Em 2004, a Associação Brasileira de Franchising registrou um crescimento de 9%, mesma taxa estimada para este ano. A taxa de crescimento mostrou que o setor está conseguindo driblar a estagnação econômica, mostrando resultados importantes inclusive na geração de empregos.
Dados da última pesquisa realizada pela Associação revelam que o setor de alimentação reúne o maior número de franquias. Um exemplo é a Pizza Hut de Curitiba, que obteve um crescimento de 15% nas vendas no ano passado. De acordo com a franqueada na cidade, Paula Ávila, o sucesso do negócio está relacionado a vários fatores: "conhecimento do mercado, apoio do franqueador, equipe bem treinada e foco na qualidade de produtos e serviços". Ela afirma também que aliar criatividade e qualidade ajudam a driblar a estagnação econômica, além da "constante avaliação do mercado, da expectativa e desejos dos clientes".
A franqueada das marcas Spezzato e Rosa Chá em Curitiba, Francelli Cavalca, acrescenta que "ter uma marca forte ajuda muito no sucesso de uma franquia, mas não e tudo. É essencial que o produto seja sempre de qualidade e traga inovações". Segundo ela, a empresa cresceu cerca de 20% em 2005. Para a proprietária da loja Maria Bonita Extra em Curitiba, Vivian Yuri Mori, o trinômio: bom produto, boa equipe de vendas e boa gerência é o segredo do sucesso. "Um trabalho competente aliado a um produto de qualidade sempre gera resultados", afirma. Consciente da forte concorrência, Vivian também aposta na fidelização do cliente e na valorização da marca.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
"O franqueado representa o franqueador em sua cidade, por isso deve conhecer e passar corretamente o conceito da marca. Já o franqueador fornece todo o suporte para a operacionalização da loja", explica a franqueada da VR em Curitiba, Graziela Fuzzo, cuja franquia cresceu 10% em 2005.