Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um pé lá, outro cá

19 out 2004 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de brindes no Brasil nunca esteve tão em alta. Em 2003, segundo a Associação Brasileira de Brindes – ABRINDE, o setor gerou R$ 4 bilhões e o montante pode ter sido ainda maior. De acordo com o diretor administrativo da entidade, Marcelo Chaves, muitas empresas produzem brindes em caráter informal, sem emitir nota fiscal e, por isso, o levantamento de quanto elas faturam não é exato. Certa é a carona (bem sucedida) que empresas de outros ramos pegam com o mercado de brindes. A Vanfix Plásticos, instalada em Curitiba, produz baldes, jarras, copos e outras utilidades domésticas e exporta aproximadamente 40% da produção mensal. Apesar de bem posicionada nesse segmento, a indústria também fabrica canecas plásticas personalizadas, que são distribuídas como brindes por seus clientes. "O brinde é um mercado rentável para nós; cerca de 25% das canecas produzidas mensalmente pela Vanfix são para ese segmento", afirma Guilherme Vanzin, vice-presidente da empresa, que pertence ao Grupo Vanzin Industrial. Atualmente, a produção mensal atinge 200 mil peças e a máquina com o molde da caneca estilo americano (a mais solicitada) fica parada apenas 10 horas mensais por conta da manutenção.

Segundo Chaves, existem no Brasil 3.500 fábricas de brindes e 70% delas estão instaladas nas regiões Sudeste e Sul. O caso da Vanfix Plásticos, segundo ele, é usual. "Em muitos casos, a produção de brindes funciona como um braço da empresa. É uma linha nova de trabalho que gera resultados positivos para o empresário", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além de atender empresas como Renault, TIM, Petrobrás, Oi, Frimesa e outras instaladas no Brasil, a Vanfix também recebe propostas do mercado externo. A justificativa é o baixo preço da mão-de-obra brasileira. "Chegamos a receber uma proposta de uma empresa norte-americana que queria um milhão de canecas promocionais. Não pudemos atender, pois se não trabalharíamos só para isso e corríamos o risco de não dar conta", lembra Vanzin.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica

A vantagem da caneca como brinde, segundo Vanzin, é que ela é uma propaganda eterna. "Como a tinta não descasca e o plástico é de longa durabilidade, a caneca sempre vai manter o nome da empresa vivo", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo