Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A cor dos dentes e o sorriso. Clarear ou não?

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O clareamento dental está entre as principais iniciativas que podem conferir uma melhora na estética e no bem estar das pessoas. Um sorriso mais branco traz consigo a impressão de limpeza, juventude e beleza. Mas o que é o clareamento dental?

O clareamento dental é o procedimento que visa restabelecer a cor clara dos dentes, buscando um resultado o mais próximo possível da cor original. Existem muitos motivos para a alteração da cor do esmalte dos dentes. O consumo excessivo de café, vinho tinto, chás, refrigerantes tipo cola e chocolate pode causar esse escurecimento. Tabaco, antibióticos, fluorose e tratamentos de canal também têm efeito adverso sobre a coloração natural dos dentes. Traumatismos e condições genéticas também podem causar o escurecimento dos dentes. A idade também é um fator que contribui para essa alteração.
Atualmente, esse escurecimento pode ser combatido com diversas técnicas de clareamento dental. O branqueamento pode ser conseguido através da aplicação de produtos ou a utilização de equipamento LASER. Manchas causadas por alimentos, placa bacteriana ou cigarros podem ser retiradas ou diminuídas através de tratamentos específicos que o dentista está preparado para orientar e realizar em consultório.
Dentes amarelados, com alteração de cor por tratamento de canal ou manchas leves causadas por antibióticos podem ter sua cor restaurada através do clareamento e a aplicação ou não de LASER em consultório (consulte um profissional). O dentista também pode recomendar que o tratamento seja feito mais lentamente – nesse caso, o paciente será instruído a aplicar produtos especiais em uma moldeira que deverá ser utilizada durante certo tempo. Esse tipo de procedimento permite que o dentista vá acompanhando os resultados até chegar a uma coloração satisfatória. Em casos graves em que não se conseguem resultado com os métodos conhecidos, podem ser feitas restaurações estéticas especiais que recubra os dentes com materiais da cor adequada.
O efeito do LASER tem sido a forma mais rápida – um clareamento a LASER leva em media uma ou duas sessões de 40 minutos. Um tratamento convencional em consultório pode levar até três ou quatro semanas. No tratamento a LASER não é necessário o uso de moldeiras e o LASER é seguro para essa finalidade.
De modo geral, manchas amarelas ou amarronzadas são clareadas mais facilmente do que manchas azuladas ou acinzentadas. Restaurações e próteses não podem ser clareadas por LASER, já que ele só age sobre o esmalte natural dos dentes. Para recuperar próteses com problemas de cor a solução é fazer uma nova prótese ou restauração.
Vale a pena fazer uma consulta preliminar com seu dentista e tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos e as diversas formas de tratamentos – que se realizadas por profissionais capacitados são extremamente seguras. O clareamento dental é o tipo de tratamento cujo resultado é fácil de avaliar, então hoje você ficou sabendo o que é possível de ser feito, agora é só voltar a sorrir!

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade