Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Saliva e fumo... Um coquetel mortal

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há muito tempo comenta-se sobre os malefícios do cigarro tanto para a saúde geral, como para a saúde bucal, mas a afirmação de que a combinação entre cigarro e saliva forma um coquetel mortal pode soar de forma desesperadora para muitas pessoas, e é isso mesmo o que afirma pesquisadores Israelenses – o cigarro transforma a saliva em um "coquetel mortal" que pode levar ao desenvolvimento de câncer de boca – Então está bem claro, é hora de repensar os hábitos.

Segundo os cientistas, que publicaram o estudo no British Journal of Cancer (BJC), a saliva normalmente defende o organismo de uma série de doenças porque contém enzimas capazes de neutralizar substâncias perigosas. O fumo destrói esses agentes, deixando uma mistura corrosiva de compostos químicos do tabaco na boca, que podem levar ao aparecimento de células cancerígenas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O câncer de boca e órgãos próximos, como nariz, garganta, amídalas, laringe, faringe e gengiva matam milhares de pessoas por ano no Brasil e têm no fumo e na ingestão exagerada de bebidas alcoólicas as suas principais causas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Herpes infantil: quais são os riscos?

Imagem de destaque

Diabetes pode ser identificada no consultório odontológico

Imagem de destaque

Existe um cardápio durante o tratamento ortodôntico?

Imagem de destaque

Cárie, doença transmissível e infecciosa


A equipe, do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, em Haifa, recriou os efeitos do cigarro em células cancerígenas na boca. Células cancerígenas foram usadas para testar os efeitos óbvios do fumo no desenvolvimento de tumores. Metade das amostras de células foi exposta somente ao fumo e outra a uma mistura de fumo e saliva. Os pesquisadores descobriram que a saliva contaminada pelo cigarro é até mais grave do que o cigarro separadamente.


A maioria das pessoas pode achar isso surpreendente, mas o fato é que a saliva exposta ao cigarro não apenas perde as suas boas qualidades como também age contra, destruindo a cavidade oral. Então fica a dica, com a evolução da ciência e suas descobertas a cada dia vai sendo reafirmado que fumar pode ser "ainda" mais grave do que se pensa.

Grande abraço e até a próxima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade