Uma nova ferramenta de marketing vem surgindo na fuselagem dos aviões. Agora as empresas podem contar com uma mídia diferenciada, de alto impacto e que garante uma grande visibilidade à marca, já que uma aeronave decola e pousa no mínimo 16 e no máximo 26 vezes ao dia em diferentes aeroportos do país.
A Rio Sul deu início a esse projeto com uma empresa que tem a sua sede no Paraná. Desde segunda-feira (01) a marca da montadora francesa está estampada em dois Boeing 737 nas linhas de São Paulo para Curitiba e Porto Alegre. Os aviões levam grandes adesivos com fotos do carro de passeio Scénic e do Fórmula 1. O contrato entre a companhia aérea e a Renault é de três meses e prevê ainda o uso de mais duas aeronaves. A Rio Sul oferece seus 20 Boeing 737 para a comercialização.
Além da parte externa, ações de marketing podem ser desenvolvidas na parte interna do avião, como por exemplo, estampar a marca de um cliente nos encostos de cabeça, nos copos, na contracapa do bilhete de passagem, na etiqueta da bagagem etc. Ações envolvendo sorteios e degustações também podem ser criadas.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
A Mídia a Bordo, como o projeto inicialmente foi batizado, chama a atenção do passageiro por se tratar de ferramentas que estão em total contato antes, durante e depois do vôo. Na sala de embarque o passageiro precisa segurar o cartão de acesso; quando está entrando no avião a visualização dos encostos de cabeça é automática enquanto procura a poltrona; durante o vôo é normal aceitar algo para beber; e no desembarque, assim como aconteceu no momento do embarque, a marca estampada na fuselagem brilha aos olhos. Outro fator importante é que os vôos da Rio Sul têm duração média de 60 minutos, o que garante dispersão zero.
No caso da Rio Sul o público é composto por executivos, empresários, profissionais liberais e formadores de opinião com idade entre 25 e 45 anos, sendo 74% com nível superior completo e 78% viajando a negócios. O fluxo mensal de passageiros da companhia é de 300 mil.
CURTA DURAÇÃO
Estão abertas as inscrições para o curso "Gestão de Responsabilidade Social Corporativa", do ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas). O módulo faz parte do programa de GBA (Global Business Administration), voltado à Gestão de Responsabilidade Social.
O curso de curta duração é ministrado em 20 horas/aula, pela professora Patrícia Almeida Ashley, autora do livro-texto Ética e Responsabilidade Social nos Negócios, publicado pela Editora Saraiva, em 2001.
O GBA vai apresentar ferramentas para a elaboração de planos de ação para direcionar a empresa para uma cultura de responsabilidade social, além de mostrar mecanismos de avaliação de desempenho dos projetos, como o balanço social.
As aulas acontecem nos dias 15 e 16 de abril, das 8h às 17h, e no dia 17, das 8h às 12h, na sede do ISAE/FGV (Av. Comendador Franco, 1.341). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800-414232 ou pelo portal www.fgvpr.br.