Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esteriótipo

As mulheres são mais fofoqueiras? Profissional desconstrói este e outros mitos

Redação Bonde
01 jun 2016 às 11:07
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pode ter acontecido no ambiente de trabalho, no almoço de família ou na mesa de bar. O fato é que você certamente já ouviu alguma piadinha dizendo que mulheres dirigem mal, fazem mais fofoca ou mesmo que adotam um comportamento agressivo quando são colocadas em uma situação de competição – principalmente quando o objeto da competição é um homem. Mas será que isso acontece mesmo? Seriam as mulheres mais fofoqueiras e competitivas do que os homens? Será que é melhor ter amizades masculinas ou isso é um estigma?

Tayná Leite, analista comportamental para mulheres e coach da Self Desenvolvimento Humano, explica que tudo isso não passa de mito. "Há um incentivo social, quase que uma pressão para estimular a competição entre mulheres e isso acaba sendo alimentado através de piadinhas, frases de senso comum e reprodução de estereótipos", explica a coach. Ela ainda conta que não existe nenhuma evidência científica de que mulheres sejam naturalmente mais ou menos competitivas do que os homens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de não refletirem a verdade sobre as mulheres, para Tayná, esses mitos ainda contribuem para que elas sejam oprimidas e impedem que se unam em torno de temas que são relevantes para todas elas. Para a analista comportamental, o ideal é que as mulheres se encarem como aliadas, e não como rivais, e coloquem a empatia em prática. Com isso, elas só têm a ganhar. "As mulheres precisam ocupar espaços e fizermos isso juntas é mais fácil e mais produtivo", ensina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Para isso, o primeiro passo é eliminar o julgamento e todos esses lugares comuns. "Se uma mulher é fofoqueira, isso é logo associado ao fato de ela ser mulher, mas quando um homem é fofoqueiro, não se fala em gênero – ele apenas é fofoqueiro", analisa a coach, para explicar o quanto esses estereótipos estão inseridos no cotidiano. Estereótipos, estes, que já foram desmistificados até mesmo por pesquisas.


De acordo com um estudo do Privilege Insurance, empresa de seguros do Reino Unido, as mulheres dirigem com maior segurança e usam menos o celular ao volante do que os homens. Já uma pesquisa realizada pelo The Fifth Estate on Blu-ray and DVD mostra que os homens tendem a repassar uma fofoca muito mais rapidamente do que as mulheres, principalmente se o assunto envolver casos extraconjugais.

E na hora de fazer amizades para desabafar e confiar segredos, é melhor então escolher as masculinas ou as femininas? "O melhor é sempre termos amizades genuínas, sinceras e pautadas no respeito e ajuda mútua – e não no gênero, que não deveria ser critério para escolha de parceiros afetivos e muito menos de amizades", ensina a coach.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade