Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Onde há fumaça... Às vezes, tem narguile!

27 nov 2010 às 14:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Essa é a nova moda entre os jovens no Brasil. Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre geral. Mas leia com atenção - Narguile é tão ou mais prejudicial do que o cigarro!

Recentes estudos, inclusive, contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo, essa filtragem pode chegar a no máximo 5% dos agentes químicos prejudiciais, calculando que o narguile pode ser muito mais prejudicial do que o cigarro, esta conta fica simples de se chegar a um denominador de que faz muito mal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, sendo consumidos até 10 litros de fumaça.

Leia mais:

Imagem de destaque

Herpes infantil: quais são os riscos?

Imagem de destaque

Diabetes pode ser identificada no consultório odontológico

Imagem de destaque

Existe um cardápio durante o tratamento ortodôntico?

Imagem de destaque

Cárie, doença transmissível e infecciosa


Ele funciona quando é aspirado via um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo,produzindo a fumaça. Esta desce até a base. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Publicidade


Segundo o presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Sérgio Ricar do Santos, o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem a devida esterilização. "Existe um risco maior de contrair tuberculose, hepatite, herpes e outra doenças bucais. Então quando se fala de evitar contatos contaminantes para manter a higiene e saúde (o narguile) não é o melhor tipo de atividade para compartilhar.


Infelizmente fica difícil de rotular o tabaco e o risco elevado ao cachimbo de narguile, pois não é tão simples como rotular um maço de cigarros, mas de alguma forma precisa ficar o alerta! NARGUILE faz mal, muito mal.

saiba mais sobre odontologia em:
www.viaodonto.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade