Preocupados em obter uma maior qualidade de vida, e conseqüente melhoria de suas condições de saúde física e mental, cresce no Brasil o número de adeptos à utilização de produtos saudáveis. Na onda desse crescimento é preciso levar em conta todos os perfis de consumidores: os vegetarianos (que não se alimentam de carne), os vegans (que não se alimentam de nenhum produto que causou a morte de um animal), os lacto-ovo-vegetarianos (que não comem carne, mas consomem produtos de origem animal, como ovo e laticínios), os consumidores de produtos light, os consumidores de produtos diet (próprios para diabéticos), e até mesmo os que também "alimentam" o espírito.
O problema é que não é fácil encontrar um estabelecimento que reúna tantos itens diferenciados num só local. Isso agora não é mais problema - ao menos para os curitibanos. A Via Verde, franquia do Rio de Janeiro com mais de 40 anos de mercado, acaba de inaugurar a sua primeira loja no Shopping OMAR em Curitiba. Lá é possível encontrar uma linha bastante variada de produtos light, diet, fitoterápicos (à base de plantas), suplementos alimentares, cereais, pães e biscoitos integrais, chás, mel, cosmética natural, refeições congeladas, ou seja, tudo o que uma pessoa necessita para manter um corpo saudável.
A Via Verde também oferece uma linha para mente, mais ligada ao lado esotérico, que tem desde anjos, bruxas,santinhos, até incensos, aromas, pedras, etc., confirmando a crença de que "mente sã, corpo são". Toda essa preocupação com a variedade na quantidade de itens a oferecer tem uma explicação. Foi a partir de uma experiência pessoal dos sócios-proprietários da Via Verde, o casal Cristina Cabral e Carlos Lamarca. Ambos estavam 20 quilos acima do peso e passaram por um trabalho de reeducação alimentar. Depois que começaram a consumir produtos light, diet e integrais verificaram que Curitiba era carente de lojas especializadas em produtos saudáveis. O casal levou um ano pesquisando sobre essa área e quando conheceram uma unidade da Via Verde no Rio de Janeiro, surgiu a idéia de trazer a franquia para Curitiba. A escolha do ponto-de-venda também foi proposital. "Escolhemos o Shopping Omar, porque é um shopping que consegue atrair todo tipo de público, desde estudantes, empresários até os moradores mais antigos da região central. Os idosos optam por estar num local que oferece tranqüilidade e maior segurança para suas compras, além da facilidade de estacionamento", diz Cristina Cabral.
Um outro diferencial da loja é a possibilidade de o cliente fazer um lanche ali mesmo. Os tipos de salgados são bem variados, como por exemplo: sanduíches e salgadinhos integrais, kibes feitos com ricota, tortas de peru light, entre outros. São mais de 20 sabores de sucos, chás, cerveja sem alcóol, e para os apreciadores dos doces, existem diversas opções, inclusive os doces sem açúcar, como o brigadeiro diet e bomba de chocolate diet. Há também um espaço com mesas e cadeiras para que os clientes possam consumir o lanche sem pressa.
A Via Verde começou como uma farmácia de manipulação. Há oito anos mudou o conceito e transformou-se em uma loja de produtos saudáveis. A matriz da Via Verde fica em Petrópolis, e a franquia já possui rede com oito lojas espalhadas pelo Brasil.
Serviço: Via Verde (Shopping OMAR - Loja CA 35 - Rua Comendador Araújo, 268 - (41)3015-4326).