Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Crianças obesas e o desenvolvimento dos dentes

13 ago 2013 às 19:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos Estados Unidos existe uma preocupação muito grande quanto à obesidade infantil. O país do fast-food e da comida gordurosa gasta bilhões de dólares todos os anos com doenças relacionadas a obesidade. Agora surgem alguns estudos relacionando os efeitos negativos de uma dieta rica em gordura e carboidratos no desenvolvimento da dentição das crianças.

A revista americana Obesity divulgou um estudo relacionando a obesidade infantil com erupção de dentes de leite e permanentes. A análise transversal, que analisou a ligação entre obesidade e erupção dentária, verificou que os dentes de crianças obesas irrompem mais cedo do que aqueles de crianças não obesas. As crianças obesas têm em média 1,44 dentes a mais que a erupção do primeiro grupo (p < 0,0001).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Obesidade infantil e problemas nos dentes A disparidade foi ainda maior entre as idades de 10 e 11 anos, quando as crianças obesas apresentaram uma média de 2,7 mais dentes e uma média de seis dentes permanentes. Essa erupção dentária antes do tempo preocupa os dentistas pois os dentes acabam ficando expostos aos fatores de risco de cárie mais precocemente e a probabilidade de má oclusão é maior.

Leia mais:

Imagem de destaque

Herpes infantil: quais são os riscos?

Imagem de destaque

Diabetes pode ser identificada no consultório odontológico

Imagem de destaque

Existe um cardápio durante o tratamento ortodôntico?

Imagem de destaque

Cárie, doença transmissível e infecciosa

Aqui no Brasil, já se tem noticiado que a obesidade infantil já atinge 10% das crianças então por mais que este seja um estudo novo abordando a relação entre obesidade e erupção dentária é importante que os dentistas brasileiros fiquem atentos sobre esse tema.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade