londrina. A carga horária total é de 400 horas/aula. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro, nas sedes do ISAE/FGV. Mais informações podem ser obtidas no portal www.fgvpr.br ou pelo telefone 0800 645 2211.