Depois de conquistar o prêmio de melhor banda do último festival Heineken Blues, realizado em Curitiba, e fechar 2001 com mais de 150 shows em todo o Brasil, a Soulution Orchestra dá mais um passo rumo ao sucesso. A banda lança seu primeiro CD, com oito músicas escolhidas a dedo por cada um dos integrantes. O lançamento oficial, aberto ao público, aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, no Original Café, em Curitiba.
De acordo com o vocalista e fundador da banda, Zé Rodrigo, "algumas faixas, como My Girl e I Got You (I Feel Good) são as preferidas do público – aquelas que não podem faltar em nenhum show", afirma. Outras, como New York New York e Theme From James Bond são clássicos que receberam arranjos diferentes da banda curitibana.
O CD contou também com a participação especial da cantora curitibana Anna Toledo, que mora atualmente em São Paulo, onde gravou um CD de MBP e faz sucesso com uma banda de jazz. A única voz feminina do CD aparece na música Ain’t no Mountain High Enough, consagrada na voz de Marvin Gaye, que ganha uma versão de "big band".
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A música já está em segundo lugar entre as mais pedidas nas rádios de Santa Catarina, onde o grupo fez os últimos shows antes do lançamento oficial do CD. Em Curitiba, a Rádio Jovem Pan já está tocando I Got You e, depois da transmissão digital ao vivo do pré-lançamento do CD (fato inédito na história da rádio), dia 14 de maio, a Transamérica FM deve tocar as músicas da banda na programação diária. O pré-lançamento também foi transmitido simultaneamente pelo site da rádio, já que a festa foi restrita a convidados.
Segundo Zé Rodrigo, a Soulution transformou-se num negócio. "Não é uma banda de passatempo. Muitos de nós estão deixando seus outros empregos e se atirando de cabeça naquilo que é realmente o que mais gostamos de fazer: tocar", explica o vocalista, que também administra os negócios da banda.
Ele mostra que, mesmo com as dificuldades de transporte e hospedagem de um grupo tão grande (formado por sete integrantes fixos, um auxiliar de show e mais quatro músicos contratados), a Soulution, formada em junho de 2000, conseguiu pular de 80 shows, no primeiro ano, para mais de 150, em 2001. Cada show custa, em média, R$ 2,5 mil, podendo variar de acordo com o estilo do evento, duração e número de pessoas.
No início de 2002, a banda dedicou-se às gravações do CD. Por isso, foram feitos apenas 40 shows, nos quatro primeiros meses, no Paraná e Santa Catarina. Entre maio e junho, a Soulution fará uma turnê de 20 shows em casas noturnas de Curitiba. Nesse período, o CD só estará à venda durante as apresentações, por R$ 10,00. Após 15 de junho, o CD já pode ser encontrado nas lojas e a banda parte para uma turnê nacional, a começar por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Por onde passa, o grupo é identificado pelo ritmo contagiante da música negra norte-americana (soul e swing dos anos 50), tocado e interpretado no palco com coreografias animadas, que fazem da apresentação uma mistura de show e teatro. Por isso, Zé Rodrigo acredita que o CD da banda só tem valor para quem já assistiu o show ao vivo. "O apelo da Soulution é 65% visual, pelas coreografias e figurino".
Além das músicas do CD, o repertório da big band inclui sucessos consagrados de The Commitments, Blues Brothers, Marvin Gaye, Elvis Presley, Areta Franklin, Ray Charles, Steve Wonder, entre outros. Além do vocalista Zé Rodrigo, fazem parte do grupo o tecladista Moacir Bobb Jr., o trompetista Karl Rogers Müller, o baixista Fabiano Cordoni, o baterista André Ricciardi, além de Renato Lage no sax alto e Márcio Rangel no sax tenor.
Depois da gravação do primeiro CD, a banda passa a se apresentar com 11 músicos, sendo quatro contratados: o trompetista Reginaldo Pascoal, o trombonista Jiraya (ex- Boi Mamão), o guitarrista Ronaldo Panzoni (que fez parte da primeira formação da Soulution) e a única mulher da banda – a saxofonista Ariane Zolner.
Moacir Bobb Jr., integrante da banda desde a sua formação, lembra que a Soulution fez os primeiros shows com 14 músicos. "É claro que quanto maior a equipe, maiores os custos e também as divergências internas", afirma o tecladista. Por esse motivo, a Soulution já passou por inúmeras formações, até chegar à atual.
CONCEITO INÉDITO
Chega ao mercado local a INEO Brasil, holding formada com o objetivo de agregar forças de quatro empresas e prestar serviços em conjunto na área de tecnologia, mais especificamente na internet. O projeto - inédito em Curitiba - é integrado pelas curitibanas Inova Internet & Design (responsável pela criação e web design), WO Intelligence (consultoria, planejamento e web marketing), Imax Studio (animação, efeitos especiais e multimídia) e Ini'it Technologies (sistemas,soluções de alta performance e softwares).
RESPONSABILIDADE SOCIAL E O EMPREENDEDORISMO
Evento visa integrar os universitários à realidade do mundo empresarial
A valorização das empresas sobre a gestão responsável socialmente fez com que a ADVB-PR promovesse o IV Top Universitário sob o tema “Responsabilidade Social na Visão Empreendedora”. O evento, que acontecerá em agosto, reunirá cerca de 100 mil alunos de todo o Paraná.
Segundo o presidente da entidade, Onez Mário da Silva, a postura empresarial da ADVB-PR oportuniza a aproximação dos universitários ao mundo real das empresas. Dentro do tema responsabilidade social, o candidato deverá desenvolver projetos viáveis e auto-sustentáveis que visem um benefício social. A avaliação será feita baseada em critérios como inovação da idéia, apresentação, viabilidade, metodologia e impacto social. “Desta forma, teremos uma visão real do que o projeto propõe e se é possível implantá-lo”, completa o presidente.
A ADVB-PR disponibilizará 10 mil reais para a implementação do case vencedor. “Temos convicção do enorme potencial de nossos universitários, precisamos apenas estimular o espírito empreendedor para que estes se tornem grandes empresários, principalmente, com uma visão clara sobre a importância da Responsabilidade Social”, explica Onez. De acordo com o regulamento do concurso, a implantação deverá ocorrer no prazo de seis meses. Além disso, os cinco primeiros colocados irão receber, entre outros prêmios, um curso de pós-graduação/extensão, um curso de idioma e a assinatura anual gratuita da Revista Veja. Também fará parte da premiação a doação de R$ 2.500,00 em vale-livros feita pelas Livrarias Curitiba, que serão distribuídos entre os ganhadores.
HOJE ESTRÉIA NOVA CAMPANHA DE ICMS DO GOVERNO ESTADUAL
O Governo do Paraná está dando continuidade à campanha que informa a população sobre o ICMS arrecadado das indústrias instaladas no Estado há sete anos, lançada em abril deste ano. A segunda etapa, que é protagonizada pelo ator Paulo Betti e começa a ser veiculada hoje à noite (22/5), pede aos paranaenses que escolham as áreas que devem receber prioritariamente os recursos recolhidos. São 900 milhões de reais, que serão empregados em saúde, educação, segurança e infra-estrutura.
A ação tem uma estratégia de comunicação diferenciada. Além das peças publicitárias – dois filmes de 60 segundos, spot para rádio e dois anúncios –, a campanha oferece à população a possibilidade de votar e participar da escolha das áreas prioritárias que deverão receber os investimentos da poupança da industrialização.
No rádio e na TV, o ator Paulo Betti indica dois números de 0800. Num deles a população escolherá as obras mais importantes que devem ser realizadas no Estado. No segundo número são apresentadas opções de votação para as obras mais importantes em cada município.
A ação também prevê a integração de outras ferramentas de comunicação. Nas seis principais cidades do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel), a Master Promo, braço promocional do grupo Master, desenvolverá blitze em pontos de grande fluxo de pedestres. Em cada um desses pontos, urnas volantes serão instaladas e a população, através de uma cédula de votação, poderá fazer a sua escolha.
Além de promoção, também será utilizado o marketing direto. Uma cédula de votação será enviada a todos os integrantes do mailling de consumidores residenciais de energia elétrica do Estado. O cidadão poderá enviar o seu voto através de uma carta-resposta gratuita. A ação será complementada por um hotsite, www.votaparana.com.br.
Ao final, a estratégia de comunicação ainda prevê a apresentação parcial dos resultados da votação.