Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Aftas Bucais: Um incêndio na boca

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

São pequenas, mas incomodam muito. Ainda que se desconheça as suas causas de uma forma exata, sabe-se que o fator emocional influencia em sua aparição. Existem técnicas naturais e farmacêuticas que aliviam a dor, se recomenda o diagnóstico profissional para descartar ou detectar a presença de patologias subjacentes das quais podem ser um dos sintomas.

Mas vamos falar sobre elas...Trata-se das universalmente conhecidas aftas bucais. As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada. É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca e, raramente, na garganta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As menores e brandas geralmente aparecem em grupos, e usualmente desaparecem em dez dias sem tratamento e não deixam seqüelas. As úlceras aftosas mais graves são menos comuns, demoram várias semanas para desaparecerem, necessitam tratamento e podem deixar cicatrizes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Herpes infantil: quais são os riscos?

Imagem de destaque

Diabetes pode ser identificada no consultório odontológico

Imagem de destaque

Existe um cardápio durante o tratamento ortodôntico?

Imagem de destaque

Cárie, doença transmissível e infecciosa


Diferentes Tipos

Publicidade


Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, predisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.


Podem ser classificadas como:

Publicidade


- Primárias: quando o agente causador se encontra na boca. Por exemplo: medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antisépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus, bactérias, etc.
- Secundárias: quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, e também por reações medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.
- Estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustrante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais freqüente nas mulheres e se reconhece uma certa predisposição hereditária.


É importante distinguir as aftas (necrose profunda) das bolhas do herpes (vesículas superficiais), assim como também das úlceras traumáticas provocadas por dentes mal posicionados, bordas cortantes de dentes cariados, próteses deterioradas e não adaptadas que produzem constantes ulcerações da mucosa podendo dar origem a formações cancerígenas.

Publicidade


O diagnóstico profissional


Trata-se de um problema freqüente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. É lógico que o tratamento depende da causa e que a causa deva ser investigada por um especialista, por meio de uma adequada história clínica e um completo exame do paciente. As aftas de origem secundária necessitam tratamento da causa específica.


No caso das aftas recidivantes o profissional odontólogo poderá indicar um hemograma completo para descartar anemias, e exames parasitológicos de fezes, devido às possíveis relações com parasitoses intestinais. Exames de acidez bucal também podem ser indicados, além de existir uma relação também com insuficiências vasculares. Entender sobre a dieta do paciente, alergias alimentares, e sobre freqüentes estados de stress emocional também é um dos caminhos para o tratamento correto, pois se tem demonstrado que as aftas são o resultado de um processo complexo. Quanto melhor estiver o paciente do ponto de vista clínico, melhor estará sua mucosa.

Ainda que não haja uma cura definitiva para as aftas - já que podem reaparecer em pacientes com pré-disposição - recomenda-se certas medidas gerais tanto para prevenção como para aliviar à dor e em alguns casos, o profissional receita alguma pomada ou medicamento tópico para aplicar diretamente nas aftas. Então se as aftas são fatores constantes em sua vida, procure um profissional para avaliar e investigar todas as questões possíveis que possam estar levando ao aparecimento constante... Provavelmente o sofrimento será amenizado!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade