Curitiba apresentou o segundo menor IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no setor de transportes, em relação a outras capitais brasileiras. Um dos produtos que contribuíram para a deflação foi o automóvel usado, com índice de -2, 11%.
Na pesquisa da Fundação Getulio Vargas, Curitiba registrou queda de 2,20% nos preços desse grupo. A média nacional no setor de transportes foi de –1,44% e todas as capitais analisadas apresentaram deflação, com exceção de Goiânia, que registrou alta de 1,89%. O resultado dessa queda de preços refletiu diretamente nas vendas de veículos seminovos.
Segundo dados da ASSOVESP (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores Usados) e Sindiauto (Sindicato do Revendedores de Veículos Automotores Usados no Estado de São Paulo), as vendas de veículos usados aumentaram 3,84% em fevereiro.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Na Le Lac, revenda Peugeot de Curitiba, esse número foi ainda maior. A comercialização de seminovos cresceu 5,2%, no mês passado. De acordo com o diretor da concessionária, Marcos da Silva Ramos, os modelos completos são os que mais atraem os consumidores. "O motorista pode ter, por um preço atrativo, um carro praticamente novo e com todos os acessórios", comenta.
A redução gradativa dos juros também é um atrativo. Ramos explica que "as taxas menores contribuem para que as vendas aumentem, já que incentivam a compra através de financiamento". Em fevereiro, a participação dessa forma de pagamento na compra de veículos usados chegou a 79%, superando o índice recorde de 75%, de novembro de 2000.
De acordo com cálculos do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o mercado potencial de veículos usados é estimado em 36% do total da frota circulante, e a relação de venda é de um veículo novo para cada três usados. Além disso, 69% dos consumidores de veículos seminovos trocam de carro a cada 2 anos e 66% pagariam mais por um carro revisado e com garantia.
Ramos comenta que as concessionárias são responsáveis por mais de 20% dos veículos seminovos comercializados. Em 1995, eram apenas 5%. "Hoje o cliente procura um carro usado que esteja perto das características do carro zero-quilômetro, por isso oferecemos até a mesma garantia para os dois", explica.
O programa Seminovos Plus da Peugeot dá um ano de garantia para automóveis com até três anos de uso, tanto para os modelos da marca, quanto para nacionais ou importados de outras montadoras.