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Ronald Dauscha assume diretoria da Siemens no Brasil

03 jun 2002 às 09:14

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Depois de receber a notícia que, ainda este ano, será nomeado Comendador pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o diretor regional da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e Cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Hans Gerhard Schorer, aposenta-se da Siemens e passa o cargo de diretor de gestão de tecnologia para o então gerente-geral de engenharia e qualidade da unidade fabril e logística para equipamentos de telecomunicações, Ronald Martin Dauscha.
O departamento visa disponibilizar para as várias áreas de negócio da empresa metodologias de inserção e aprimoramento da variável tecnológica nos produtos, serviços e processos da Siemens.

Além de comandar a CT (Corporate Technology – denominação da área), Dauscha passa a coordenar o Comitê Executivo de Gestão de Tecnologia e também participa do Coselho Deliberativo de Tecnologia – órgãos criados na empresa para reforçar ainda mais a importância do avanço tecnológico e inovação constantes na organização. O diretor pretende também orientar não só a área de telecomunicações, mas todos os demais setores da organização, na obtenção de fundos para a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

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Dauscha tem 18 anos de experiência na Siemens e já passou por seis áreas diferentes até chegar ao cargo atual. O executivo é formado em engenharia elétrica pela USP e possui especialização em administração industrial pela UFPR, MBA gerencial interno pela Siemens e MBA em finanças empresariais pelo ISAE/FGV. Além disso, Dauscha já trabalhou quatro anos na Siemens em Munique, na Alemanha, no desenvolvimento de sistemas de transmissão.

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No Brasil, o setor de Gestão Corporativa de Tecnologia (CT) da Siemens foi criado em 1999 e está localizado na Cidade Industrial de Curitiba (PR), junto ao Centro Integrado de Tecnologia e Software (CITS). O departamento atua fortemente junto à universidades, centros de pesquisa e governo.

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Hoje, a Siemens é reconhecida como uma das corporações que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento no mundo (cerca de 5,6 bilhões de euros anuais). A filial brasileira adapta produtos e soluções provenientes da Alemanha à realidade nacional e ainda desenvolve e exporta iniciativas locais, que já são adotadas mundialmente.


Como se não bastasse, a empresa passou para o papel o que já coloca em prática há anos e lançou, em parceria com o Cefet Paraná (Centro Federal de Educação Tecnológica), o livro "Tecnologia, Estratégia para a Competitividade – Inserindo a variável tecnológica no planejamento estratégico – O caso Siemens". A obra é uma importante ferramenta de auxílio a estudantes e empresas no planejamento estratégico de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, já que a literatura nacional disponível nesta área ainda é escassa.

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COPA DO MUNDO – MOBILIZANDO O MUNDO DO MARKETING



É durante grandes eventos como a Copa do Mundo, que se torna visível a ágil movimentação do Marketing. Além de multinacionais, certamente com mais experiência na utilização deste tipo de estratégia, empresas de médio e pequeno porte vêm adquirindo experiência a fim de lutar por seus clientes e atingir o maior número de consumidores. Foi-se o tempo que apenas os grandes se sobressaíam com ótimas idéias promocionais,

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Por ser uma ocasião de plena mobilidade no Brasil, nada mais certo do que utiliza-la para lucrar. As ações de Marketing que estão em andamento neste momento de grande expectativa no país, acabam conseguindo atingir seus objetivos de venda.


Coca-Cola, McDonald’s, Guaraná Antártica, etc, são algumas das empresas que tentam tirar maior proveito deste momento de euforia. Fora outros patrocinadores, que pagam a quantia que for para reposicionar sua marca. Os refrigerantes optaram pela promoção onde quem consome mais tem mais chance de ir á Copa ou ganhar prêmios em dinheiro. O McDonald’s preferiu agregar ao seu cardápio sanduíches diferenciados. São 7 novos sabores apresentados um por dia. A empresa americana não parou por aí. Maximizando ainda mais os resultados, agregará o tema futebolístico ao seu famoso McLanche Feliz, um dos mais consumidos, e ainda transmitirá os jogos pelos seus monitores distribuídos por todo país.

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Não tendo verba suficiente para bancar viagens e boladas homéricas para seus consumidores, pequenos empresários vêm investindo em chamarizes aproveitando esse acontecimento. Este é o caso de um pequeno café localizado no Design Center Batel em Curitiba, a cafeteria Zimmer. O proprietário criou receitas especiais para o período da Copa: pães de espinafre e tomate, doces com as cores da bandeira. As cores dos pães, verde e amarelo, se revelam muito mais que o gosto, e pelo formato de bola de futebol mostram que vão fazer sucesso. Além dos novos sanduíches, especiais para a Copa, acafeteria transmitirá o jogo para os funcionários e visitantes do Design.


Quem não tem conseguido alcançar aumento de vendas com a Copa, são as empresas de turismo, que previam a venda de 10mil pacotes e até agora só tiveram garantidos 500. Por conseqüência, as telefônicas que pretendiam vender roamings para os viajantes se surpreenderam com o interesse de apenas 100 dos 15 milhões de clientes, inviabilizando a idéia.

Apesar de muito movimentado, o marketing no Brasil ainda sofre uma enorme carência em relação aos países de primeiro mundo. Empresários custam a entender os benefícios destas estratégias, sejam elas marketing direto, benchmarking, endomarketing, ações publicitárias e outras. Estas ações fracassadas refletem a falta de experiência e a perda de oportunidade em ampliar negócios. Talvez por ser o Marketing um mercado novo no Brasil, ainda passe por certa dificuldade de aceitação. DESIGN CENTER BATEL
AV. BATEL, 1750 FONE (41) 244-1782


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